Logo Passei Direto
Buscar

Simulado_PNE_Vol1

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Com base em documentos legais que ordenam a Educação, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
1. Educação básica, formada pela Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
2. Alfabetização de todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do Ensino Fundamental.
3. A escola de Educação Básica como espaço em que se ressignifica e se recria a cultura herdada, reconstruindo-se as identidades culturais, em que se aprende a valorizar as raízes próprias das diferentes regiões do País.
4. No processo educacional, respeito aos valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a eles a liberdade da criação e o acesso às fontes de cultura.
a) 4 – 1 – 3 – 2.
b) 3 – 1 – 4 – 2.
c) 3 – 2 – 4 – 1.
d) 4 – 2 – 3 – 1.

O Plano Nacional de Educação (PNE) determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional e tem a vigência de 10 anos. O último plano nacional aprovado é composto por 20 metas, que se desdobram em estratégias.
NÃO corresponde a uma das metas do último Plano Nacional de Educação:
►a) universalizar até 2016 toda a etapa da Educação Infantil, 0 a 3 anos (creche) e 4 e 5 anos (pré-escola).
b) oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender ao menos 25% dos alunos da educação básica.
c) elevar a taxa de alfabetização da população com 15 anos ou mais para 93,5% até 2015 e, até o final da vigência deste PNE, erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% a taxa de analfabetismo funcional.
d) formar, em nível de pós-graduação, 50% dos professores da Educação Básica, até o último ano de vigência desse PNE, e garantir a todos os profissionais da Educação Básica formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino.

O Plano Nacional de Educação (PNE) tem como objetivo, EXCETO:
a) a elevação global do nível de escolaridade da população.
b) a centralização da gestão do ensino público nos estabelecimentos oficiais.
c) a melhoria da qualidade do ensino em todos os níveis.
d) a redução das desigualdades sociais e regionais.

Considerando as determinações do Plano Nacional de Educação – PNE, aprovado em 25/06/2014, é correto afirmar que essa iniciativa
a) descumpre a proposta de revisão e adequação do Plano Municipal de Educação, considerando as determinações do documento nacional.
b) cumpre a proposta de manutenção do antigo Plano Municipal de Educação, considerando as determinações do documento nacional.
c) ignora a proposta de revisão e adequação do Plano Municipal de Educação.
d) cumpre a proposta de revisão e adequação do Plano Municipal Educação, mas extrapola o prazo estipulado pelo documento nacional.
e) cumpre a proposta de revisão e adequação do Plano Municipal de Educação, considerando o prazo estipulado pelo documento nacional.

A Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008, p.15) define o atendimento educacional especializado - AEE como função complementar e/ou suplementar à formação dos alunos, especificando que “o atendimento educacional especializado tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas”.
Esse atendimento constitui oferta
a) opcional pelos sistemas de ensino, cabendo à escola orientar a família e o aluno quanto à importância da participação nesse atendimento, prestado de forma complementar ou suplementar.
b) obrigatória pelos sistemas de ensino e opcional para a escola que deve oferecer em parceria com os órgãos responsáveis pelos serviços de saúde, trabalho, assistência e outros.
c) obrigatória pelos sistemas de ensino para apoiar o desenvolvimento dos alunos público-alvo da educação especial, nas etapas iniciais do Ensino fundamental e opcional quando o aluno atinge outros níveis de escolaridade.
d) obrigatória pelos sistemas de ensino para apoiar o desenvolvimento dos alunos público-alvo da educação especial, em todas as etapas, níveis e modalidades, ao longo de todo o processo de escolarização.
e) opcional e prestado de forma complementar ou suplementar à formação dos alunos no ensino regular, mas é obrigatório que conste da proposta pedagógica da escola.

Conforme o Plano Nacional da Educação, a finalidade de assegurar o cumprimento da meta prevista no inciso VI do artigo 214 da Constituição Federal, ou seja, aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto, será destinada à manutenção e ao desenvolvimento do ensino, em acréscimo aos recursos vinculados nos termos do art. 212 da Constituição Federal, além de outros recursos previstos em lei, a parcela da participação no resultado ou da compensação financeira pela:
a) exploração de petróleo e de gás natural, na forma de lei específica.
b) receita de dividendos da loteria federal e impostos estaduais.
c) exploração de bens de consumo extraídos da Caixa Federal.
d) receita de impostos arrecadados por meios de comunicação de massa.
e) exploração do gás natural e da borracha sintética, conforme lei específica.

O PNE prescreve, em sua meta nº 4, a universalização, para a população de quatro a dezessete anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados, propondo as seguintes estratégias, EXCETO:
(A) promover, no prazo de vigência do PNE, a universalização do atendimento escolar à demanda manifesta pelas famílias de crianças de 0 (zero) a 3 (três) anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
(B) implantar, ao longo do PNE, salas de recursos multifuncionais e fomentar a formação continuada de professores e professoras para o atendimento educacional especializado nas escolas urbanas, do campo, indígenas e de comunidades quilombolas.
(C) estimular a criação de centros multidisciplinares de apoio, pesquisa e assessoria, articulados com instituições acadêmicas e integrados por profissionais das áreas de saúde, assistência social, pedagogia e psicologia, para apoiar o trabalho dos professores.
(D) garantir a oferta de educação inclusiva, vedada a exclusão do ensino regular sob alegação de deficiência e promovida a articulação pedagógica entre o ensino regular e o atendimento educacional especializado.
(E) garantir atendimento educacional especializado em classes funcionais, escolas ou serviços especializados, públicos a todos (as) alunos (as) com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, matriculados na rede pública e particular, conforme necessidade identificada por meio de avaliação escolar.

São Diretrizes do PNE 2014-2024, exceto:
a) Promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental.
b) Erradicação do analfabetismo.
c) Superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação.
d) Valorização dos (as) profissionais da educação.
e) Promoção do princípio da gestão democrática da educação privada.

A meta 11 do Plano Nacional de Educação em vigência trata da educação profissional técnica de nível médio. NÃO é estratégia definida para alcance da citada meta:
a) Expandir as matrículas de educação profissional técnica de nível médio na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, levando em consideração a responsabilidade dos Institutos na ordenação territorial, sua vinculação com arranjos produtivos, sociais e culturais locais e regionais, bem como a interiorização da educação profissional.
b) Elevar em cinco anos a taxa de conclusão média dos cursos técnicos de nível médio na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para 100% (cem por cento) e elevar, nos cursos presenciais, a relação de alunos por professor para 50 (cinquenta).
c) Estimular a expansão do estágio na educação profissional técnica de nível médio e do ensino médio regular, preservando-se seu caráter pedagógico integrado ao itinerário formativo do aluno, visando à formação de qualificações próprias da atividade profissional, à contextualização curricular e ao desenvolvimento da juventude.
d) Reduzir as desigualdades étnico-raciais e regionais no acesso e permanência na educação profissional técnica de nível médio.

Marque a alternativa que NÃO corresponde diretamente ao PNE.
a) Erradicação do analfabetismo.
b) Melhoria da qualidade do ensino.
c) Plataforma Freire e portal do professor.
d) Promoção humanística, científica e tecnológica do País.

Marque a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a meta que se refere ao enunciado.
a) Universalizar, para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados.
b) Formar, em nível de pós-graduação, 50% (cinquenta por cento) dos professores da educação básica, até o último ano de vigência deste PNE, e garantir a todos(as) os(as) profissionais da educação básica formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino.
c) Elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% (cinquenta por cento) e a taxa líquida para 33% (trinta e três por cento) da população de 18 (dezoito) a 24 (vinte e quatro) anos, assegurada a qualidade da oferta e expansão para, pelo menos, 40% (quarenta por cento) das novas matrículas, no segmento público.
d) Elevar a qualidade da educação superior e ampliar a proporção de mestres e doutores do corpo docente em efetivo exercício no conjunto do sistema de educação superior para 75% (setenta e cinco por cento), sendo, do total, no mínimo, 35% (trinta e cinco por cento) doutores.

Assinale a alternativa que não se constitui em um objetivo do Plano Nacional de Educação, de duração decenal, previsto no Art. 214 da Constituição Federal de 1988:
A) Estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação, como proporção do produto interno bruto.
B) Erradicação do analfabetismo.
C) Formação para o trabalho.
D) O acesso a formação de nível superior a todos os brasileiros, com vagas disponíveis a todos.
E) Melhoria da qualidade do ensino.

