Buscar

Relações Étnico-Raciais na Educação 2

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso : Formação Pedagógica para Portadores de Ensino Superior
Disciplina: Relações Étnico-Raciais na Educação (Diversidade e Educação)
Professora Lilia Nantes
Acadêmico (a): RONALDO SENN RGM: 0131386
Polo: CANOINHAS Data:16/08/2021
Atividades das Aulas 03 e 04
1 - Depende de uma conduta ou ato (ação ou omissão), que resulta em violar direitos com base na raça, sexo, idade, estado civil, deficiência física ou mental, opção religiosa e outros. Essa afirmativa está relacionada ao conceito de:
Assinale a alternativa correta
a) Racismo;
b) Preconceito;
c) Discriminação;(CORRETA)
d) Estereótipo.
1 - Disserte o que você entendeu sobre a seguinte afirmação: “ 5 linhas)
	“Para Comparato, (2003, p. 57), os Direitos Humanos são inerentes ao próprio ser humano, sem estar conectado com qualquer particularidade de pessoas ou grupo. Não se pode falar em Direitos humanos sem abordar a dignidade e não se pode falar em dignidade sem abordar os Direitos Humanos.” ( de 5 a 10 linhas)
Vivemos em uma sociedade evoluída em tecnologia mas ainda pobre em valores, as pessoas carregam dentro de si pré conceitos que vem da infância ou meio social em que viveram e trazem essa bagagem para a sociedade na qual são incluídos.
Os direitos humanos por sua vez tem o no âmbito de suas funções buscar a igualdade dos povos , assim como garantir a dignidade das operações e inclusões que empregam em meio a sociedade os valores étnico e cultural. 
 
2- As práticas do racismo são diversas e se apresentam de diversas formas. Por meio das estatísticas sobre escolaridade, mercado de trabalho, criminalidade, presença nas artes e outros, pode-se perceber o problema na prática. A discriminação dá-se de duas formas: direta ou indireta. Explique cada uma delas. 
Discriminação direta, que é explícita e pode ser verificada de forma objetiva, a partir da análise do conteúdo do ato discriminatória a indireta é, assim, aquela que decorre da existência de norma aparentemente neutra, mas geradora de discriminação quando aplicada. Em sentido mais abrangente, é a discriminação que decorre de uma medida pública ou privada que se pretende neutra, mas que, na prática, desfavorece um grupo vulnerável.
3- Temos, no Brasil, uma grande diversidade cultural e racial. Descendentes de povos africanos e de índios brasileiros, de imigrantes europeus, asiáticos e latino- americanos compõem o cenário brasileiro. Por conta disso, podemos que afirmar que:
a) atualmente, o termo “pluralidade cultural” não se aplica ao Brasil por causa da Globalização.
b) a mistura de todas estas raças e etnias não caracteriza a identidade do povo brasileiro.
c) o Brasil é um país dotado de uma ampla “pluralidade cultural”, ou seja, diferentes culturas foram e são produzidas pelos grupos sociais que fazem parte da nossa história.(CORRETA)
d) a diversidade cultural e racial não interfere nas formas com que os habitantes do Brasil organizaram sua vida social e política.
e) ações racistas e discriminatórias não existem na sociedade brasileira por causa da grande diversidade cultural e racial do país.
4- No que tange a inclusão, explique sobre o que garante a Lei 11.645, de 10 de março de 2008 que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n. 9394 de 20 de dezembro de 1996. 
Diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.
5- De acordo com a aula 5, Mota (1999, p.41) constata que: Até os anos 70, era comum a suposição de que as populações indígenas não tinham futuro. Também era lugar comum a ideia de que não tinham passado. A situação começou a mudar nas legislações que atuam na garantia do Direito Indígena. 
Você poderia citar no mínimo três das legislações que atuam na garantia do Direito Indígena atualmente? Direito à terra, comunicação e autodeterminação.

Continue navegando