Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Atenção Integral à Saúde da Família 2
Turma: 4002
Hipertensão Arterial Sistêmica
Aluna: Priscilla Costa do Nascimento
Grupo: Patrícia de Oliveira, Priscilla Costa e Samuel Alencar
Professora: Cristina Gonçalves
Ano: 2011
Sumário
Introdução ................................................................................................ ii
Apresentação da Temática ....................................................................... iii
A Dinâmica Educativa (Material e Métodos) .......................................... iv
Resultados ................................................................................................ v
Conclusão ................................................................................................. vi
Referências Bibliográficas ....................................................................... vii
Introdução
 Foi realizado no dia 24 de Outubro de 2011, no Centro Municipal de Saúde Ernani Agrícola, uma apresentação para os que aguardavam atendimento na sala de espera, sobre Hipertensão Arterial Sistêmica.
 
ii
Apresentação da Temática
A Hipertensão Arterial Sistêmica trata-se de uma doença crônica que cresce no Brasil e já atinge mais de 23% da população. É identificada pelos valores acima dos níveis normais (120x80 mmHg) constante da pressão arterial, que seria a pressão do sangue exercida sobre as paredes das artérias. Pode ser causada por muitos fatores, tais como: alimentação, genética, estresse, idade, obesidade, dentre outros.
 A pressão arterial é regulada a todo instante por mecanismos fisiológicos que atuam de maneira a aumentar ou a diminuir a pressão arterial assegurando os seus valores normais.
 Existem os mecanismos de regulação a curto prazo, realizado pelo sistema nervoso autônomo e que está basicamente relacionado a reflexos neurais; e o mecanismo de regulação a longo prazo, exercido pelo sistema renina angiotensina aldosterona e pelo sistema rim líquidos corporais. Esse mecanismo está fundamentalmente ligado à volemia, ou seja, volume de sangue circulante. Quando há algum distúrbio em um desses mecanismos de regulação da pressão arterial, o indivíduo pode desenvolver a hipertensão.
 Alguns dos fatores que foram abordados na apresentação:
 - A ingestão de sal: a alta concentração de sal no organismo promove a retenção de água, e consequentemente o aumento da volemia, que leva ao aumento da pressão arterial;
 - Tabagismo: dentre as substâncias que o cigarro libera, está o óxido nítrico (NO). Essa substância promove uma vasoconstrição, o que acarreta o aumento da pressão do sangue sobre as paredes dos vasos;
 - Estresse: quando há uma hiperatividade do sistema nervoso autônomo simpático, há uma maior liberação de noradrenalina, que tem como efeito o aumento da contração cadíaca e a vasoconstrição periférica.
 Dentre outros fatores de riscos que foram comentados, podemos citar: idade, nível sócio-econômico (é comprovado que o nível sócio-econômico está relacionado à hipertensão. Classes de menor nível sócio econômico tem mais chances de desenvolver a doença.), etnia, consumo de álcool, obesidade, sedentarismo.
 O HIPERDIA é um Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos captados no Plano Nacional de Reorganização da Atenção à hipertensão arterial e ao Diabetes Mellitus, em todas as unidades ambulatoriais do Sistema Único de Saúde, gerando informações para os gerentes locais, gestores das secretarias municipais, estaduais e Ministério da Saúde. 
 Além do cadastro, o Sistema permite o acompanhamento, a garantia do recebimento dos medicamentos prescritos, ao mesmo tempo que, a médio prazo, poderá ser definido o perfil epidemiológico desta população, e o conseqüente desencadeamento de estratégias de saúde pública que levarão à modificação do quadro atual, a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas e a redução do custo social.
iii
A Dinâmica Educativa (Material e Métodos)
 A apresentação foi realizada em uma sala de espera com pessoas que aguardavam atendimento psiquiátrico, na parte da manhã, por volta das 9:00h. A escolha do local se deu devido à quantidade de pessoas presentes.
 O total de pessoas presentes era de aproximadamente 20 pessoas; a maioria era do sexo feminino e idosos, porém também havia homens e adultos. Não havia crianças.
 
 Para abordagem do tema, no que se refere à fisiologia, consultamos o Tratado de Fisiologia Médica, Guyton & Hall. Baseamos a didática de abordagem do tema no programa de televisão Bem Estar da emissora Globo.
 
 Utilizamos uma bola de encher presa a uma garrafa plástica contendo corante. A bola representava os vasos, a garrafa plástica representava o coração e o corante representava o sangue. Foi demonstrado através dessa experiência, a sístole e a diástole do coração (apertando e soltando a garrafa) ao mesmo tempo que demonstramos a dilatação e contração dos vasos (bola cheia e bola vazia). 
 Utilizamos também duas colheres de diferentes tamanhos contendo sal, para demonstrar a quantidade de sal que deve ser consumida por dia (colher menor) e a quantidade de sal que é consumida em média de forma errada por uma pessoa leiga.
 Utilizamos dois coadores de café, um contendo sal, e outro vazio. A medida que jogamos água com corante nos dois coadores, era nítida a diferença de esvaziamento dos coadores. O coador contendo sal esvaziava mais lentamente do que o que não continha sal, sendo explicito a retenção de água pelo mesmo, assim como ocorre no organismo humano.
 Distribuímos panfletos sobre hipertensão disponíveis na própria unidade de saúde, para que pudessem entender melhor a doença. 
 
 Destacamos a importância da aferição da pressão constantemente, para diagnóstico da doença, visto que a hipertensão é assintomática na maioria dos casos.
 Também demos bastante importância no uso adequado do medicamento prescrito pelo médico. Mesmo que a pressão arterial volte ao normal, o uso do medicamento não deve ser interrompido.
 
iv
Resultados
 As pessoas que nos assistiram se mostraram bastante interessadas e razoavelmente esclarecidas sobre o assunto, já que a hipertensão é uma doença muito comum enfrentada pelos brasileiros.
 Experiências foram trocadas e dúvidas foram esclarecidas. 
 A nossa “conversa” foi conduzida de maneira tranqüila e bastante dinâmica.
 Pudemos perceber que a maneira ilustrativa pela qual foi explicado a Hipertensão Arterial chamou bastante a atenção dos que nos assistiam. Até mesmo as pessoas que não nos assistiam inicialmente, aproximaram-se e passaram a observar a nossa experiência quando começamos a utilizar os materiais disponíveis.
 Ao contrário das outras apresentações de sala de espera, a nossa apresentação não teve desvio do tema, a abordagem da hipertensão permaneceu do início ao fim, sendo todas as perguntas e fatos relatados, relacionados ao assunto.
 
v
Conclusão
 Esse contato que tivemos, a oportunidade de estar levando conhecimento e sanando dúvidas de paciente leigos, ainda que no 2º período da faculdade, é considerado muito importante para a formação profissional de um médico, já que essa prática será muito utilizada na profissão. É imprescindível que desde já saibamos a importância do respeito às dúvidas e questionamentos das pessoas com pouco conhecimento científico. 
vi
Referências Bibliográficas
http://portal.saude.gov.br/portal/se/datasus/area.cfm?id_area=807
Tratado de Fisiologia Médica - John E.Hall , Arthur C. Guyton 
Vídeo: Bem estar 007 = Pressão alta - 01-03-11 (youtube.com.br)
vii

Mais conteúdos dessa disciplina