Buscar

Aps tecnologia genetica (1)

Prévia do material em texto

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
BIOMEDICINA
TECNOLOGIA GENÉTICA: DIAGNÓSTICO MOLECULAR E BIOINFORMÁTICA
ALUNA: VALENTHYNA ANDRADE FARIAS
1.Qual seria o fluxo em um laboratório de biologia molecular para se obter o resultado de um paciente que está realizando uma pesquisa de algum patógeno por PCR?
R:
1. Extração de DNA
2. PCR
3. Eletroforese 
Primeiro é feito a extração do DNA, após a extração temos o material para reação de PCR. No PCR será feita as etapas de desnaturação, anelamento, e extensão, visando amplificar uma região especifica do DNA, logo depois o PCR poderá ser visualizado por meio de um gel de Eletroforese que separa os fragmentos de acordo com as aplicações de uma corrente elétrica .
2-A reação da PCR consiste em amplificar um fragmento (região específica) de DNA milhões de vezes, para que isso ocorra precisamos preparar a reação previamente. Quais reagentes são necessários para a montagem de uma reação de PCR?
R: Água,buffer,nucleotídeos (dntps) que são as bases nitrogenadas dos ACTG, Taq polimerase que auxilia na extensão da cadeia complementar, prime e DNA Reuni tudo em um tubo que irá passar por 36 ciclos se for um PCR normal, aquecendo e resfriando para que o DNA seja sintetizado.
3-Qual é o propósito para o qual a PCR é usada?
R: c) Amplificar em fragmento específico de DNA.
4-O que acontece com o DNA quando o termociclador atinge a temperatura de 90-95 ° C por 30 segundos no primeiro passo da PCR?
R: c) Ocorre a desnaturação de proteínas.
5-Após a PCR, os produtos gerados são analisados de diversas formas, a mais comum é pela técnica de eletroforese em gel. Brevemente, como que funciona essa técnica?
R: A técnica consiste em separar os fragmentos, visando a mobilidade desses fragmentos no gel de acordo com uma aplicação de uma corrente elétrica, onde as partículas negativas micra para os polos positivos. As moléculas são separados por tamanhos, entretanto as menores e mais leve movem mais rápido do que as maiores e pesadas. Na eletroforese a utilização do gel pode ser tanto o poliacrilamida que é uma matriz sintética ou agarose que é um polissacarídeo natural feito isso as amostra são adicionadas em poços, logo em seguida é ligada a corrente eletrica para que as o material da amostra adcionado migre sobre o gel para o polo (Dna carca negativa migrará para o polo positivo) formando bandas.

Continue navegando