Buscar

Psicologia Hospitalar

Prévia do material em texto

ENTREVISTA PSICOLÓGICA: UMA PERSPECTIVA DO CONTEXTO HOSPITALAR
Macapá 
2014
FACULDADE DE MACAPÁ - FAMA
CURSO: PSICOLOGIA 
TURMA: 70 - 1º TERMO A - MANHÃ
ACADÊMICOS: ADRIANA JANSEN
 ALESSANDRA PENANTE
 ALESSANDRO WANDERLEY
 AURÉLIO ALBUQUERQUE
 DAIANA LORENN
 EDILENE DOS SANTOS
 ELANA ARAGÃO
 ELIENE ANDRADE
 GRACILMARA MENDOÇA
 JOSICLÉIA PANTOJA
 KAMILA MIRANDA
 MARIA IVONETE
 MARIA YNAIANA
 MARCILENE CASTRO
 OMILSON SANTANA
 PATRÍCIA LACERDA
 RENAN CORREA
 ROGÉRIO FREITAS
 SUELEN LOPES
 TAYNARA RESENDE
ENTREVISTA PSICOLÓGICA : UMA PERSPECTIVA DO CONTEXTO HOSPITALAR
 Trabalho apresentado à disciplina
Entrevista e Observação em Psicologia, do 
 Curso de Psicologia da Faculdade 
 de Macapá – FAMA, como requisito 
 de avaliação orientado pela 
 professora Daniele Moura. 
Macapá 
2014
Entrevista Psicológica: Uma perspectiva do contexto Hospitalar.
 
 A psicologia hospitala assume grande importância nos tempos atuais pela busca constante e dedicação na compreensão nos fenômenos que estão ligados à saúde e ao adoecimento humano.A psicologia da saúde destaca-se de modo significativo pelas intervenções que visam a melhoria a manutenção da saúde e do bem estar dos indivíduos.
 A Psicologia hospitalar teve origem inicialmente com a clínica tradicional, que posteriormente se moldou a necessidade da intervenção psicológica é desencadeada em decorrência de um montante de fatores, dentre eles estão::momento de crise, fantasias vivenciadas pelos pacientes internados. Perante os agravantes provocados por internações hospitalares, por cirurgias e outros procedimentos, o psicólogo tem um papel importante atuando com o objetivo de minimizar a angustia e a ansiedade do paciente.
 A pratica e a intervenção da psicologia são amplas:
· Auxiliar na recuperação e adaptação do doente às novas condições de vida mediante a enfermidade.
· Avaliar seu estado emocional garantindo aderência e ao tratamento.
· Auxiliar os familiares no enfrentamento de situações de morte e luto.
 A entrevista psicológica muitas vezes se limita a ser a única ferramenta utilizada em intervenções.A entrevista hospitalar é muitas vezes um trabalho árduo que exige adaptações.Esta permeado por inúmeros fatores:o tempo que pode ser apenas uma seção e a falta de Setting nos moldes tradicionais.
Exemplo: Um espaço reservado, sigiloso e sem interferências.
 Muitas vezes uma única entrevista psicológica tem fins terapêuticos fundamentalmente quando se refere à área hospitalar. Isso ocorre em função do pequeno período de tempo que o psicólogo disponibiliza para intervir com o paciente.O psicólogo pode se apropriar de informações advindas do prontuário, conversar com membros da equipe para conhecer melhor o caso.
 Segundo os autores supracitados, frequentemente a raiva e o sarcasmo são dois tipos de resistência presentes em pacientes hospitalizados, apresentando também baixa motivação.É essencial, num primeiro momento a estruturação de uma aliança entre terapeuta e paciente.
 Pesquisas recentes têm revelado que os resultados das intervenções psicológicas em hospitais se mostram positivas e necessárias. Pacientes que receberam atendimento psicológico pré-cirúrgico apresentam maior estabilidade emocional, melhor recuperação e menor propensão a sintomas dolorosos.
 O apoio psicológico para familiares de pacientes submetidos à cirurgia cardíaca revelou que a atuação do psicólogo auxilia significativamente na diminuição das angustias dos familiares a partir da possibilidade de expressão dos sentimentos e fantasias em relação à cirurgia
 Com o término da entrevista, compete ao psicólogo comunicar ao paciente os resultados obtidos com o trabalho. Indicações terapêuticas e acompanhamentos ambulatorial podem ser recomendados, caso necessário. A conclusão do processo se dá no momento em que os dados obtidos sejam repassados ao médico responsável que solicitou a intervenção psicológica.
 Analisamos que a entrevista psicológica como método investigativo é utilizada em todas as áreas da psicologia, mas no contexto em questão precede de grande importância. Também consideramos que a entrevista psicológica é um recurso indispensável no contexto hospitalar. 
Síntese elaborada por: ALESSANDRA PENANTE
 ELANA ARAGÃO
 RENAN CORREA
 TAYNARA RESENDE
 ALESSANDRO WANDERLEY
 
Apresentação do Tema, desenvolvimento em sala de aula:ADRIANA JANSEN
 ROGÉRIO FREITAS
 SUELEN LOPES
 AURÉLIO ALBUQUERQUE
 
Dinâmica
Nome: Vencendo as dificuldades
Objetivo: Mostrar o papel do psicólogo no ambiente hospitalar
Material utilizado: 1 balão
Desenvolvimento: formando um círculo com os componentes, no centro uma pessoa representa as dificuldades que estará com um balão cheio nas mãos. A pessoa do centro jogará esse balão para qualquer componente do círculo, que jogará para outro componente do círculo e a medida que esse balão será passado, a pessoa que esta no centro do circulo irá tocar nas pessoas e elas se agacham até que somente uma ficará de pé . Uma outra pessoa entrará e irá ajudar essa pessoa com o balão por um toque e ela poderá levantar, a assim, consegue levantar os outros componentes agachados. 
Condutores da Dinâmica: GRACILMARA MENDOÇA
 DAIANA MAIA
 JOSICLÉIA PANTOJA
 PATRÍCIA LACERDA
 EDILENE DOS SANTOS
 ELIENE ANDRADE
 KAMILA MIRANDA
 MARIA IVONETE
 MARIA YNAIANA
 MARCILENE CASTRO
 OMILSON SANTANA

Continue navegando