Está correto o que se afirma em
I - Garantir o atendimento das necessidades específicas na educação especial, assegurado o sistema educacional inclusivo em todos os níveis, etapas e modalidades.
II - Assegurar a articulação das políticas educacionais com as demais políticas sociais.
III - Considerar especificamente as necessidades da população urbana, asseguradas a equidade educacional e a diversidade cultural.
IV - Promover a implementação das políticas educacionais com centralidade do poder público federal.
a) II e III, apenas
b) I e II, apenas.
c) I, III e IV, apenas
d) III e IV, apenas.

Acerca do PNE 2014/2024, assinale a alternativa correta.
a) Uma das metas do atual PNE é oferecer, no mínimo, dez porcento das matrículas de jovens e adultos de forma integrada à educação profissional.
b) Universalizar o atendimento escolar no ensino médio para a população de quinze a 24 anos de idade é uma das metas do atual PNE.
c) Garantir para toda a população com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado é um dos objetivos do atual PNE.
d) Oferecer educação em tempo integral em todas as escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, cinquenta porcento dos estudantes da educação básica é um dos objetivos do atual PNE.
e) Entre as estratégias para elevar a escolaridade da população brasileira, está a expansão da oferta gratuita de educação profissional técnica.

A erradicação do analfabetismo foi excluída do rol de metas do PNE, uma vez que tal problema foi recentemente extinguido da realidade brasileira.
c)Certo
e)Errado

A previsão de investimento na educação pública brasileira até o final do prazo de vigência do PNE é de, no máximo, 10% do produto interno bruto.
c)Certo
e)Errado

Sobre o Plano Nacional de Educação – PNE, aprovado pela Lei Nº 13.005/2014, é incorreto afirmar que:
A) uma de suas diretrizes é a promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental.
B) caberá unicamente aos municípios a elaboração de seus correspondentes planos de educação ou adequar os planos já aprovados em lei, em consonância com as diretrizes, metas e estratégias previstas nesse PNE, no prazo de 1 (um) ano contado da publicação desta Lei.
C) o Fórum Nacional de Educação tem também a atribuição de acompanhar a execução do PNE e o cumprimento de suas metas.
D) caberá aos gestores federais, estaduais, municipais e do Distrito Federal a adoção das medidas governamentais necessárias ao alcance das metas previstas nesse PNE.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Com base em documentos legais que ordenam a Educação, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
1. Educação básica, formada pela Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
2. Alfabetização de todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do Ensino Fundamental.
3. A escola de Educação Básica como espaço em que se ressignifica e se recria a cultura herdada, reconstruindo-se as identidades culturais, em que se aprende a valorizar as raízes próprias das diferentes regiões do País.
4. No processo educacional, respeito aos valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a eles a liberdade da criação e o acesso às fontes de cultura.
a) 4 – 1 – 3 – 2.
b) 3 – 1 – 4 – 2.
c) 3 – 2 – 4 – 1.
d) 4 – 2 – 3 – 1.

O Plano Nacional de Educação (PNE) determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional e tem a vigência de 10 anos. O último plano nacional aprovado é composto por 20 metas, que se desdobram em estratégias.
NÃO corresponde a uma das metas do último Plano Nacional de Educação:
►a) universalizar até 2016 toda a etapa da Educação Infantil, 0 a 3 anos (creche) e 4 e 5 anos (pré-escola).
b) oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender ao menos 25% dos alunos da educação básica.
c) elevar a taxa de alfabetização da população com 15 anos ou mais para 93,5% até 2015 e, até o final da vigência deste PNE, erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% a taxa de analfabetismo funcional.
d) formar, em nível de pós-graduação, 50% dos professores da Educação Básica, até o último ano de vigência desse PNE, e garantir a todos os profissionais da Educação Básica formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino.

O Plano Nacional de Educação (PNE) tem como objetivo, EXCETO:
a) a elevação global do nível de escolaridade da população.
b) a centralização da gestão do ensino público nos estabelecimentos oficiais.
c) a melhoria da qualidade do ensino em todos os níveis.
d) a redução das desigualdades sociais e regionais.

Considerando as determinações do Plano Nacional de Educação – PNE, aprovado em 25/06/2014, é correto afirmar que essa iniciativa
a) descumpre a proposta de revisão e adequação do Plano Municipal de Educação, considerando as determinações do documento nacional.
b) cumpre a proposta de manutenção do antigo Plano Municipal de Educação, considerando as determinações do documento nacional.
c) ignora a proposta de revisão e adequação do Plano Municipal de Educação.
d) cumpre a proposta de revisão e adequação do Plano Municipal Educação, mas extrapola o prazo estipulado pelo documento nacional.
e) cumpre a proposta de revisão e adequação do Plano Municipal de Educação, considerando o prazo estipulado pelo documento nacional.

A Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008, p.15) define o atendimento educacional especializado - AEE como função complementar e/ou suplementar à formação dos alunos, especificando que “o atendimento educacional especializado tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas”.
Esse atendimento constitui oferta
a) opcional pelos sistemas de ensino, cabendo à escola orientar a família e o aluno quanto à importância da participação nesse atendimento, prestado de forma complementar ou suplementar.
b) obrigatória pelos sistemas de ensino e opcional para a escola que deve oferecer em parceria com os órgãos responsáveis pelos serviços de saúde, trabalho, assistência e outros.
c) obrigatória pelos sistemas de ensino para apoiar o desenvolvimento dos alunos público-alvo da educação especial, nas etapas iniciais do Ensino fundamental e opcional quando o aluno atinge outros níveis de escolaridade.
d) obrigatória pelos sistemas de ensino para apoiar o desenvolvimento dos alunos público-alvo da educação especial, em todas as etapas, níveis e modalidades, ao longo de todo o processo de escolarização.
e) opcional e prestado de forma complementar ou suplementar à formação dos alunos no ensino regular, mas é obrigatório que conste da proposta pedagógica da escola.

Conforme o Plano Nacional da Educação, a finalidade de assegurar o cumprimento da meta prevista no inciso VI do artigo 214 da Constituição Federal, ou seja, aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto, será destinada à manutenção e ao desenvolvimento do ensino, em acréscimo aos recursos vinculados nos termos do art. 212 da Constituição Federal, além de outros recursos previstos em lei, a parcela da participação no resultado ou da compensação financeira pela:
a) exploração de petróleo e de gás natural, na forma de lei específica.
b) receita de dividendos da loteria federal e impostos estaduais.
c) exploração de bens de consumo extraídos da Caixa Federal.
d) receita de impostos arrecadados por meios de comunicação de massa.
e) exploração do gás natural e da borracha sintética, conforme lei específica.

O PNE prescreve, em sua meta nº 4, a universalização, para a população de quatro a dezessete anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados, propondo as seguintes estratégias, EXCETO:
(A) promover, no prazo de vigência do PNE, a universalização do atendimento escolar à demanda manifesta pelas famílias de crianças de 0 (zero) a 3 (três) anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
(B) implantar, ao longo do PNE, salas de recursos multifuncionais e fomentar a formação continuada de professores e professoras para o atendimento educacional especializado nas escolas urbanas, do campo, indígenas e de comunidades quilombolas.
(C) estimular a criação de centros multidisciplinares de apoio, pesquisa e assessoria, articulados com instituições acadêmicas e integrados por profissionais das áreas de saúde, assistência social, pedagogia e psicologia, para apoiar o trabalho dos professores.
(D) garantir a oferta de educação inclusiva, vedada a exclusão do ensino regular sob alegação de deficiência e promovida a articulação pedagógica entre o ensino regular e o atendimento educacional especializado.
(E) garantir atendimento educacional especializado em classes funcionais, escolas ou serviços especializados, públicos a todos (as) alunos (as) com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, matriculados na rede pública e particular, conforme necessidade identificada por meio de avaliação escolar.

São Diretrizes do PNE 2014-2024, exceto:
a) Promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental.
b) Erradicação do analfabetismo.
c) Superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação.
d) Valorização dos (as) profissionais da educação.
e) Promoção do princípio da gestão democrática da educação privada.

A meta 11 do Plano Nacional de Educação em vigência trata da educação profissional técnica de nível médio. NÃO é estratégia definida para alcance da citada meta:
a) Expandir as matrículas de educação profissional técnica de nível médio na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, levando em consideração a responsabilidade dos Institutos na ordenação territorial, sua vinculação com arranjos produtivos, sociais e culturais locais e regionais, bem como a interiorização da educação profissional.
b) Elevar em cinco anos a taxa de conclusão média dos cursos técnicos de nível médio na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para 100% (cem por cento) e elevar, nos cursos presenciais, a relação de alunos por professor para 50 (cinquenta).
c) Estimular a expansão do estágio na educação profissional técnica de nível médio e do ensino médio regular, preservando-se seu caráter pedagógico integrado ao itinerário formativo do aluno, visando à formação de qualificações próprias da atividade profissional, à contextualização curricular e ao desenvolvimento da juventude.
d) Reduzir as desigualdades étnico-raciais e regionais no acesso e permanência na educação profissional técnica de nível médio.

