Buscar

1 desafio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO A TEORIA GERAL DOS CONTRATOS
Assunto: Locações
O contrato de locação em geral é bilateral, oneroso, comutativo, típico, consensual, não formal e de trato sucessivo.
Gabriel, empregado de uma construtora, firmou contrato de locação com a imobiliária Beta pelo prazo de 30 meses. No instrumento de contrato ficou acordado que, em caso de devolução antecipada do imóvel, ele teria de pagar multa equivalente a três aluguéis. Já em vigor o contrato, Gabriel foi transferido pela construtora para outro município. Dessa forma, precisou entregar o imóvel alugado.
Gabriel foi até o seu escritório, pois precisava saber se terá de pagar a multa contratual. O que você diria a ele?
Resposta: 
Para ficar dispensado do pagamento da multa, Gabriel terá de notificar, por escrito, a imobiliária Beta com antecedência mínima de 30 dias, conforme o artigo 4.º, parágrafo único, da Lei de Locação (Lei n.º 8245/91).
Segundo o dispositivo, “Durante o prazo estipulado para a duração do contrato, não poderá o locador reaver o imóvel alugado. Com exceção o que estipula o § 2.º do art. 54-A, o locatário, todavia, poderá devolvê-lo, pagando a multa pactuada, proporcional ao período de cumprimento do contrato, ou, na sua falta, a que for judicialmente estipulada.  
Parágrafo único. O locatário ficará dispensado da multa se a devolução do imóvel decorrer de transferência, pelo seu empregador, privado ou público, para prestar serviços em localidades diversas daquela do início do contrato, e se notificar, por escrito, o locador com prazo de, no mínimo, trinta dias de antecedência”.

Continue navegando