Buscar

ATIVIDADE AVALIATIVA 1º BIMESTRE

Prévia do material em texto

ATIVIDADE AVALIATIVA 2021
GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS 
Heitor Jacinto, RA 259
Leonardo Ferreira, RA 195
Lucas Ivasco, RA 127
Thiago Paiva, RA 289
GRÉCIA
FACEC
2021
SUMÁRIO 
1 INTRODUÇÃO 
2 CONTEXTUALIZAÇÃO DA HISTÓRIA DO PAÍS 
3 CULTURA
4 ECONOMIA 
5 EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO
6 PRINCIPAIS BLOCOS ECONÔMICOS E ACORDOS INTERNACIONAIS 
7 RELAÇÕES COM O BRASIL 
8 CONCLUSÃO 
9 REFERÊNCIA 
1 INTRODUÇÃO 
A Grécia construiu uma civilização que, ainda hoje, continua a exercer o seu fascínio nos vários domínios do saber humano. Desde a ciência até à política, passando pela literatura, a filosofia, a arte, etc. A sua influência mantém-se intacta, mesmo que invisível à superfície. 
Assim sendo, é sempre útil os conhecimentos que adquirimos sobre este assunto. Este trabalho mostrará um pouco da história do país e também como é sua relação internacional relacionado com o Brasil. Também descreve como são suas caracteristicas e como ocorreram as mudança, da Grécia antiga até os dias atuais.
2 CONTEXTUALIZAÇÃO DA HISTÓRIA DO PAÍS 
A história da Grécia Antiga pode ser entendida em cinco períodos: Período Micênico do século XV a.C. início da expansão micênica à até o século XII a.C. com a chegada dos povos indo-europeus; O Período Homérico do século XII a.C. ao século VIII a.C., período em que foi criada as obras de Homero: a Ilíada e a Odisseia; Período Arcaico do século VIII a.C. ao século VI a.C., início da expansão grega; Período Clássico que vai do ano 508 a.C. quando a Democracia é estabelecida em Atenas até o ano 338 a.C. quando a Grécia é dominada pelos macedônios; Período Helenístico do ano 336 a.C., quando Alexandre sobe ao trono macedônico até o fim do império no ano 323 a.C. com a morte de Alexandre, o Grande. 
A civilização grega se constitui como tal entre os Períodos Arcaico e Clássico, entre os séculos VIII a.C. e VI a.C. No século VII a.C as os gregos formaram várias póleis (plural de pólis, cidade em grego) ao longo do Mar Mediterrâneo, e passaram a competir com o comércio marítimo com os povos do Oriente, principalmente os fenícios e os persas. A cidade (pólis) era constituída basicamente de um centro urbano com uma área rural no seu entorno, às vezes, haviam outros povoados que pertenciam a esta pólis. As cidades eram definidas pelas atividades do seu povo (demos), pois suas práticas culturais, tais como a crença em uma divindade protetora, e práticas econômicas, tais como agricultura, mineração e comércio, moldavam a identidade de seus habitantes.
Durante o período Arcaico, a economia era baseada na agricultura e na pecuária. As propriedades e os animais pertenciam aos nobres que, às vezes, faziam o papel de reis, estes controlavam não só as terras, mas o poder judiciário e o exército. Portanto, neste período os gregos viviam em um sistema aristocrático, ou oligárquico, pois os mais ricos detinham o controle das decisões políticas, jurídicas e econômicas. Além dos nobres, nesta sociedade viviam também os escravizados, que trabalhavam nas propriedades, os trabalhadores rurais livres, os artesãos, e os pequenos proprietários de terra.
A expansão para outros territórios fez com que os gregos se tornassem especialistas na navegação marítima e no comércio de artesanatos, principalmente as cerâmicas e armas, o que fez com que eles começassem a usar moedas transações econômicas, fato importante para economia, pois facilitou as trocas comerciais e também para política, pois as moedas passaram a ser particularmente emitidas nas cidades-estados.
As armas mais baratas possibilitaram que os cidadãos livres e pequenos proprietários de terra também se armassem e passassem a proteger as póleis. Este fato fez com que agissem politicamente, pois começaram a reivindicar direitos junto aos governantes das cidades. Estes pedidos geraram guerras-civis, que levaram aos nobres convocarem os tiranos (“senhores” em grego) a redigir leis, como na pólis Atenas, para assegurar a estabilidade entre as classes sociais. Foi neste que contexto, que várias cidades marítimas que comercializavam produtos, entre os anos 650 e 500 a.C, passaram a desenvolver o governo do povo, “democracia”. Já em outras cidades utilizava-se os governos aristocráticos (“governo dos melhores”, nobres) e oligárquicos (“governo de poucos”), dando a entender que no século VI a.C, as cidades-estados gregas eram distintas umas das outras.
Entre as principais póleis gregas, que influenciavam todas as outras cidades, ou seja, eram modelos a serem seguidas figuravam Atenas e Esparta. A primeira que era voltada para o desenvolvimento humano, pelo víeis da democracia, filosofia e arte, e a segunda, potencializava o autoritarismo aristocrático e o militarismo.
3 CULTURA
Foi imensamente rica. Teve muita influência no resto do mundo ocidental. O uso intenso de mármore nas obras, o desenvolvimento das sensibilidades e da estética o uma arquitetura harmoniosa foram características das artes gregas. O teatro era muito apreciado na Grécia Antiga. As apresentações duravam oito horas diárias, e se estendiam por dois ou três dias seguidos. Periodicamente, eram realizados concursos de peças. Esses torneios chegavam a reunir de 15 a 20 mil pessoas. A história começou a ser estudada como ciência pelos gregos. Heródotos, natural da Ásia menor, escreveu o primeiro livro da história com fundamentos científicos e baseado em pesquisa. 
