Buscar

Testes Ortopédicos: Joelho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TESTES ORTOPÉDICOS – JOELHO:
 
Teste de Apley: com o paciente em decúbito ventral, o examinador apoia seu joelho na coxa do paciente e flexiona o joelho do paciente a 90°.
· Apley tração: segurando o pé do paciente com ambas as mãos, destraciona a tíbia e a roda, observando se há reprodução de dor. Avalia: ligamentos colaterais.
· Apley compressão: o examinador então se inclina sobre o pé do paciente, aplicando uma força compressiva à tíbia e rodando-a novamente. Avalia: meniscos.
Teste de Lachman: é realizado com o paciente adotando o decúbito dorsal e o joelho flexionado em cerca de 30°. O examinador deve estabilizar o fêmur distal com uma das mãos e, com a outra, puxar a tíbia em direção a si mesmo. Ocorrendo a translação anterior aumentada é considerado um teste positivo. Avalia: ruptura do LCA.
Teste de Mc Murray: o examinador segura o calcanhar do paciente e flexiona o joelho até a amplitude máxima, enquanto usa o polegar e o dedo indicador para palpar a interlinha articular medial ou lateral. Avalia: meniscos.
· Menisco medial: palpa-se a interlinha articular tibiofemoral medial, mantendo o joelho flexionado, a perna é girada externamente e, em seguida, o joelho é lentamente estendido. Conforme o fêmur passa sobre a lesão no menisco, um clique pode ser ouvido.
· Menisco lateral: é palpada a interlinha articular tibiofemoral lateral, girando internamente a perna e estendendo o joelho lentamente.
Teste de estresse em valgo: com o paciente em decúbito dorsal e o quadril levemente abduzido, o joelho é flexionado a 30° na lateral, o examinador coloca uma mão obre o aspecto lateral do joelho enquanto outra mão segura a perna. É aplicada uma força de lateral para medial enquanto a mão que está no tornozelo roda lateralmente a perna, ligeiramente. Avalia: ruptura do ligamento colateral medial.
Teste de estresse em varo: a força é aplicada de medial para lateral no joelho enquanto a mão que está no tornozelo roda lateralmente a perna, ligeiramente. Avalia: ruptura do ligamento colateral lateral. 
Teste de Gaveta anterior: o terapeuta deve segurar a tíbia proximal com as duas mãos e puxar com um movimento anterior. Caso se observe movimento anterior excessivo e instabilidade, é positivo. Avalia: ruptura do LCA.
Teste da Gaveta posterior: o terapeuta senta sobre o pé do paciente para estabilizar o membro, as duas mãos do examinador devem ser posicionadas na região anterior da tíbia proximal. Avalia: ruptura do LCP.

Continue navegando