Marque a alternativa que NÃO corresponde diretamente ao PNE.
a) Erradicação do analfabetismo.
b) Melhoria da qualidade do ensino.
c) Plataforma Freire e portal do professor.
d) Promoção humanística, científica e tecnológica do País.

Marque a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a meta que se refere ao enunciado.
a) Universalizar, para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados.
b) Formar, em nível de pós-graduação, 50% (cinquenta por cento) dos professores da educação básica, até o último ano de vigência deste PNE, e garantir a todos(as) os(as) profissionais da educação básica formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino.
c) Elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% (cinquenta por cento) e a taxa líquida para 33% (trinta e três por cento) da população de 18 (dezoito) a 24 (vinte e quatro) anos, assegurada a qualidade da oferta e expansão para, pelo menos, 40% (quarenta por cento) das novas matrículas, no segmento público.
d) Elevar a qualidade da educação superior e ampliar a proporção de mestres e doutores do corpo docente em efetivo exercício no conjunto do sistema de educação superior para 75% (setenta e cinco por cento), sendo, do total, no mínimo, 35% (trinta e cinco por cento) doutores.

Assinale a alternativa que não se constitui em um objetivo do Plano Nacional de Educação, de duração decenal, previsto no Art. 214 da Constituição Federal de 1988:
A) Estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação, como proporção do produto interno bruto.
B) Erradicação do analfabetismo.
C) Formação para o trabalho.
D) O acesso a formação de nível superior a todos os brasileiros, com vagas disponíveis a todos.
E) Melhoria da qualidade do ensino.

Está correto o que se afirma em
I - Garantir o atendimento das necessidades específicas na educação especial, assegurado o sistema educacional inclusivo em todos os níveis, etapas e modalidades.
II - Assegurar a articulação das políticas educacionais com as demais políticas sociais.
III - Considerar especificamente as necessidades da população urbana, asseguradas a equidade educacional e a diversidade cultural.
IV - Promover a implementação das políticas educacionais com centralidade do poder público federal.
a) II e III, apenas
b) I e II, apenas.
c) I, III e IV, apenas
d) III e IV, apenas.

Acerca do PNE 2014/2024, assinale a alternativa correta.
a) Uma das metas do atual PNE é oferecer, no mínimo, dez porcento das matrículas de jovens e adultos de forma integrada à educação profissional.
b) Universalizar o atendimento escolar no ensino médio para a população de quinze a 24 anos de idade é uma das metas do atual PNE.
c) Garantir para toda a população com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado é um dos objetivos do atual PNE.
d) Oferecer educação em tempo integral em todas as escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, cinquenta porcento dos estudantes da educação básica é um dos objetivos do atual PNE.
e) Entre as estratégias para elevar a escolaridade da população brasileira, está a expansão da oferta gratuita de educação profissional técnica.

A erradicação do analfabetismo foi excluída do rol de metas do PNE, uma vez que tal problema foi recentemente extinguido da realidade brasileira.
c)Certo
e)Errado

A previsão de investimento na educação pública brasileira até o final do prazo de vigência do PNE é de, no máximo, 10% do produto interno bruto.
c)Certo
e)Errado

Sobre o Plano Nacional de Educação – PNE, aprovado pela Lei Nº 13.005/2014, é incorreto afirmar que:
A) uma de suas diretrizes é a promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental.
B) caberá unicamente aos municípios a elaboração de seus correspondentes planos de educação ou adequar os planos já aprovados em lei, em consonância com as diretrizes, metas e estratégias previstas nesse PNE, no prazo de 1 (um) ano contado da publicação desta Lei.
C) o Fórum Nacional de Educação tem também a atribuição de acompanhar a execução do PNE e o cumprimento de suas metas.
D) caberá aos gestores federais, estaduais, municipais e do Distrito Federal a adoção das medidas governamentais necessárias ao alcance das metas previstas nesse PNE.

Prévia do material em texto

Pedagogia Concursos 
COMO OBTER APROVAÇÃO 
 
A necessidade de um planejamento para os estudos é fundamental para obter êxito nos 
concursos, sei o quanto é difícil para passar nos principais concursos. 
Eu já passei por isso. E como eu consegui passar nos concursos? 
Digo aqui para vocês foi através de muito estudo, mas como assim? 
Foi com provas anteriores resolvendo-as uma por uma, portanto requer muito trabalho. 
Eu selecionei provas por assunto/ano a ano e comecei a estudar e assim chegou a minha 
aprovação. 
Neste volume consta uma bateria de 50 questões e gabarito sobre o PNE – PLANO 
NACIONAIS DA EDUCAÇÃO aplicadas nos concursos da Educação, ou seja, um só 
assunto. 
Num total de 40 temas que caem nos concursos da Educação - eu sei que na prova não 
caem os 40 temas - uma coisa lhes digo treinar com questões por assunto funciona, se 
comigo deu certo imagina com você. 
Por isso, foi criado o Pedagogia Concursos com a Missão de apoiar na aprovação em 
concursos os Professores que buscam Carreira Pública, e têm como objetivo transformar 
a vida das pessoas e provar que é possível mudarmos o País pela Educação. 
Se você tiver mais interesse envie as suas dúvidas responderei todas pessoalmente, 
segue nossos canais de comunicação: 
 
contato@pedagogiaconcursos.com 
https://www.facebook.com/pedagogiaconcursos 
https://www.facebook.com/groups/PedagogiaConcursos/ 
WhatsApp: (13) 99768-8286 
 
Sempre à sua disposição. 
 
Muito SUCESSO! 
 
Prof. Cristiano Pereira 
Pedagogia Concursos 
 
 
 
 
 
 
mailto:contato@pedagogiaconcursos.com
https://www.facebook.com/pedagogiaconcursos
https://www.facebook.com/groups/PedagogiaConcursos/
 
 
contato@pedagogiaconcursos.com Página 3 de 29 
 
Pedagogia Concursos PNE 
VOLUME 1 
01 - Com base em documentos legais que ordenam a Educação, numere a coluna da 
direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda. 
1. Educação básica, formada pela Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino 
Médio. 
2. Alfabetização de todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do 
Ensino Fundamental. 
3. A escola de Educação Básica como espaço em que se ressignifica e se recria a cultura 
herdada, reconstruindo-se as identidades culturais, em que se aprende a valorizar as 
raízes próprias das diferentes regiões do País. 
4. No processo educacional, respeito aos valores culturais, artísticos e históricos 
próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a eles a liberdade 
da criação e o acesso às fontes de cultura. 
 
( ) Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (2010). 
( ) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (n.º 9.394/96). 
( ) Estatuto da Criança e do Adolescente (1990). 
( ) Plano Nacional de Educação (2014). 
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima 
para baixo. 
a) 4 – 1 – 3 – 2. 
b) 3 – 1 – 4 – 2. 
c) 3 – 2 – 4 – 1. 
d) 4 – 2 – 3 – 1. 
Ano: 2016 Banca: NC-UFPR Órgão: Pref.Curitiba - PR Prova: Docente I 
 
02 - O Plano Nacional de Educação (PNE) determina diretrizes, metas e estratégias para 
a política educacional e tem a vigência de 10 anos. O último plano nacional aprovado 
é composto por 20 metas, que se desdobram em estratégias. NÃO corresponde a uma 
das metas do último Plano Nacional de Educação: 
a) universalizar até 2016 toda a etapa da Educação Infantil, 0 a 3 anos (creche) e 4 e 5 
anos (préescola). 
b) oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de 
forma a atender ao menos 25% dos alunos da educação básica. 
c) elevar a taxa de alfabetização da população com 15 anos ou mais para 93,5% até 2015 
e, até o final da vigência deste PNE, erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 
50% a taxa de analfabetismo funcional. 
d) formar, em nível de pós-graduação, 50% dos professores da Educação Básica, até o 
último ano de vigência desse PNE, e garantir a todos os profissionais da Educação Básica 
formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas 
e contextualizações dos sistemas de ensino. 
Ano: 2016 Banca: NC-UFPR Órgão: Pref.Curitiba - PR Prova: Docente I
 
 
contato@pedagogiaconcursos.com Página 4 de 29 
 
Pedagogia Concursos PNE 
VOLUME 1 
03 - O Plano Nacional de Educação (PNE) tem como objetivo, EXCETO: 
a) a elevação global do nível de escolaridade da população. 
b) a centralização da gestão do ensino público nos estabelecimentos oficiais. 
c) a melhoria da qualidade do ensino em todos os níveis. 
d) a redução das desigualdades sociais e regionais. 
Ano: 2015 Banca: EXATUS-PR Órgão: Prefeitura de Nova Friburgo - RJ Prova: Professor 
 
04 - Leia a notícia a seguir. 
 