Os gregos se dedicavam também a oratório. Falar em público era muito importante na sociedade grega. A filosofia foi o grande legado do pensamento grego. Inicialmente os gregos tentaram explicar os fenômenos da natureza com justificativas mitológicas, ou seja, atribuíam os acontecimentos a atos dos deuses, heróis e semi-deuses. Com desenvolvimento da cultura e maior disponibilidade de bens materiais, os filósofos passaram a buscar explicações racionais e organizadas para os acontecimentos. Os gregos explicavam as origem das coisas por meio de mitos. Sua religião era Antropomórfica, ou seja, seus deuses tinha forma humana. A religião grega era uma fusão de divindades locais e orientais. Para os gregos, esses deuses viviam no monte Olimpo e tinha sentimentos e paixões como os seres humanos. Era, porem, imortais. Os semideuses ou heróis estavam entre os deuses e os homens e eram filho de Deuses com humanos. Tinha natureza meio humana e meio divina e uma maior forca física e inteligência do que os humanos. Entre eles, estavam Hércules, que representava a forca e foi responsável pelos lendários doze trabalhos. 
4 ECONOMIA 
A economia grega se baseava em produtos artesanais, na agricultura e no comércio.Os gregos faziam produtos em coro, metal e tecidos. Estes davam muito trabalho, pois todas as etapas de produção - desde a fiação até o tingimento - eram demoradas.
Os cultivos estavam dedicados às vinhas, oliveiras e trigo. A isto somavam-se à criação de animais de pequeno porte.O comércio ocorria entre as cidades gregas, nas margens do Mediterrâneo e afetava toda sociedade grega. Para realizar as trocas comerciais se usava a moeda "dracma".
Havia tanto o pequeno comércio do agricultor, que levava sua colheita ao mercado local, quanto o grande comerciante, que possuía barcos que faziam toda rota do Mediterrâneo.
5 EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO
A Grécia importa uma variedade de produtos que são usados ​​principalmente para as indústrias do país. O principal produto importado é o petróleo bruto que representa cerca de 21.9% do total das importações de 13.8B, seguido por petróleo refinado que representa $ 4.24B, medicamentos embalados em $ 2.88B, navios de passageiros e carga a $ 2.53B e gás de petróleo a $ 1.19B. A Grécia adquire suas importações da Alemanha no valor de $ 6.24B, tornando-se a maior origem de importação. A Rússia é a segunda origem de importação em $ 5.66B. Outras origens de importação incluem a Itália em $ 4.76B, o Iraque em $ 4.75B e a China em $ 3.39B. Sendo um país industrializado, a Grécia processa suas importações em produtos acabados, sendoalguns exportados, enquanto outros são usados ​​pela população. Alguns criticaram a Grécia por importar produtos que já produz, como alimentos. 
Entre os produtos de exportação da Grécia estão o petróleo refinado em $ 10.5B que contribui para 31.5% do total das exportações. A segunda maior exportação na Grécia são medicamentos embalados em $ 1.24B, seguidos de alumínio em $ 705M, peixe não filé em $ 548M e outros vegetais processados ​​em $ 458M. Outras exportações incluem plásticos e produtos de ferro e aço. A Grécia exporta seus produtos para vários países, incluindo a Turquia em $ 4.16B, a Itália em $ 3.08B, a Alemanha em $ 2.27B, a Bulgária em $ 1.62B e Chipre em $ 1.62B. Outros importantes parceiros de exportação incluem EUA, Reino Unido, Arábia Saudita, Líbano e Egito. Os EUA são o parceiro comercial mais importante fora da União Europeia. 
6 PRINCIPAIS BLOCOS ECONÔMICOS E ACORDOS INTERNACIONAIS 
A Grécia é um dos 28 Estados-membros da União Europeia e é também pertencente à Zona do Euro 
7 RELAÇÕES COM O BRASIL 
A relação brasileira com a Grécia não é uma exceção. O Brasil hoje mantém uma embaixada localizada na capital Atenas, e a Grécia, por sua vez, mantém uma Embaixada em Brasília e dois consulados gerais em São Paulo e no Rio de Janeiro. Por isso, tendo em vista essa relação amigável entre os países, devemos estar próximos aos assuntos que sejam do interesse dos nossos parceiros. O Acordo Previdenciário Internacional Grécia x Brasil serve como “último recurso” para aqueles trabalhadores e dependentes que precisam de proteção social, mas não conseguiram através da previdência do país em que residem normalmente. O acordo contempla tanto os brasileiros que residem no exterior, quanto os gregos que residem no Brasil. Basicamente, o acordo é apenas para contagem de tempo de contribuição ou carência de forma recíproca. Ou seja, a soma dos tempos nos dois países. Porém, como regra, abate-se proporcionalmente dos valores do benefício. 
8 CONCLUSÃO 
9 REFERÊNCIA 
https://www.infoescola.com/historia/grecia-antiga/
https://www.coladaweb.com/cultura/cultura-grega
https://www.todamateria.com.br/grecia-antiga/
https://www.politize.com.br/crise-economica-grecia-envolvimento-fmi/
https://koetzadvocacia.com.br/acordo-previdenciario-internacional-grecia-e-brasil/
https://europa.eu/european-union/about-eu/countries/member-countries/greece_pt
https://pt.ripleybelieves.com/greece-exports-and-import-4959

Continue navegando