Buscar

Anatomia Cardiovascular

Prévia do material em texto

Anatomia Cardiovascular
O sistema cardiovascular é composto pelo coração, vasos sanguíneos (veias, artérias, capilares), sangue e vasos linfáticos (não vê tanto). 
Coração 
É um musculo estriado cardíaco, formado por sincícios funcionais que é a conexão entre as células cardíacas por discos intercalares, (esse disco que une uma célula na outra, serve para propagar um estímulo elétrico com muito mais facilidade). No coração temos dois grandes sincícios. 
· Sincício Atrial 
· Sincício Ventricular 
Ter esses dois sincícios é vantajoso e faz com que a contração fique muito mais fácil, átrio e ventrículo em tempos diferentes. PRIMEIRO ATRIO, DEPOIS VENTRÍCULO. 
O coração ainda tem 3 propriedades importantes: 
· Inotropismo: contração 
· Cronotropismo: frequência de contração
· Dromotropismo: condução de estímulo elétrico. 
Orgão em forma de cone, pequeno. Em média 12 cm de comprimento e 9 de largura. Massa em torno de 250 a 400 gramas. Ta localizado na cavidade toraxica entre os dois pulmões, em uma região chamada mediastino. Está mais a esquerda da linha média, formato de um triangulo invertido, tem um ápice (a ponta – localizada mais inferior, direção para frente para baixo e para a esquerda), a base fica (na região superior, para tras e para a direita). 
LIMITES
Se delimita anteriormente com o externo e as costelas, posterior com traqueia e esôfago, lateralmente com os dois pulmões, inferior com o diafragma e superior com os grandes vasos. 
CAMADAS 
· Pericárdio fibroso(+ externo) e seroso (+ interno)
· Epicardio (intermediário)
· Miocardio (intermediário)
· Endocardio (+interna) 
PERICARDIO 
Camada mais externa, reveste externamente o coração. Função: proteção e limpar a movimentação do coração. 
· Parte mais externa é o pericárdio fibroso: mais denso, resistente, inelástico e formado com tecido conjuntivo irregular. 
· Parte mais interna é o pericárdio seroso: membrana mais fina e mais delicada que forma uma dupla camada. 
· Pericardite: aumento da espessura do pericárdio, processo infamatório, tem que tratar no hospital, pode ser causada por traumas, infecções, infarto agudo do miocárdio etc. Derrame pericárdio: liquido se acumula e começa a impedir que o coração se contraia
EPICARDIO 
· Função de união, une o pericárdio com o miocárdio (musculo cardíaco). É contínuo
MIOCARDIO 
· É o musculo do coração, camada média, mais espessa e composta pelo musculo estriado cardíaco. 
ENDOCARDIO 
· Camada mais interna, tecido epitelial + tecido conjuntivo, também reveste as valculas e os grandes vasos eu entram e saem do coração.
Pode ter processos inflamatórios no miocárdio evoluindo para uma miocardite e também se tiver no endocárdio pode evoluir para uma endocardite. 
Miocardite: processo inflamatório no miocárdio, geralmente por causas infecciosas por vírus, ou por causas não infecciosas, doenças autoimunes 
Endocardite: grave causada por um processo inflamatório. As vezes a válvula esta com defeito, passa sangue desordenado e acaba juntando bactérias podendo levar a um processo inflamatório e uma endocardite. 
CONFIGURAÇÃO INTERNA DO CORAÇÃO 
· 4 cavidades, 2 átrios (+ superiores) e 2 ventrículos (+ inferiores)
· 4 válvulas: mitral ou bicuspide (separa o AE do VE), aorta (separa o VE da Aorta), tricúspide (separa o AD do VD), e a pulmonar (separa o VD da Arteria pulmonar). 
Direito Tricúspide 
Esquerdo Mitral 
· No lado direito, separando o átrio direito do ventrículo direto vamos ter a válvula tricúspide, separando o átrio esquerdo do ventrículo esquerdo temos a valvula mitral ou bicúspide. 
· Septo que separa o lado direito do lado esquerdo do coração: interatrial e interventricular. Função separar os dois lados do coração e não permitir que o sangue oxigenado se junte com o outro
· Válvulas (são 4) são estruturas formadas por tecido conjuntivo na saída de cada câmera, são classificadas como atrioventriculares (separa os átrios dos ventrículos – mitral e tricuspide) e valvas semilunares (separa o ventrículo da artéria que esta ejetando sangue – aórtica lado esquerdo e direito valva pulmonar). FUNÇÃO: regulam a passagem de sangue dentro do coração, determina que o sangue ira passar em um sentido único, o que regula quando a válvula abre ou fecha é a pressão dentro da câmera. 
· Vascularização: rede arterial (leva o sangue oxigenado), rede venosa (tira o sangue desoxigenado);
Rede arterial (coronária esquerda e direita): coronária esquerda: sai próximo ao tronco pulmonar e se ramifica a artéria circunflexa que vai irrigar o AE e desce todo o coração, chega próximo ao ápice ir para a parede posterior do coração esse juntar (??) artéria intraventricular posterior. 
A artéria coronária direita, sai próximo a aorta, apresenta ramificações e o principal é a artéria marginal , importante pelo calibre que é grosso e irriga todo o ventrículo direito, irrig também o átrio direto e uma pequena porção do ventrículo esquerdo. 
A rede venosa (retira o sangue desoxigenado do coração), veia cardíaca anterior e principalmente o seio coronário (veia larga, é o local de encontro de outras veias menores , que elas sim retiram todo o sangue desoxigenado e levam para o seio coronário para ele ser drenado), vai ser a veia cardíaca maior, a média e a menor, desembocam no seio coronário que juntamente com a cardíaca anterior promovem a drenagem venoa do coração.

Continue navegando