Buscar

Plano Emergencial - Atividade 3


Prévia do material em texto

Nome Completo: Bruna dos Santos Mota
	RGM: 20806507
	Instituição: Santana 1
	Data: 18/09/2021
	Curso: Pedagogia
	Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em Gestão Educacional
Atenção: Consulte o arquivo de orientações para ler a proposta desta atividade. O texto deve ter de 25 a 30 linhas. 
Pesquisas recentes mostraram que, devido às diferentes respostas das redes educacionais durante a pandemia, o desafio de esperar para retornar à sala de aula exige um grande esforço para garantir que os objetivos de aprendizagem do ano letivo sejam alcançados. O Instituto Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (IEDE), evidencia que em 18% das redes municipais verificadas ainda não existe uma estratégia de oferta de conteúdo educacional durante a pandemia.
	Durante o ensino à distância, a avaliação se torna um problema porque muitas escolas implementam exames, que é um método de classificação que tem a função de passar ou reprovar. A prática escolar é vivenciada em função do desempenho, e a avaliação é uma ferramenta estática que não ajuda o progresso e o crescimento. (LUCKESI, 2011 p. 43). A avaliação em EAD baseia-se na premissa de cálculo de converter acertos e erros em notas ou conceitos, isolando ainda mais os alunos não acostumados com a realidade: dificuldades para se organizarem sozinhos, a carência de equipamentos, a instabilidade ou a ausência da banda larga, a falta de um local ideal para o estudo. Propostas de atividades diversificadas, múltiplas escolhas, exercícios com dissertativas, de interpretação, de localização, de produção, de pesquisa são possibilidades viáveis e possíveis remotamente. São métodos de ensino democráticos que podem ajudar os alunos a progredir e crescer em conhecimento e nas habilidades mínimas necessárias. Para proteger o direito democrático à educação, por meio de atividades e sugestões diversificadas, o desafio dos professores é aprender a usar a Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) de forma eficaz e mudar os instrumentos de avaliação tanto quanto possível de forma justa, equitativa e inclusiva.
	Na nova realidade em pandemia, a recriação e transformações para repensando e transformando as nossas práticas de ensino, métodos, estratégias e ferramentas para apoiar a aprendizagem. Não podemos continuar a forma de que é avaliado do que fazemos há muitos anos. Precisamos entender que, além do currículo, o acompanhamento da aprendizagem deve nortear nossa prática docente.
	Para os feedbacks aos educandos, a decisão foi se sustentar em recursos digitais. O Google Sala de Aula foi empregado para compartilhar o material do plano de estudos da semana (permitindo a comunicação por comentários) e aceitar as tarefas feitas. Logo os aplicativos de comunicação Google Meet e o WhatsApp são utilizados como meio de resposta em tempo real e interativas. “No caso do WhatsApp, tanto no grupo quanto no privado, é possível dar devolutivas de forma descritiva, áudios ou até chamada de vídeos”, comenta a professora Elaine, estando adepta do trabalho pedagógico com o emprego de áudios. Ela caracteriza um exercício de fluência leitora que desempenhou com base de ferramentas digitais. No ponto de vista da professora Kalina, o feedback contínuo das tarefas integra em uma avaliação formativa do caminho do aluno e por isso é crucial ser frequente no ensino remoto. “Nesse momento, não é possível apenas verificarmos os cadernos, e darmos um visto de certo ou errado. Precisamos, mais do que nunca, dialogar com as crianças”, declara a professora.