Buscar

Legislação e Planejamento Tributário AV Final Discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A legislação tributária, apesar de bastante completa e complexa, nem sempre aborda todos os temas existentes. Eventualmente, uma nova situação, ainda não prevista em norma tributária, pode gerar dúvidas ao contribuinte, bem como ao ente tributante. Quando ocorre tal situação, devemos utilizar os instrumentos de interpretação pré-estabelecidos no CTN. Dentre estes instrumentos de interpretação da legislação, o primeiro a ser utilizado é a analogia. Explique o conceito de analogia na interpretação da legislação.
Resposta esperada
Analogia é um dos princípios estabelecidos para a interpretação da legislação quando a norma não trata de tema específico. Nesse caso, utiliza-se uma norma similar, desde que aplicável. A analogia não pode instituir a cobrança de tributos sem previsão legal.
Minha resposta
A analogia é um principio para interpretação de lei quando a norma não trata de termo especifico. Podemos dizer também que analogia pode ser aplicada a lei existentes em casos semelhantes a qual a lei existente é omissa. Cabe ressaltar que a analogia não pode instituir cobrança de tributos sem previsão legal.
2Temos no Imposto de Renda, um imposto que atinge grande número de pessoas físicas e jurídicas no território brasileiro, sendo a Declaração de Imposto de Renda o documento hábil que o representa. O Imposto de Renda possui alguns princípios. Descreva o significado do Princípio da Progressividade, que é respeitado quando aplicada a alíquota do Imposto de Renda.
Resposta esperada
De uma forma simplificada, quanto mais a pessoa física ou jurídica recebe, maior será a alíquota aplicada. Em outras palavras, quanto maior a base de cálculo, maior a alíquota. Quem recebe mais, paga mais Imposto de Renda; quem recebe menos, paga menos, pois a alíquota aplicada é menor. Dependendo do valor de base, ou valor recebido, pode até não sofrer a incidência da alíquota do Imposto de Renda, não precisando contribuir.
Minha resposta
O Imposto de renda é aplicado em cima de uma alíquota baseada de quanto mais recebe mais paga, ou seja, o valor de imposto de renda cobrado é de maior valor para aqueles que ganham ou declaram mais e menor para aqueles que ganham ou declaram menos. Isto devido a alíquota fixada conforme faixa de valores que aumenta a alíquota conforme o valor da faixa. Dependendo do calculo de base ou recebido pode haver até de não descontar imposto caso o valor seja menos do que previsto nesta faixa.

Continue navegando