Buscar

PSICOLOGIA, INSTITUIÇÕES E ORGANIZAÇÕES SOCIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO 1
PSICOLOGIA, INSTITUIÇÕES E ORGANIZAÇÕES SOCIAIS
 
Orientações gerais:
· O trabalho deverá ser realizado em equipes com, no máximo, 5 participantes.
· Os alunos deverão ler previamente o texto “A cultura brasileira revelada no barracão de uma escola de samba”.
· Esta avaliação tem valor máximo de 10 pontos e é indicado o valor de cada questão.
· O trabalho deve ser entregue até o dia 13/09/21 como Tarefa no AVA Moodle.
· Importante: O trabalho deverá ser entregue em Word. Não será aceito trabalho em PDF.
 
Critérios para análise das respostas:
· Construção do texto: exposição clara, coerente e objetiva.
· Domínio do conteúdo: consistência das ideias, posicionamento fundamentado nas teorias estudadas na disciplina.
· Reflexão crítica: capacidade de analisar criticamente o assunto a partir da fundamentação teórica.
 
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
QUESTÕES
 
1) “Instituições são normas universais, de reprodução das relações sociais, algo não localizável, mas que regula a vida em sociedade” (Lapassade, 1983). Com base nesta definição, explique o Carnaval como instituição de lazer. (2 pontos)
O carnaval está a muitos anos na cultura brasileira,todos já sabem os dias em que acontece o evento pelo fato de saber que acontece alguns dias antes da quaresma e o carnaval tem função de lazer na sociedade e não tem um local ou estabelecimento certo para acontecer,isso faz parte da historicidade do evento,que é uma das características que faz dele uma instituição de lazer. O carnaval também é exterior ao indivíduo,uma única pessoa por querer não pode decidir o que vai acontecer nesse período,outra característica que faz dele uma instituição é sua objetividade onde todos no país conhecem o carnaval. A coercitividade do evento se dá quando mesmo que alguém não queira festejar da forma padrão,ao ligar a TV,qualquer rede social e no próprio convívio do dia a dia o carnaval é comentado mesmo que a pessoa não queira saber ou ir festejar,além do fato de que aquele que não participa ficar “por fora” das coisas que acontecem.
 
2) Descreva como se configura a estrutura organizacional formal da Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense, a partir dos elementos: especialização, padronização, formalização, centralização, hierarquização e flexibilidade. 	 (3 pontos)
 Na escola de samba existe bastante especialização e padronização do trabalho, pois é bastante dividido, tendo 8 setores funcionais: ferragem, carpintaria, adereços, costura, chapelaria, escultura, almoxarifado e cozinha, além de dois setores funcionais que são o presidente da escola de samba e a administradora do barracão. além da carnavalesca que rege a orquestra da escola de samba. também existem setores onde ocorre a terceirização de funções dentro deles mesmo para o cumpimento de tarefas perifericas. Porém existe bastante flexibilização entre os setores, visto que qualquer esboço de criação sobre determinado produto pela carnavalesca é repassado para todos os setores independe se o setor cobrirá o produto, a fim trazendo um mecanismo integrativo e que permite um apoio de um setor no outro caso ocorra uma interpretação errado do produto. Acerca da hierarquização dentro da escola, conseguimos entender a carnavalesca, a administradora do barraco e presidente da escola como os postos mais altos de comando dentro da escola, atuando em suas respectivas funções de forma que permeiam todos os setores da escola, o presidente organizando financeiramente e distribui postos, para a administradora do barraco cabe o manejo de todos os recursos dentro do barraco, a carnavalesca cabe a criação do enredo e todo o desenvolver do desfile, porém nem a carnavalesca e a administradora do barraco fazem tudo isso sozinhas. Todo setor antes visto possui um chefe que participa da criação dos esboços dentros dos seus setores junto com a carnavalesca opinando acerca dos esboços, e também ajuda na questão organizacional do seu setor junto com a administradora do barracão tendo poder de veto para as tomadas de decisões da administradora e ela o mesmo. Sobre a centralização do processo decisório dentro da escola, é possível ver um ambiente bastante livre para o diálogo dentro dos setores, entre o chefe do setor e seus subordinados, e também entre os chefes dos setores com a carnavalesca e a administradora do barraco. Vale salientar que mesmo com a comunicação acessível a administradora do barraco, carnavalesca e presidente da escola, eles possuem nível hierárquico maior que os chefes de setores e seus subordinados, assim para a tomada de decisões finais de suas respectivas funções cabe a eles. Dessa forma , podemos entender que mesmo com bastante divisões de setores, e com a presença postos de hierarquia em todos os setores da escola, ambiente de trabalho da escola é bastante democratico e pouco engessado, um ambiente que mostra pouca formalização colocando um modo de trabalhar mais livre, mesmo dentro de um ambiente bem especializado. 
 