Considerando as determinações do Plano Nacional de Educação – PNE, aprovado em 
25/06/2014, é correto afirmar que essa iniciativa 
a) descumpre a proposta de revisão e adequação do Plano Municipal de Educação, 
considerando as determinações do documento nacional. 
b) cumpre a proposta de manutenção do antigo Plano Municipal de Educação, 
considerando as determinações do documento nacional. 
c) ignora a proposta de revisão e adequação do Plano Municipal de Educação. 
d) cumpre a proposta de revisão e adequação do Plano Municipal Educação, mas 
extrapola o prazo estipulado pelo documento nacional. 
e) cumpre a proposta de revisão e adequação do Plano Municipal de Educação, 
considerando o prazo estipulado pelo documento nacional. 
Ano: 2015 Banca: FGV Órgão: Prefeitura de Cuiabá - MT Prova: Professor - Pedagogia 
 
 
 
contato@pedagogiaconcursos.com Página 5 de 29 
 
Pedagogia Concursos PNE 
VOLUME 1 
05 - A Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva 
(2008, p.15) define o atendimento educacional especializado - AEE como função 
complementar e/ou suplementar à formação dos alunos, especificando que “o 
atendimento educacional especializado tem como função identificar, elaborar e 
organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a 
plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas”. 
Esse atendimento constitui oferta 
a) opcional pelos sistemas de ensino, cabendo à escola orientar a família e o aluno 
quanto à importância da participação nesse atendimento, prestado de forma 
complementar ou suplementar. 
b) obrigatória pelos sistemas de ensino e opcional para a escola que deve oferecer em 
parceria com os órgãos responsáveis pelos serviços de saúde, trabalho, assistência e 
outros. 
c) obrigatória pelos sistemas de ensino para apoiar o desenvolvimento dos alunos 
público-alvo da educação especial, nas etapas iniciais do Ensino fundamental e opcional 
quando o aluno atinge outros níveis de escolaridade. 
d) obrigatória pelos sistemas de ensino para apoiar o desenvolvimento dos alunos 
público-alvo da educação especial, em todas as etapas, níveis e modalidades, ao longo 
de todo o processo de escolarização. 
e) opcional e prestado de forma complementar ou suplementar à formação dos alunos 
no ensino regular, mas é obrigatório que conste da proposta pedagógica da escola. 
Ano: 2015 Banca: NUCEPE Órgão: SEDUC-PI Prova: Professor 
 
06 - Conforme o Plano Nacional da Educação, a finalidade de assegurar o cumprimento 
da meta prevista no inciso VI do artigo 214 da Constituição Federal, ou seja, aplicação 
de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto, será 
destinada à manutenção e ao desenvolvimento do ensino, em acréscimo aos recursos 
vinculados nos termos do art. 212 da Constituição Federal, além de outros recursos 
previstos em lei, a parcela da participação no resultado ou da compensação financeira 
pela: 
a) exploração de petróleo e de gás natural, na forma de lei específica. 
b) receita de dividendos da loteria federal e impostos estaduais. 
c) exploração de bens de consumo extraídos da Caixa Federal.d) receita de impostos arrecadados por meios de comunicação de massa. 
e) exploração do gás natural e da borracha sintética, conforme lei específica 
Ano: 2015 Banca: BIO-RIO Órgão: IF-RJ Prova: Pedagogo 
 
 
 
 
 
 
contato@pedagogiaconcursos.com Página 6 de 29 
 
Pedagogia Concursos PNE 
VOLUME 1 
07 - O Plano Nacional de Educação propõe universalizar, até 2016, o atendimento 
escolar para toda a população de 15 (quinze) a 17 (dezessete) anos e elevar, até o final 
do período de vigência deste PNE, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para: 
a) 50%. 
b) 90%. 
c) 75%. 
d) 100%. 
e) 85%. 
Ano: 2015 Banca: BIO-RIO Órgão: IF-RJ Prova: Pedagogo 
 
08 - O art. 214 da Constituição Federativa do Brasil preconiza que a lei estabelecerá o 
plano nacional de educação, de duração decenal, com o objetivo de articular o sistema 
nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas 
e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do 
ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas 
dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam a, EXCETO: 
a) erradicação do analfabetismo. 
b) universalização do atendimento escolar. 
c) formação para o trabalho técnico como agente educador. 
d) promoção humanística, científica e tecnológica do país. 
e) estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como 
proporção do produto interno bruto 
Ano: 2015 Banca: BIO-RIO Órgão: IF-RJ Prova: Pedagogo 
 
 
 
contato@pedagogiaconcursos.com Página 7 de 29 
 
Pedagogia Concursos PNE 
VOLUME 1 
09 - O PNE prescreve, em sua meta nº 4, a universalização, para a população de quatro 
a dezessete anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas 
habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento 
educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a 
garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, 
classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados, propondo as 
seguintes estratégias, EXCETO: 
a) promover, no prazo de vigência do PNE, a universalização do atendimento escolar à 
demanda manifesta pelas famílias de crianças de 0 (zero) a 3 (três) anos com deficiência, 
transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. 
b) implantar, ao longo do PNE, salas de recursos multifuncionais e fomentar a formação 
continuada de professores e professoras para o atendimento educacional especializado 
nas escolas urbanas, do campo, indígenas e de comunidades quilombolas. 
c) estimular a criação de centros multidisciplinares de apoio, pesquisa e assessoria, 
articulados com instituições acadêmicas e integrados por profissionais das áreas de 
saúde, assistência social, pedagogia e psicologia, para apoiar o trabalho dos professores. 
d) garantir a oferta de educação inclusiva, vedada a exclusão do ensino regular sob 
alegação de deficiência e promovida a articulação pedagógica entre o ensino regular e 
o atendimento educacional especializado. 
e) garantir atendimento educacional especializado em classes funcionais, escolas ou 
serviços especializados, públicos a todos (as) alunos (as) com deficiência, transtornos 
globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, matriculados na rede 
pública e particular, conforme necessidade identificada por meio de avaliação escolar. 
Ano: 2015 Banca: BIO-RIO Órgão: IF-RJ Prova: Pedagogo 
 
 
contato@pedagogiaconcursos.com Página 8 de 29 
 
Pedagogia Concursos PNE 
VOLUME 1 
10 - Entre as metas do Plano Nacional de Educação, a seguinte se destaca por sua 
premência: 
a) oferecer vagas para toda a população de zero a 2 anos em instituições públicas de 
ensino até o ano 2016. 
b) erradicar o analfabetismo vigente em todo o país até 2016, mediante a instalação de 
centros comunitários de educação. 
c) instituir um plano emergencial até 2016 para atender à população de baixa renda, 
existente nas grandes cidades brasileiras, com instalação de classes multisseriadas, 
visando a erradicar o analfabetismo. 
d) universalizar até 2016 o atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos 
e elevar até o final do período de vigência do PNE a taxa líquida de matrículas no ensino 
médio para 85%. 
e) atingir a meta de zero criança fora da escola até 2016, com a implantação de escolas 
comunitárias em todo o território nacional. 
Ano: 2015 Banca: BIO-RIO Órgão: IF-RJ Prova: Pedagogo 
 
11 - São Diretrizes do PNE 2014-2024, exceto: 
a) Promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade e à 
sustentabilidade socioambiental. 
b) Erradicação do analfabetismo. 
c) Superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e 
na erradicação de todas as formas de discriminação. 
d) Valorização dos (as) profissionais da educação. 
e) Promoção do princípio da gestão democrática da educação privada. 
Ano: 2015 Banca: ACAFE Órgão: SED-SC Prova: Professor 
 
 
contato@pedagogiaconcursos.com Página 9 de 29 
 
Pedagogia Concursos PNE 
VOLUME 1 
12 - A meta 11 do Plano Nacional de Educação em vigência trata da educação 
profissional técnica de nível médio. NÃO é estratégia definida para alcance da citada 
meta: 
a) Expandir as matrículas de educação profissional técnica de nível médio na Rede 
Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, levando em consideração a 
responsabilidade dos Institutos na ordenação territorial, sua vinculação com arranjos 
produtivos, sociais e culturais locais e regionais, bem como a interiorização da educação 
profissional. 
b) Elevar em cinco anos a taxa de conclusão média dos cursos técnicos de nível médio 
na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para 100% (cem por 
cento) e elevar, nos cursos presenciais, a relação de alunos por professor para 50 
(cinquenta). 
c) Estimular a expansão do estágio na educação profissional técnica de nível médio e do 
ensino médio regular, preservando-se seu caráter pedagógico integrado ao itinerário 
formativo do aluno, visando à formação de qualificações próprias da atividade 
profissional, à contextualização curricular e ao desenvolvimento da juventude. 
d) Reduzir as desigualdades étnico-raciais e regionais no acesso e permanência na 
educação profissional técnica de nível médio, inclusive mediante a adoção de políticas 
afirmativas, na forma da lei. 
Ano: 2015 Banca: UFMT Órgão: IF-MT Prova: Professor - Educação Física 
 
