Buscar

RESENHA REABILITAÇÃO EM CUIDADOS PALIATIVOS

Prévia do material em texto

Universidade de Brasília
Faculdade de Ceilândia
Introdução aos Cuidados Paliativos
Docentes: Isabela A. Machado e Letícia M. V. Fangel
Discente: Natália Yumi Yamada - 16/0139741
REABILITAÇÃO EM CUIDADOS PALIATIVOS
	A reabilitação funcional em cuidados paliativos vem em consonância com a manutenção e estimulação da independência dos pacientes nesse contexto por maior tempo possível. Possibilitando melhorar a qualidade de vida, em seu aspecto físico, psicológico, social e cognitivo. Alguns dos benefícios da reabilitação são a diminuição de sintomas, melhoria do estado nutricional e emocional, fortalecimento muscular e aumento da amplitude de movimentos, além de reduzir o estresse e a mudar positivamente a percepção da dependência.
Ressalta-se a importância da equipe e seus profissionais, que estejam preparados e qualificados para dar apoio e suporte aos familiares, cuidadores e pacientes. Com o declínio da independência dos pacientes em cuidados paliativos, há consequências, como a sobrecarga do cuidador, institucionalização e maior utilização de recursos dos sistemas de saúde. Além de trazer sofrimento. 
A equipe multidisciplinar e de cuidados paliativos deve se atentar a estabelecer objetivos realistas e que satisfaça as necessidades.
À primeira vista, a reabilitação pode parecer ter conflitos com os princípios de cuidados paliativos, no entanto, segue a ideia de promover bem estar e melhorar a qualidade de vida, promovendo a independência o máximo possível, além de alívio de sintomas e promoção de mobilidade, funcionalidade.

Mais conteúdos dessa disciplina