Buscar

evolução da administração enquanto ciência

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pergunta
As organizações, por definição, podem ser considerados quais grupos de indivíduos que partilham de objetivos em comum. Desde a antiguidade, as organizações estão presentes na humanidade, sendo responsáveis por grandiosas obras e construções e por diversos avanços decorrentes da civilização. A administração, por sua vez, é inerente ao ato de organizar e têm como objetivo alocar e direcionar adequadamente os recursos materiais e humanos, para que as organizações atinjam os objetivos desejados. Com base na evolução das organizações ao longo do tempo, discorra sobre os principais fatores que influenciaram no surgimento e evolução da administração enquanto ciência.
Resposta:
Desde os primórdios da civilização, o homem associou-se a outros para conseguir, por meio do esforço conjunto, atingir determinados objetivos. Desse esforço, surgiram as empresas rudimentares que remontam a época dos assírios, babilônios e fenícios.
Entretanto, a história da administração é relativamente recente e surgiu com o aparecimento da grande empresa com a revolução industrial.
Por meio da observação científica a moderna administração surgiu no início deste século quando Frederick Taylor (1856-1915) e Henri Fayol (1841-1925) publicaram suas experiências: o primeiro desenvolveu a chamada Escola da Administração Científica, com a preocupação de aumentar a eficiência da indústria pela racionalização do trabalho dos operários.
O segundo desenvolveu a Escola Clássica da Administração, com o intuito de aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e pelo emprego de princípios gerais de administração.

Outros materiais