13 - A Constituição Federal de 1988, em seu Art. 214, define que a lei estabelecerá o 
Plano Nacional de Educação (PNE), de duração plurianual, visando à articulação e ao 
desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis e à integração das ações do Poder 
Público. Marque a alternativa que NÃO corresponde diretamente ao PNE. 
a) Erradicação do analfabetismo. 
b) Melhoria da qualidade do ensino. 
c) Plataforma Freire e portal do professor. 
d) Promoção humanística, científica e tecnológica do País. 
Ano: 2015 Banca: IMPARH Órgão: Prefeitura de Fortaleza - CE Prova: Professor - Pedagogia 
 
 
contato@pedagogiaconcursos.com Página 10 de 29 
 
Pedagogia Concursos PNE 
VOLUME 1 
14 - Os professores, força motriz de todo o processo educacional, foram 
contemplados, por força de lei, com o Piso Salarial Profissional Nacional, infelizmente, 
contestado judicialmente por alguns governadores. Observe o diálogo abaixo: 
 
Recentemente foi aprovado um documento legal que aponta para a necessidade de 
fazermos justiça aos profissionais da educação, definindo com clareza e objetividade 
a meta que trata da valorização profissional, de forma que assegure formação e salário 
digno, tornando a carreira do magistério atrativa. Estamos falando de qual 
documento? 
a) Plano Estadual de Valorizaçãodo Magistério. 
b) Plano Nacional de Valorização Docente. 
c) Plano Nacional de Educação. 
d) Plano de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 
Ano: 2015 Banca: IMPARH Órgão: Prefeitura de Fortaleza - CE Prova: Professor - Pedagogia 
 
 
contato@pedagogiaconcursos.com Página 11 de 29 
 
Pedagogia Concursos PNE 
VOLUME 1 
15 - O Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado em 2014, traz um conjunto de 
metas que dizem respeito especificamente à redução das desigualdades e à 
valorização da diversidade, caminhos imprescindíveis para a equidade. Marque a 
alternativa que apresenta CORRETAMENTE a meta que se refere ao enunciado. 
a) Universalizar, para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos com deficiência, 
transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso 
à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na 
rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de 
recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou 
conveniados. 
b) Formar, em nível de pós-graduação, 50% (cinquenta por cento) dos professores da 
educação básica, até o último ano de vigência deste PNE, e garantir a todos(as) os(as) 
profissionais da educação básica formação continuada em sua área de atuação, 
considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino. 
c) Elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% (cinquenta por cento) 
e a taxa líquida para 33% (trinta e três por cento) da população de 18 (dezoito) a 24 
(vinte e quatro) anos, assegurada a qualidade da oferta e expansão para, pelo menos, 
40% (quarenta por cento) das novas matrículas, no segmento público. 
d) Elevar a qualidade da educação superior e ampliar a proporção de mestres e doutores 
do corpo docente em efetivo exercício no conjunto do sistema de educação superior 
para 75% (setenta e cinco por cento), sendo, do total, no mínimo, 35% (trinta e cinco 
por cento) doutores. 
Ano: 2015 Banca: IMPARH Órgão: Prefeitura de Fortaleza - CE Prova: Professor - Pedagogia 
 
16 - O Plano Nacional de Educação (2014-2024) define vinte metas que visam a 
garantia do direito à Educação Básica com Qualidade. Uma destas metas é 
a) elevar as taxas de alfabetização até 2018. 
b) alfabetizar todas as crianças no 2º. ano do ensino fundamental. 
c) universalizar a alfabetização até 2020. 
d) alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do ensino fundamental. 
e) oferecer alfabetização em tempo integral até 2018. 
Ano: 2015 Banca: CEPS-UFPA Órgão: UFPA Prova: Pedagogo 
 
 
contato@pedagogiaconcursos.com Página 12 de 29 
 
Pedagogia Concursos PNE 
VOLUME 1 
17 - No âmbito dos sistemas de ensino, a Resolução CD/FNDE nº 18, de 21 de maio de 
2013, destina recursos financeiros para escolas públicas municipais, estaduais e 
distritais que possuam alunos matriculados na Educação Básica, para favorecer: 
a) a melhoria da qualidade de ensino e a promoção da sustentabilidade socioambiental 
nas unidades escolares. 
b) a formação para a cidadania ambiental e a promoção de políticas educacionais 
relacionadas à inclusão social. 
c) a inclusão social, a formação para a cidadania e o desenvolvimento sustentável. 
d) o desenvolvimento sustentável, com ações de inclusão e formação de professores. 
e) a incorporação da educação ambiental nas unidades escolares e a promoção da 
educação para a diversidade. 
Ano: 2015 Banca: NC-UFPR Órgão: ITAIPU BINACIONAL Prova: Pedagogo 
 
18 - Assinale a alternativa que não se constitui em um objetivo do Plano Nacional de 
Educação, de duração decenal, previsto no Art. 214 da Constituição Federal de 1988: 
a) Estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação, como 
proporção do produto interno bruto. 
b) Erradicação do analfabetismo. 
c) Formação para o trabalho. 
d) O acesso a formação de nível superior a todos os brasileiros, com vagas disponíveis a 
todos. 
e) Melhoria da qualidade do ensino. 
Ano: 2015 Banca: IF-TO Órgão: IF-TO Prova: Enfermeiro do Trabalho 
 
19 - O Plano Nacional de Educação (PNE) vigente foi criado com o objetivo de articular 
o sistema nacional de educação em regime de colaboração. Busca também definir 
diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a 
manutenção e o desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e 
modalidades. Sobre as metas estabelecidas no plano, considere: 
 I - Erradicação do analfabetismo e universalização do atendimento escolar. 
II - Melhoria da qualidade do ensino e formação para o trabalho. 
III - Promoção técnica instrumental, com base no desenvolvimento científico e 
tecnológico dos países do primeiro mundo. 
IV - Estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como 
proporção do produto interno bruto. 
São metas do PNE: 
a) I e II, apenas. 
b) III e IV, apenas. 
c) II, III e IV, apenas. 
d) I, II e IV, apenas. 
Ano: 2015 Banca: UFMT Órgão: DETRAN-MT Prova: Pedagogo 
 
 
 
contato@pedagogiaconcursos.com Página 13 de 29 
 
Pedagogia Concursos PNE 
VOLUME 1 
20 - Consta no Plano Nacional de Educação (PNE) em vigência, que os Estados, o 
Distrito Federal e os Municípios deverão elaborar seus correspondentes planos de 
educação, ou adequar os planos já aprovados em lei, em consonância com as 
diretrizes, metas e estratégias previstas no referido documento, no prazo de 1 (um) 
ano contado da data de sua publicação. Nessa perspectiva, em relação às estratégias 
que os entes federados estabelecerão nos respectivos planos de educação, analise: 
 I - Garantir o atendimento das necessidades específicas na educação especial, 
assegurado o sistema educacional inclusivo em todos os níveis, etapas e modalidades. 
II - Assegurar a articulação das políticas educacionais com as demais políticas sociais. 
III - Considerar especificamente as necessidades da população urbana, asseguradas a 
equidade educacional e a diversidade cultural. 
IV - Promover a implementação das políticas educacionais com centralidade do poder 
público federal. 
Está correto o que se afirma em 
a) II e III, apenas 
b) I e II, apenas. 
c) I, III e IV, apenas 
d) III e IV, apenas. 
Ano: 2015 Banca: UFMT Órgão: DETRAN-MT Prova: Pedagogo 
 
