Buscar

caso 7 - antiparasitário

Prévia do material em texto

Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos
Sarah Cristhina Carvalho Virginio
Bacharel em Farmácia generalista
Caso 7
Paciente 3 anos, mãe procura atendimento médico para o filho com diarreia a 4 dias, teve episódio de febre baixa nos 2 primeiros dias, mas a diarreia persiste. O médico na upa prescreveu Anita 2x ao dia, por 3 dias, repositor de flora, soro de reidratação oral e paracetamol se dor ou febre.
Prescreveu também zinco via oral, mas ela não comprou. A ingesta de alimentos diminuiu bastante e a criança está muito abatida e nem ânimo. Ela foi a farmácia, mas achou o medicamento muito caro e acabou trocando por albendazol e secnidazol.
1. Qual a classe dos antiparasitários?
Anti-protozoáricos e anti-helmínticos.
2. Mecanismo de ação do Anita, Albendazol e Secnidazol
Annita= A ação sobre vírus se dá através da inibição da síntese da estrutura viral chamada de proteína 7, impedindo assim a habilidade do vírus de se reproduzir.
Nos helmintos a nitazoxanida (pró-fármaco constituinte do Annita) são reduzidas pelos parasitas através da enzima piruvato-ferrodoxina oxidoredutase (PFOR), e essa forma reduzida é capaz de inibir essa enzima privando assim a troca de elétrons, privando-os a vida e assim erradicando-os e dificultando desenvolvimento de resistência.
Albendazol= Atua inibindo a captação de glicose, levando a uma depleção de glicogênio e a diminuição do ATP, que é essencial para a sobrevivência e reprodução dos parasitas.
Secnidazol= Se dá pela penetração no microrganismo por difusão passiva e de submeter atividade de redução do 5-nitrogrupo. Nos anaeróbios como Trichomonas sp, Giardia sp e Entamoeba sp, age através da via do complexo oxidoredutase piruvatoferredoxina, interrompendo o fluxo de gradiente através da membrana celular do microrganismo.
3. Qual ação do zinco no caso da criança?
Como foi apresentado que o paciente apresentava diarreia, a suplementação de zinco faz-se necessária uma vez que o mesmo tem ação redutora do tempo e gravidade do episódio diarreico já que estimula o crescimento e desenvolvimento das células do intestino, reduzindo assim o risco de desidratação.
4. Qual a posologia dos medicamentos citados no caso?
Annita= 0,375 ml (7,5 mg) por Kg - 2 vezes por dia (a cada 12 horas) 3 dias consecutivos.
Albendazol= 400mg (10mL da suspensão a 40mg/mL). 1 dose por dia durante 5 dias.
Secnidazol= Suspensão Dose única de 30 mg/kg/dia (máximo; 2 g), ou seja, 1 ml por kg de peso em tomada única.
5. Verificar indicação do Anita para diarreia.
Pode ser indicado para tratamento de gastroenterites virais causadas por Rotavírus e Norovírus. Também pode ser utilizado em diarreias causados por infecções gastrointestinais de alguns parasitas, como em giardíases, amebíases e criptosporidíases.
Referências bibliográficas
· RANG, H. P. et. al. Rang & Dale: Farmacologia. 8. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier,2016.
· SILVA, Penildon. Farmacologia/ Penildon Silva. 8. Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,2010.
· KATZUNG, B. G.; TREVOR, A. J. Farmacologia básica e clínica. 13. Ed. Porto Alegre,2017.
· Disponível em: < https://www.saudedireta.com.br/catinc/drugs/bulas/annita.pdf> Acessado em: 27 de abril de 2021
· Disponível em: < https://consultaremedios.com.br/zinco/bula > Acessado em: 27 de abril de 2021

Continue navegando