Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Pergunta 7
Leia os textos a seguir:
Texto 1
Toda a formulação e proposta de políticas em Educação em Saúde têm como base os princípios e diretrizes do SUS e a necessidade de auxiliar na autonomia dos indivíduos e da população em geral. A estratégia de ação da Educação em Saúde é a saúde da família reconhecendo esta como o núcleo primário do indivíduo e o agente de saúde como o instrumento primário de contato com esta realidade.
Texto 2
“A Educação em Saúde pode ser feita na família, na escola, no trabalho ou em qualquer espaço comunitário. Este é um componente que está presente na Carta de Ottawa, resultante da I Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde, em 1986, no Canadá, que resgata a dimensão da Educação em Saúde, além de avançar com a ideia de empoderamento, ou seja, o processo de capacitação (aquisição de conhecimentos) e consciência política comunitária”. (Besen,2007; p.65)
Com base na leitura dos textos acima, marque a opção CORRETA:
(A)Uma das bases da educação em saúde é a manutenção dos papéis de professor e aprendiz, mantendo a visão de saúde centrada na doença.
(B)As estratégias tradicionais são capazes de motivar e garantir a participação da população.
(C)Para que ocorra a participação comunitária é necessário o fortalecimento da interação do sistema informal de saúde com as comunidades, com uma relação dialógica, franca e aberta.
(D)Para garantir a participação comunitária é necessário criar políticas de saúde elaboradas com mecanismos que permitam e garantam o acesso à participação popular, desde o processo de elaboração da legislação, até ao acesso dos recursos humanos, materiais e financeiros.
Resposta correta
(E)A Assembleia Mundial da OMS em 1983 teve enfoque na mudança do planejamento das novas políticas de ação em saúde, dando ênfase no planejamento regional, nos diversos objetivos e em doenças específicas, da visão ampliada e globalizada de educação, das ações políticas capazes de facilitar as mudanças de comportamento dos indivíduos e da população visando à promoção de estilos saudáveis de vida.

Mais conteúdos dessa disciplina