21 - Acerca do PNE 2014/2024, assinale a alternativa correta. 
a) Uma das metas do atual PNE é oferecer, no mínimo, dez porcento das matrículas de 
jovens e adultos de forma integrada à educação profissional. 
b) Universalizar o atendimento escolar no ensino médio para a população de quinze a 
24 anos de idade é uma das metas do atual PNE. 
c) Garantir para toda a população com deficiência, transtornos globais do 
desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação o acesso à educação básica e ao 
atendimento educacional especializado é um dos objetivos do atual PNE. 
d) Oferecer educação em tempo integral em todas as escolas públicas, de forma a 
atender, pelo menos, cinquenta porcento dos estudantes da educação básica é um dos 
objetivos do atual PNE. 
e) Entre as estratégias para elevar a escolaridade da população brasileira, está a 
expansão da oferta gratuita de educação profissional técnica. 
Ano: 2016 Banca: FUNIVERSA Órgão: IF-AP Prova: Técnico em Assuntos Educacionais 
 
 
contato@pedagogiaconcursos.com Página 14 de 29 
 
Pedagogia Concursos PNE 
VOLUME 1 
22 - Acerca dos princípios norteadores da Educação Básica, o PNEDH aponta que: 
a) Deve-se garantir o acesso e a permanência, principalmente das crianças da Educação 
infantil. 
b) Cabe à escola oferecer condições para que o deficiente seja matriculado em salas 
específicas para que não seja discriminado. 
c) A prioridade do acesso e permanência na Educação Básica é do Ensino Fundamental. 
d) As condições de acesso, permanência e conclusão devem ser garantidas a todos(as) 
na educaçãoinfantil, ensino fundamental e médio. 
e) A prioridade do acesso e conclusão deve ser dada aos estudantes do ensino médio 
para que estes ingressem na universidade e se sintam incluídos socialmente. 
Ano: 2016 Banca: IDHTEC Órgão: Prefeitura de Itaquitinga - PE Prova: Pedagogo 
 
23 - A Lei Federal nº 13.005, de 25 de junho de 2014, aprova o Plano Nacional de 
Educação (PNE) e dá outras providências. Sobre o PNE, assinale a alternativa 
INCORRETA. 
a) Os entes federados devem estabelecer, nos respectivos planos de educação, 
estratégias que assegurem a articulação das políticas educacionais com as demais 
políticas sociais, particularmente as culturais. 
b) Deve-se fomentar a oferta de educação superior pública e gratuita, prioritariamente, 
para a formação de professores e professoras da Educação Básica, sobretudo nas áreas 
de Ciências e Matemática, bem como atender ao déficit de profissionais em áreas 
específicas. 
c) O Plano Nacional de Educação tem duração prevista de vinte anos. 
d) Uma das diretrizes do PNE é a superação das desigualdades educacionais, com ênfase 
na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação. 
e) Deve-se otimizar a capacidade instalada da estrutura física e de recursos humanos 
das instituições públicas de Educação Superior, mediante ações planejadas e 
coordenadas, de forma a ampliar e a interiorizar o acesso à graduação. 
Ano: 2016 Banca: PR-4 UFRJ Órgão: UFRJ Prova: Pedagogo 
 
 
contato@pedagogiaconcursos.com Página 15 de 29 
 
Pedagogia Concursos PNE 
VOLUME 1 
24 - O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH), apoiado em 
documentos nacionais e internacionais, foi lançado em 2003. No que concerne à 
Educação Básica, o PNEDH indica a necessidade de uma ação pedagógica 
conscientizadora e libertadora voltada para: 
a) A construção de indivíduos autônomos, a meritocracia e a valorização das 
individualidades. 
b) O respeito e valorização da diversidade, os conceitos de sustentabilidade e a 
formação da cidadania ativa. 
c) O acúmulo dos conteúdos historicamente construídos, a valorização docente e as 
redes individuais. 
d) A valorização das maiorias e políticas compensatórias para as minorias. e) A 
valorização dos grupos minoritários e a criação de espaços específicos para atender os 
excluídos socialmente. 
Ano: 2016 Banca: IDHTEC Órgão: Prefeitura de Itaquitinga - PE Prova: Pedagogo 
 
25 - No que se refere ao Plano Nacional de Educação (PNE), julgue o seguinte item. A 
erradicação do analfabetismo foi excluída do rol de metas do PNE, uma vez que tal 
problema foi recentemente extinguido da realidade brasileira. 
c)Certo 
e)Errado 
Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: TCE-PA Prova: Auditor de Controle Externo - Pedagogia 
 
26 - No que se refere ao disposto no Plano Nacional de Educação 2014-2024 (PNE), 
julgue o item a seguir. A previsão de investimento na educação pública brasileira até 
o final do prazo de vigência do PNE é de, no máximo, 10% do produto interno bruto. 
c)Certo 
e)Errado 
Ano: 2017 Banca: CESPE Órgão: SEDF Prova: Tecnologia da Informação 
 
27 - Sobre o Plano Nacional de Educação – PNE, aprovado pela Lei Nº 13.005/2014, é 
incorreto afirmar que: 
a) uma de suas diretrizes é a promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, 
à diversidade e à sustentabilidade socioambiental. 
b) caberá unicamente aos municípios a elaboração de seus correspondentes planos de 
educação ou adequar os planos já aprovados em lei, em consonância com as diretrizes, 
metas e estratégias previstas nesse PNE, no prazo de 1 (um) ano contado da publicação 
desta Lei. 
c) o Fórum Nacional de Educação tem também a atribuição de acompanhar a execução 
do PNE e o cumprimento de suas metas. 
d) caberá aos gestores federais, estaduais, municipais e do Distrito Federal a adoção das 
medidas governamentais necessárias ao alcance das metas previstas nesse PNE. 
Ano: 2017 Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos) Órgão: UFVJM-MG Prova: Pedagogo
 
 
contato@pedagogiaconcursos.com Página 16 de 29 
 
Pedagogia Concursos PNE 
VOLUME 1 
28 - A Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, aprova o Plano Nacional de Educação 
(PNE), que apresenta metas estruturantes para a garantia do direito à educação básica 
com qualidade, que dizem respeito ao acesso, à universalização da alfabetização e à 
ampliação da escolaridade e das oportunidades educacionais. Nesse sentido, assinale 
a alternativa que apresenta a meta 9 do PNE. 
a) Elevar a taxa de alfabetização da população com 15 anos ou mais para 50% até 2015 
e, até o final da vigência deste PNE, elevar a taxa de alfabetização para 90%. 
b) Elevar a taxa de alfabetização da população com 15 anos ou mais para 75% até 2016, 
e, até o final da vigência do PNE, erradicar o analfabetismo absoluto e funcional. 
c) Elevar a taxa de alfabetização da população com 15 anos ou mais para 95% até 2015 
e, até o final da vigência do PNE, erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 60% 
o analfabetismo funcional. 
d) Universalizar a alfabetização para toda a população, erradicando, assim, o 
analfabetismo absoluto e o analfabetismo funcional. 
e) Elevar a taxa de alfabetização da população com 15 anos ou mais para 93,5% até 2015 
e, até o final da vigência deste PNE, erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 
50% a taxa de analfabetismo funcional. 
Ano: 2016 Banca: PR-4 UFRJ Órgão: UFRJ Prova: Pedagogo 
 
29 - No que se refere ao Plano Nacional de Educação (PNE), julgue o seguinte item. 
Constitui meta do PNE a garantia de sistema educacional inclusivo, preferencialmente 
na rede regular de ensino, a toda a população que, com idade entre quatro e dezessete 
anos, tenha deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades ou 
superdotação. 
c)Certo 
e)Errado 
Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: TCE-PA Prova: Auditor de Controle Externo - Pedagogia 
 
 
 
contato@pedagogiaconcursos.com Página 17 de 29 
 
Pedagogia Concursos PNE 
VOLUME 1 
30 - O Plano Nacional de Educação (PNE) determina diretrizes, metas e estratégias para 
a política educacional e tem a vigência de 10 anos. O último plano nacional aprovado 
é composto por 20 metas, que se desdobram em estratégias. NÃO corresponde a uma 
das metas do último Plano Nacional de Educação: 
a) universalizar até 2016 toda a etapa da Educação Infantil, 0 a 3 anos (creche) e 4 e 5 
anos (pré-escola). 
b) oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de 
forma a atender ao menos 25% dos alunos da educação básica. 
c) elevar a taxa de alfabetização da população com 15 anos ou mais para 93,5% até 2015 
e, até o final da vigência deste PNE, erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 
50% a taxa de analfabetismo funcional. 
d) formar, em nível de pós-graduação, 50% dos professores da Educação Básica, até o 
último ano de vigência desse PNE, e garantir a todos os profissionais da Educação Básica 
formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas 
e contextualizações dos sistemas de ensino. 
Ano: 2016 Banca: NC-UFPR Órgão: Prefeitura de Curitiba - PR Prova: Docente I 
 
