Buscar

exercicio de conhecimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O povo brasileiro apresenta uma rica diversidade de culturas que resultaram de uma intensa mistura de povos. Hoje muito se fala nesta riqueza cultural, mas pouco se debate em relação aos fatos e fenômenos, que constituem a história social da construção da nação.  O branqueamento biológico e o branqueamento cultural, por exemplo, são elementos poucos conhecidos pela maioria de nós, mas que exerceram forte influência, no modo como a sociedade brasileira foi organizada. O racismo ________________ e o racismo _______________, foram os principais responsáveis, por reforçar a falsa ideia de superioridade de uma raça em relação a outra, visão social que respaldou as estrategias elitistas de branqueamento da população brasileira. 
A - religioso e negro. 
B - científico e artístico. 
C - branco e asiático. 
D - científico e religioso. 
E - burgues e proletário. 
O pensamento social brasileiro se constituiu em seus primórdios a partir de concepções racistas e segregadoras, o termo raça utilizado inicialmente para se referir a animais, passou a ser utilizado para classificar pessoas a partir de sua cor de pele, esse conceito de raça ganhou força no século XIX, tomou caráter científico e fez surgir à teoria do branqueamento da sociedade. 
Sendo assim, analise as sentenças a seguir e assinale V se a sentença for verdadeira e F se a sentença for falsa:
(   )Essa teoria defende que o povo indígena é superior às demais raças.
· (   )Essa teoria se utilizou da imigração italiana e a alemã, para democratizar a população no Brasil.
· (   )Essa teoria foi uma maneira de os cientistas mostrarem a miscigenação existente na população brasileira.
· (   )Essa teoria tem caráter racista e defendia que a raça branca era superior às outras.
· (   )Essa teoria é uma invenção dos grupos nazistas para dominar outros povos.
A sequência correta é:
A - V, V, F, F, V
B - V, V, F, V, F
C - F, F, V, V, F
D - F, F, F, V, F
E - F, V, V, V, F
A teoria de determinismo biológico, deu origem ao que atualmente conhecemos por racismo científico. Somada a estes estudos, surgiram também teorias, que se dedicavam mais especificamente, aos estudos de determinismo de raça no campo da saúde. Foi com base nas teorias _________________, por exemplo, que surgiu a ideia popular de que o povo negro e o povo indígena, são preguiçosos, feios, menos inteligentes, mais sujeitos a transmitir doenças e com tendências a cometer atos criminosos. Tratam-se de estratégias, que impõe a supremacia racial do povo branco europeu e que, dentre outros, naturaliza o racismo e a desigualdade racial. 
A - leninistas. 
B - marxistas. 
C - funcionalistas.
D - eugenistas. 
E - fenomenológicas. 
O direito à saúde é fundamento constitucional e condição substantiva para o exercício pleno da cidadania. É eixo estratégico para a superação do racismo e garantia de promoção da igualdade racial, desenvolvimento e o fortalecimento da democracia. __________________________________________ são instrumentos criados pelo Estado no sentido de corrigir possíveis prejuízos sofridos pela população negra  e indígena de forma geral, em razão da condição vivida ao longo da história. Trata-se de políticas importantes que têm como pano de fundo a perspectiva de contribuir para a eliminação de todas as formas de preconceito.
A - As Ações de solidariedade.
B - As Políticas de Reparação.
C - As Leis municipais. 
D - As Medidas socioeducativas.
E - As Políticas afirmativas. 
A miscigenação que tanto caracteriza o povo brasileiro resultou de um projeto elaborado pelas elites com o objetivo de __________________ o povo brasileiro. Este projeto foi implantado no século XIX e teve desdobramentos que ainda se manifestam na atual configuração da sociedade brasileira. Em pleno século XXI, há fenômenos que comprovam que o projeto ainda está sendo executado no Brasil, visto que se comprova a imposição de padrões normativos que instituem a branquitude, enquanto sinônimo de limpeza, beleza, pureza, nobreza e superioridade. Um projeto que naturaliza o racismo e normatiza o privilegiamento da pessoa branca em todas as dimensões da vida social e se concretiza por meio de padrões que são impostos por estruturas e simbologias diversas. 
Deste modo, nas relações cotidianas, o nível de racismo destinado a uma pessoa, depende, por exemplo, do quantitativo de traços de negritude que ela carrega. Quanto mais escura for a cor da pele, quanto mais crespo forem os cabelos, mais largas as narinas e quanto maior for a prática da cultura afro, maior será o racismo sofrido. 
A - escurecer
B - melhorar 
C - fortalecer
D - branquear
E - enfraquecer

Outros materiais