Buscar

214 - Queixa Crime Calunia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ________ DA COMARCA DE ________ .
________ , ________ , ________ , ________ , inscrito no CPF sob o nº ________ , RG nº ________ , residente e domiciliado na ________ , nº ________ , Bairro ________ , na cidade de ________ , vem, respeitosamente à presença de Vossa Excelência, oferecer
QUEIXA-CRIME
com fundamento no artigo 100, § 2º do Código Penal, artigos 30, 41 e 44 do Código de Processo Penal, contra ________ , ________ , ________ , ________ , inscrito no CPF sob o nº ________ , RG nº ________ , residente e domiciliado na Rua ________ , nº ________ , Bairro ________ , na cidade ________ , pelos fatos e fundamentos a seguir expostos.
I. AUTORIA DELITIVA – NEXO CAUSAL
No dia ________ , o Querelado ________ gerando ao Querelante graves ________
No Direito Penal, a autoria delitiva é de quem executa a ação expressa pelo verbo típico da figura delituosa. Portanto, pelos fatos narrados não resta dúvidas que o querelado foi autor do crime indicado, razão pela qual requer a sua condenação.
II. MATERIALIDADE
A condenação criminal é a resultante de uma soma de certezas: Certeza da materialidade e certeza da autoria do imputado. Pelo que se depreende das provas produzidas por meio de ________ fica perfeitamente demonstrada a materialidade, culminando na imediata condenação do Réu.
III. TIPICIDADE
III.1. CONFIGURAÇÃO DA CALÚNIA
Conforme narrado, o Querelante soube através de ________ acerca da acusação do pretenso crime de ________ , conforme cópias em anexo, contendo a seguinte afirmação:
________ Tal fato é perfeitamente enquadrado no crime de calúnia previsto no Art do Código Penal:Art. 138- Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime:
Pena - detenção, de seis meses a dois anos, e multa.
§ 1º- Na mesma pena incorre quem, sabendo falsa a imputação, a propala ou divulga. No presente caso, a calúnia fica perfeitamente configurada pois o querelado sabia da inocência do Querelante conforme ________ , demonstrando a intenção em ofender a honra do Querelante. Conforme especializada doutrina, a honra do indivíduo deve ser protegida para fins de atender um interesse coletivo e não meramente individual: “A proteção da honra, como bem jurídico autônomo, não constitui interesse exclusivo do indivíduo, mas da própria coletividade, que tem interesse na preservação da honra, da incolumidade moral e da intimidade, além de outros bens jurídicos indispensáveis para a harmonia social."(BITENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de Direito Penal, Vol. 2. 18ªed. Editora Saraiva Jur, 2018. Versão kindle, p. 8834-8836).
Assim, configurada a intencionalidade em ofender a honra por meio de falsas imputações de crime, a condenação é devida, conforme precedentes sobre o tema: CRIME DE CALÚNIA CONTRA FUNCIONÁRIO PÚBLICO JUIZ DE DIREITO. PRELIMINARES AFASTADAS. MÉRITO. SUFICIÊNCIA PROBATÓRIA. CONDENAÇÃO MANTIDA. Prova que demonstra ter a ré, advogada, em petição, acusado falsamente Juiz de Direito da Comarca de cometer os crimes de aborto contra ela e prevaricação com o intuito de coagi-lo a deferir pedidos nos processos por ela patrocinados. Calúnia configurada. (...). (Apelação Crime Nº 70078058120, Segunda Câmara Criminal, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Luiz Mello Guimarães, Julgado em 31/01/2019).Portanto a falsa imputação de crime foi intencionalmente propagada com a intenção de ________ do Querelante.
IV. DOS PEDIDOS
Diante do exposto, requer:
I) o recebimento da presente queixa-crime;
II) o deferimento da Gratuidade de Justiça;
III) seja designada audiência preliminar, na forma do ________ e, em caso de impossibilidade de conciliação,
IV) A citação do querelado para responder aos termos da presente queixa;
V) A produção de provas testemunhais, conforme rol em anexo;
VI) Ao final, seja julgado totalmente procedente o pedido para condenar o querelado como incurso nas penas do artigo ________ ;
VII) Requer ainda a fixação de valor mínimo de indenização pelos danos materiais em valor R$ ________ e danos morais sofridos pelo querelante, nos termos do artigo 387, IV, do CPP.
Termos em que,
pede deferimento.
Curitiba, DD de MM, de 2019
Advogado
OAB/PR
ROL DE TESTEMUNHAS:
1. ________ , residente e domiciliado à Rua ________ , na cidade de ________ ;
2. ________ , residente e domiciliado à Rua ________ , na cidade de ________ .
3. ________ , residente e domiciliado à Rua ________ , na cidade de ________ .
1. Recolhimento de custas ou declaração de hipossuficiência

Outros materiais