31 - Sobre as estratégias, definidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE), que visam 
assegurar que todos os professores da educação básica possuam formação específica 
de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que 
atuam, assinale a afirmativa INCORRETA. 
a) Ampliar programa permanente de iniciação à docência a estudantes matriculados em 
cursos de licenciatura, a fim de aprimorar a formação de profissionais para atuar no 
magistério da educação básica. 
b) Promover, exclusivamente, a formação continuada em nível de pós-graduação Lato 
Sensu dos Técnicos administrativos e Técnicos em Assuntos Educacionais nas 
instituições de ensino superior, tendo em vista que os mesmos não desenvolvem ações 
de pesquisa.c) Implementar programas específicos para formação de profissionais da educação para 
as escolas do campo e de comunidades indígenas e quilombolas e para a educação 
especial. 
d) Implementar cursos e programas especiais para assegurar formação específica na 
educação superior, nas respectivas áreas de atuação, aos docentes com formação de 
nível médio na modalidade normal, não licenciados ou licenciados em área diversa da 
de atuação docente, em efetivo exercício. 
Ano: 2017 Banca: UFMT Órgão: UFSBA Prova: Técnico em Assuntos Educacionais 
 
 
contato@pedagogiaconcursos.com Página 18 de 29 
 
Pedagogia Concursos PNE 
VOLUME 1 
32 - A Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação 
(PNE) e dá outras providências, garante o atendimento das necessidades específicas 
na educação especial, assegurando o sistema educacional inclusivo para: 
a) somente para a Educação Básica. 
b) todos os níveis, etapas e modalidades. 
c) somente para o Ensino Fundamental. d) para o Ensino Fundamental e Ensino Médio. 
e) para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. 
Ano: 2016 Banca: PR-4 UFRJ Órgão: UFRJ Prova: Pedagogo 
 
33 - No que se refere ao Plano Nacional de Educação (PNE), julgue o seguinte item. A 
promoção humanística e cultural, em detrimento da promoção científica e 
tecnológica, é a diretriz que orienta as metas e estratégias referentes à qualidade da 
educação básica brasileira. 
c)Certo 
e)Errado 
Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: TCE-PA Prova: Auditor de Controle Externo - Pedagogia 
 
34 - Ao planejar ações para a ampliação da oferta de cursos de uma Instituição de 
Ensino Superior, um técnico em assuntos educacionais constata que o Plano Nacional 
de Educação (PNE) busca fomentar a oferta de educação superior pública e gratuita 
prioritariamente para a formação de professores para a educação básica, sobretudo 
nas áreas de Ciências e Matemática, bem como para atender ao défice de profissionais 
em áreas específicas. Considerando o exposto, essa ação do PNE consiste em um(a) 
a) meta. 
b) etapa. 
c) diretriz. 
d) objetivo. 
e) estratégia. 
Ano: 2016 Banca: COPEVE-UFAL Órgão: UFALProva: Técnico em Assuntos Educacionais 
 
35 - O documento que institui o Plano Nacional de Educação (PNE) contém metas que 
são orientadas para enfrentar as barreiras para o acesso e a permanência, as 
desigualdades educacionais em cada território, com foco nas especificidades de sua 
população, a formação para o trabalho, identificando as potencialidades das 
dinâmicas locais, e o exercício da cidadania. Nessa perspectiva, julgue o item a seguir. 
Quanto à ampliação da escolaridade e das oportunidades educacionais, o PNE 
estabelece a meta de duplicar as matrículas da Educação Profissional Técnica de Nível 
Médio, assegurando a qualidade da oferta e 100% (cem porcento) da expansão no 
segmento público. 
c)Certo 
e)Errado 
Ano: 2017 Banca: Quadrix Órgão: SEDF Prova: Professor 
 
 
contato@pedagogiaconcursos.com Página 19 de 29 
 
Pedagogia Concursos PNE 
VOLUME 1 
36 - “O grande avanço que a década da educação deveria produzir seria a construção 
de uma escola inclusiva que garanta o atendimento à diversidade humana. Ao 
estabelecer objetivos e metas para que os sistemas de ensino favoreçam o 
atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos, aponta um déficit 
referente à oferta de matrículas para alunos com deficiência nas classes comuns do 
ensino regular, à formação docente, à acessibilidade física e ao atendimento 
educacional especializado.” Estamos falando de qual grande documento da Educação? 
a) Plano Nacional de Educação – PNE, Lei nº 10.172/2001. 
b) Estatuto da Criança e do Adolescente. 
c) Convenção da Guatemala. 
d) Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. 
e) Declaração de Salamanca. 
Ano: 2017 Banca: Big Advice Órgão: Pref. Martinópolis - SP Prova: Professor - Educação Especial 
 
37 - Segundo a lei que instituiu o Plano Nacional de Educação (PNE Lei 13.005/2014), 
são diretrizes do mesmo: 
I- Erradicação do analfabetismo. 
II- Universalização do atendimento escolar. 
III- Superação das desigualdades sociais e de todas as formas de injustiça. 
IV- Melhoria da qualidade da educação. 
V- Promoção do princípio de gestão gerencial da educação pública. 
São corretas as afirmativas: 
a) II, III e IV. 
b) I, III e V. 
c) II, IV e V. 
d) III, IV e V 
e) I, II e IV. 
Ano: 2016 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: Auxiliar de Administração 
 
38 - Além das fontes de financiamento já estabelecidas na Constituição da República 
de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN – Lei nº 
9.394/1996), o Plano Nacional de Educação – PNE (2014-2024) definiu em acréscimo à 
manutenção e desenvolvimento do ensino os recursos oriundos 
a) do Fundo Social do Pré-Sal e da produção de etanol. 
b) da parcela da participação no resultado ou da compensação financeira pela 
exploração de petróleo e de gás natural. 
c) dos royalties e recursos oriundos da exploração de gás mineral e hidrocarbonetos 
fluidos. 
d) dos 10% da receita corrente líquida da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos 
Municípios. 
Ano: 2017 Banca: UFMT Órgão: UFSBA Prova: Técnico em Assuntos Educacionais
 
 
contato@pedagogiaconcursos.com Página 20 de 29 
 
Pedagogia Concursos PNE 
VOLUME 1 
39 - No que se refere ao disposto no Plano Nacional de Educação 2014-2024 (PNE), 
julgue o item a seguir. No caso de o DF não conseguir investir o valor do custo aluno 
qualidade (CAQ), na forma da lei, competirá à União a responsabilidade pela 
complementação dos recursos financeiros necessários. 
c)Certo 
e)Errado 
Ano: 2017 Banca: CESPE Órgão: SEDF Prova: Tecnologia da Informação 
 
40 - No que se refere ao disposto no Plano Nacional de Educação 2014-2024 (PNE), 
julgue o item a seguir. Audiências públicas, portais eletrônicos e capacitação dos 
membros do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB são 
instrumentos de garantia de maior transparência e controle social à aplicação dos 
recursos públicos em educação. 
c)Certo 
e)Errado 
Ano: 2017 Banca: CESPE Órgão: SEDF Prova: Tecnologia da Informação 
 
41 - No que se refere ao disposto no Plano Nacional de Educação 2014-2024 (PNE), 
julgue o item a seguir. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio 
Teixeira (INEP) é o órgão responsável pelo acompanhamento regular dos 
investimentos e custos por aluno da educação básica e superior pública em todas as 
suas etapas e modalidades. 
c)Certo 
e)Errado 
Ano: 2017 Banca: CESPE Órgão: SEDF Prova: Tecnologia da Informação 
 
42 - No que se refere ao disposto no Plano Nacional de Educação 2014-2024 (PNE), 
julgue o item a seguir. O custo aluno qualidade (CAQ), referenciado no conjunto de 
padrões mínimos estabelecidos na legislação educacional, é o parâmetro de referência 
para o financiamento apenas da educação infantil e do ensino fundamental. 
c)Certo 
e)Errado 
Ano: 2017 Banca: CESPE Órgão: SEDF Prova: Tecnologia da Informaçã 
 
 
contato@pedagogiaconcursos.com Página 21 de 29 
 
Pedagogia Concursos PNE 
VOLUME 1 
43 - Sobre o Plano Nacional de Educação (PNE – Lei nº 13.005/2014), marque V para 
as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. 
( ) Fixou meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do PIB e 
determinou sua avaliação no quinto ano de vigência do plano. 
( ) Determinou que a União deverá promover a realização de pelo menos duas 
Conferências Nacionais de Educação ao longo do decênio. 
( ) Determinou a implantação do Custo Aluno Qualidade Inicial (CAQi) no prazo de 3 
(três) anos a partir da vigência do PNE. 
( ) Incumbiu aos gestores federais, estaduais, municipais e do Distrito Federal a adoção 
das medidas governamentais que forem necessárias para o alcance das suas metas. 
Assinale a sequênciacorreta. 
a) V, F, V, F 
b) F, V, V, F 
c) V, V, V, V 
d) F, V, F, V 
Ano: 2017 Banca: UFMT Órgão: UFSBA Prova: Técnico em Assuntos Educacionais 
 