3) Para Reinaldo Dias (2008, p. 154), a estrutura informal das organizações “não se desenvolve através de normas e documentos de caráter formal, mas de comunicações informais”. A partir desta afirmação, analise a estrutura informal da Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense.(3 pontos)
 
A estrutura informal se caracteriza pelo seu surgimento através de grupos sociais que possuem uma dinâmica e objetivos compartilhados, sem regras formalmente definidas, no qual as exigências e papéis são distribuídas informalmente e espontaneamente sem formação por meio de normas ou documentos. 
Assim, no caso do barracão da escola de samba Imperatriz é possível identificar tais aspectos, onde a divisão de trabalho é informal e não totalmente especializada. As regras, as dinâmicas e as atividades são passadas verbalmente e as relações são interpessoais sendo baseadas em ideais de comunidade e cooperação, sem esquema formal dominante em que a noção de autoridade e hierarquia (chefe de setores, carnavalesca, administração, presidência) é caracterizada por afeto, capacidade e habilidade na área de atuação e experiência profissional.
 
4) Analise a cultura organizacional da Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense, tomando como base seus valores e concepções compartilhadas. 	 (2 pontos)
R- A cultura organizacional da escola de samba Imperatriz Leopoldinense possui aspectos clássicos que misturam-se a realizações inovadoras. Seguindo a tipologia tradicional de funções administrativas, pode-se afirmar que as funções de planejamento estratégico para a elaboração de um desfile são executadas pela Carnavalesca. A concepção chega aos diversos setores do enredo na forma de esboços e figurinos, a partir das quais os responsáveis pelos setores elaboram o planejamento de suas atividades, o que corresponde ao planejamento operacional. Ainda dentro da concepção tradicional, o planejamento tático da produção parece estar entre a Carnavalesca e os chefes de setor. Cabendo aos chefes de setor uma significativa parcela de criação, o fato indica que, apesar da existência da especialização de trabalho, não existe uma ruptura entre as funções de planejamento, criação ou de execução. A dimensão financeira é tratada em termos estratégicos pelo patrono da agremiação. Já em termos táticos e operacionais, está centralizada na figura do presidente da escola. O planejamento tático de recursos humanos, ou seja, do pessoal que trabalhará no barracão durante a elaboração do desfile, cabe a administradora do barracão. Vale salientar que os chefes de setor participam do processo de alocação de recursos humanos, tendo poder de veto sobre a efetivação dos funcionários selecionados pela administradora do barracão e vice versa. Na Imperatriz, a organização interna de cada um dos setores é bastantesimples. Possui um responsável, denominado chefe do setor, que coordena as atividades de algumas dezenas de funcionários. Não existem outros níveis hierárquicos visíveis, bem como funções de supervisão especializada ou de controle de qualidade. Entre os chefes de setor predomina aquilo que costuma denominar-se o estilo democrático de liderança. Dentro de cada setor os chefes não possuem espaços físicos privilegiados ou exibem qualquer tipo de símbolo de status que permitam, numa primeira observação, identificar sua posição no grupo. A autoridade é reconhecida por sua capacidade na área de atuação. O processo de comunicação é essencialmente verbal. Ordens, pedidos, orientações, instruções são transmitidas oralmente, inexistindo a figura de circulares internas instruções de trabalho escritas. A comunicação é pontual e específica, estando sempre relacionada à ação. A baixa rigidez hierárquica entre chefe de setor e funcionários torna o canal de comunicação simples e eficaz, dificultando o aparecimento de ruídos.

Continue navegando