Buscar

Legislação e Planejamento Tributário discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Legislação e Planejamento Tributário (DIR34)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva)
Parte superior do formulário
	1.
	O Estado está representado na administração pública dos municípios, estados e da União, e tem como objetivo final atender às necessidades e ao interesse público. Para que o Estado possa atender a este objetivo, ele necessita angariar recursos. Os contribuintes, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas, contribuem para a composição desses recursos, que chamamos de receita pública. Conceitue receita pública, descreva como é utilizada essa receita pela administração pública e de que forma os contribuintes auxiliam na sua composição. Dê um exemplo.
	Resposta Esperada:
A receita pública recebe esse nome quando entram recursos novos, ou seja, dinheiro novo, nos cofres dos órgãos da administração pública, sejam eles da administração pública municipal, estadual ou federal. Estes recursos devem ser incorporados ao patrimônio do órgão da administração pública que os recebe. A receita pública serve para financiar as despesas e os investimentos do Estado, ou seja, da administração pública.
Os contribuintes auxiliam na composição da receita pública no seu dia a dia, pois as contribuições são obrigatórias em vários segmentos. Entre os tributos reconhecidos, temos os impostos, as taxas, as contribuições de melhorias, dentre outros. Exemplos: IPTU, IPVA, Imposto de Renda.
	2.
	Numa ação, visando fomentar as áreas de turismo e lazer do Estado, o governo pretende realizar a construção de um complexo multiuso que comporte a realização de shows e outros eventos, além de um pequeno zoológico. Para tanto, pretende conceder à iniciativa privada a realização das obras de construção do complexo, que deverá ser efetuada em um terreno público predefinido, e sua posterior exploração pelo prazo de 20 (vinte anos). O concessionário será remunerado exclusivamente pelas receitas advindas da exploração econômica do novo equipamento, inclusive acessórias. Para tanto, haverá a cobrança de ingresso para visitação do zoológico e dos eventos e shows que vierem a ser realizados. Há previsão de pagamento de outorga para o Estado em razão da concessão. Neste caso, define-se a situação com relação à cobrança do IPTU pelo município onde se situa a área. Disserte sobre como fica essa situação.
	Resposta Esperada:
Apesar de o imóvel ser de propriedade do Estado, o município poderá cobrar IPTU porque a área foi cedida à pessoa jurídica de direito privado para a realização de atividades com fins lucrativos, sendo o concessionário o contribuinte do imposto.
Parte inferior do formulário

Continue navegando