Buscar

Análise de coliformes totais

Prévia do material em texto

Análise de coliformes totais, coliformes termotolerantes e Escherichia coli
· Os coliformes totais é um subgrupo da família Enterobacteriaceae e são capazes de fermentar a lactose com produção de gás a 35°C, o que é usado para diferenciá-los de outros microrganismos. São encontrados no trato gastrointestinal de humanos e outros animais de sangue quente, porém, não são exclusivos dessa região. Além de observar a formação de gás, sua diferenciação também ocorre por meio da identificação da atividade enzimática da beta-galactosidase que é uma discussão, pois outros microrganismos também quebram a lactose e tem essa mesma enzima. 
· Os coliformes termotolerantes, também chamados de coliformes fecais, são capazes de fermentar a lactose a 44,5-45,5°C. Percebeu-se que esses microrganismos eram encontrados em outros locais além das fezes, por isso, esse termo entrou em desuso. A E. coli está inserida nos grupos citados anteriormente e seu habitat natural é o TGI de animais de sangue quente.
· Há muito tempo atrás esses microrganismos eram usados para avaliar a inocuidade de água e a presença deles indicava uma contaminação de origem fecal. Posteriormente, percebeu-se que esses microrganismos não poderiam ser usados como indicadores de contaminação fecal visto que, além de habitarem o TGI, também estavam presentes em outros ambientes. Além disso, notaram que eles eram comuns nos ambientes de manufatura de alimentos, podendo se tornarem parte da microbiota residente desses ambientes, e que podiam crescer em alimentos refrigerados.
· Sendo assim, as enterobactérias e coliformes podem ser usados como indicadores das condições de higiene dos processos de fabricação, já que são destruídos pelos saneantes e se estão presentes significa que a higienização foi ineficiente. Os coliformes podem ser usados como indicadores de falha de processo ou contaminação pós processo em alimentos pasteurizados, pois são normalmente destruídos em altas temperaturas e se forem encontrados indica falhas no processamento. A E. coli pode ser usada como indicador de contaminação fecal em alimentos “in natura”.
· Os métodos de análise são número mais provável (NMP), método do substrato cromogênico e contagem em placas.

Continue navegando