Buscar

Poliomielite: Sinais, Prevenção e Tratamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Poliomielite: 
A poliomielite ou “paralisia infantil” é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, que embora ocorra com maior frequência em crianças menores de quatro anos, também pode ocorrer em adultos. 
Transmissão: A transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral (mais frequentemente), por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral-oral, através de gotículas de secreções da orofaringe (ao falar, tossir ou espirrar). A falta de saneamento, as más condições habitacionais e a higiene pessoal precária constituem fatores que favorecem a transmissão do poliovírus. 
Sinais e Sintomas: 
A maior parte das infecções apresenta poucos sintomas (forma subclínica) ou nenhum e estes são parecidos com os de outras doenças virais ou semelhantes às infecções respiratórias como gripe - febre e dor de garganta - ou infecções gastrintestinais como náusea, vômito, constipação (prisão de ventre), dor abdominal e, raramente, diarreia. 
Cerca de 1% dos infectados pelo vírus pode desenvolver a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte. Em geral, a paralisia tem início súbito e sua evolução geralmente não ultrapasa três dias. A manifestação ocorre comumente nos membros inferiores de forma assimétrica, ou seja, ocorre apenas em um dos membros. As principais características são a perda da força muscular e dos reflexos, com manutenção da sensibilidade no membro atingido. 
Prevenção: 
· Vacinação contra o poliovírus 
· Programas de saneamento básico 
· Desenvolver bons hábitos de higiene, como lavar as mãos frequentemente, beber água tratada e verificar se os utensílios de cozinha estão adequadamente limpos antes de utilizá-los. 
Tratamento: 
Não existe tratamento específico, todas as vítimas de contágio devem ser hospitalizadas, fazendo tratamento de suporte.

Continue navegando