44 - Quanto ao Plano Nacional de Educação, é correto afirmar: 
a) Trata-se de lei que define metas e estratégias para o desenvolvimento da educação 
nacional, com vigência de 20 anos. 
b) A cada cinco anos, ao longo do período de vigência do plano, o Instituto Nacional de 
Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira publicará estudos para aferir a evolução no 
cumprimento das metas estabelecidas. 
c) Institui o Sistema Nacional de Educação, responsável pela articulação entre os 
sistemas de ensino. 
d) Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios devem elaborar seus correspondentes 
planos de educação ou adequar os já existentes, em consonância com as diretrizes, 
metas e estratégias previstas no PNE, no prazo de até quatro anos da publicação da lei. 
e) A meta progressiva do investimento público em educação será avaliada no quarto ano 
de vigência do PNE e poderá ser ampliada por meio de lei para atender às necessidades 
financeiras do cumprimento das demais metas. 
Ano: 2017 Banca: NC-UFPR Órgão: UFPR Prova: Técnico em Assuntos Educacionais 
 
 
contato@pedagogiaconcursos.com Página 22 de 29 
 
Pedagogia Concursos PNE 
VOLUME 1 
45 - A Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, aprova o Plano Nacional de Educação 
(PNE) e dá outras providências. Com relação a esse plano, analise as sentenças abaixo: 
I) A execução do PNE e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento 
contínuo e de avaliações periódicas, realizados pelas secretarias de educação estaduais 
e municipais. 
II) O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, coordenado pela União, em 
colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, constituirá fonte de 
informação para a avaliação da qualidade da educação básica e para a orientação das 
políticas públicas desse nível de ensino. 
III) A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios atuarão em regime de 
colaboração, visando ao alcance das metas e à implementação das estratégias objeto 
deste Plano. 
IV) Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão elaborar seus 
correspondentes planos de educação, ou adequar os planos já aprovados em lei, sem 
articulação com as diretrizes, metas e estratégias previstas neste PNE, no prazo de 1 
(um) ano contado da publicação desta Lei. 
V) Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão aprovar leis específicas para 
os seus sistemas de ensino, disciplinando a gestão democrática da educação pública nos 
respectivos âmbitos de atuação. 
Assinale a alternativa que apresenta as sentenças CORRETAS. 
a) I, III e IV 
b) II, III e V 
c) III e IV 
d) I, II eVI 
e) I, II e 
Ano: 2016 Banca: IFB Órgão: IFB Prova: Técnico em Assuntos Educacionais 
 
 
contato@pedagogiaconcursos.com Página 23 de 29 
 
Pedagogia Concursos PNE 
VOLUME 1 
46 - Em relação ao Plano Nacional da Educação (PNE), observa-se que a própria 
Constituição Federal de 1988 define os papéis de cada ente federativo no cenário da 
garantia do direito à educação. Em resumo: 
“À União cabe organizar o sistema federal de ensino, financiar as instituições de ensino 
federais e exercer, em matéria educacional, função redistributiva e supletiva, para 
garantir equalização de oportunidades educacionais e padrão mínimo de qualidade do 
ensino mediante assistência técnica e financeira aos estados, ao Distrito Federal e aos 
municípios. Os municípios devem atuar prioritariamente no ensino fundamental e na 
educação infantil; os estados e o Distrito Federal, prioritariamente nos ensinos 
fundamental e médio (Constituição Federal, art. 211, §§ 1º, 2º e 3º)”. 
Com base no texto em destaque acima, percebe-se que as diferentes esferas de 
governo apresentam compromissos comuns para que os resultados esperados sejam 
mais efetivos e recursos otimizados, observando, neste aspecto, o planejamento 
integrado das ações colaborativas. Além desses benefícios, ao realizarem essa tarefa, 
os gestores indicarão caminhos concretos para a regulamentação dos pactos 
federativos nacionais em torno da política pública educacional, estabelecendo o 
primeiro desenho para o Sistema Nacional de Educação. Para tanto, com base na 
assertiva acima, a primeira (1ª) meta, dentre as vinte metas, do Plano Nacional da 
Educação (PNE), garante: 
a) Formar, em nível de pós-graduação, 50% (cinquenta por cento) dos professores da 
educação básica, até o último ano de vigência deste PNE, e garantir a todos(as) os(as) 
profissionais da educação básica formação continuada em sua área de atuação, 
considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino. 
b) Universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 
(quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches, 
de forma a atender, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das crianças de até 3 (três) 
anos até o final da vigência deste PNE. 
c) Universalizar, para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos com deficiência, 
transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso 
à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na 
rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de 
recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou 
conveniados. 
d) Elevar a taxa de alfabetização da população com 15 (quinze) anos ou mais para 93,5% 
(noventa e três inteiros e cinco décimos por cento) até 2015 e, até o final da vigência 
deste PNE, erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% (cinquenta por cento) 
a taxa de analfabetismo funcional. 
e) Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino 
fundamental. 
Ano: 2016 Banca: IF-PA Órgão: IF-PA Prova: Auxiliar em Assuntos Educacionais 
 
 
contato@pedagogiaconcursos.com Página 24 de 29 
 
Pedagogia Concursos PNE 
VOLUME 1 
47 - Os professores de uma escola da rede estadual de Pernambuco estão 
desenvolvendo diferentes atividades com seus alunos para valorizar as diretrizes 
estabelecidas pelo PNE (2012/2014). A esse respeito, analise as propostas a seguir. I. 
Trabalho de grupo sobre bullying – análise de textos que denunciem qualquer forma 
de discriminação. II. Eleição dos representantes dos alunos nos Conselhos de Classe – 
valorização dos princípios éticos em que se fundamenta o exercício da cidadania. III. 
Levantamento dos serviços de água e esgotos da comunidade onde a escola está 
situada – promover os princípios de sustentabilidade socioambiental. Está correto o 
que se afirma em 
a) I, apenas. 
b) I e II, apenas. 
c) I e III, apenas. 
d) II e III, apenas. 
e) I, II e III. 
Ano: 2016 Banca: FGV Órgão: SEE-PE Prova: Professor - Matemática 
 
48 - A meta 12 do Plano Nacional da Educação (PNE) determina a necessidade de 
elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% (cinquenta por cento) 
e a taxa líquida para 33% (trinta e três por cento) da população de 18 (dezoito) a 24 
(vinte e quatro) anos, assegurada a qualidade da oferta e expansão para, pelo menos, 
40% (quarenta por cento) das novas matrículas, no segmento público. Mas para que 
isso aconteça é necessário estabelecer algumas estratégias, dentre elas destaca-se: 
a) Induzir processo contínuo de autoavaliação das instituições de educação superior, 
fortalecendo a participação das comissões próprias de avaliação, bem como a aplicação 
de instrumentos de avaliação que orientem as dimensões a serem fortalecidas, 
destacando-se a qualificação e a dedicação do corpo docente. 
b) Consolidar programas, projetos e ações que objetivem a internacionalização da 
pesquisa e da pósgraduação brasileiras, incentivando a atuação em rede e o 
fortalecimentode grupos de pesquisa. 
c) Otimizar a capacidade instalada da estrutura física e de recursos humanos das 
instituições públicas de educação superior, mediante ações planejadas e coordenadas, 
de forma a ampliar e interiorizar o acesso à graduação. 
d) No mesmo nível, há centralidade na valorização das práticas de ensino e dos estágios 
nos cursos de formação de nível médio e superior dos profissionais da educação, visando 
ao trabalho sistemático de articulação entre a formação acadêmica e as demandas da 
educação básica. 
e) Elevar o padrão de qualidade das universidades, visando à realização de pesquisa 
institucionalizada de modo articulado a programas de pós-graduação stricto sensu. 
Ano: 2016 Banca: IF-PA Órgão: IF-PA Prova: Auxiliar em Assuntos Educacionais 
 
 
contato@pedagogiaconcursos.com Página 25 de 29 
 
Pedagogia Concursos PNE 
VOLUME 1 
49 - Os professores de uma escola da rede estadual de Pernambuco estão 
desenvolvendo diferentes atividades com seus alunos para valorizar as diretrizes 
estabelecidas pelo PNE (2012/2014). A esse respeito, analise as propostas a seguir. I. 
Trabalho de grupo sobre bullying – análise de textos que denunciem qualquer forma 
de discriminação. II. Eleição dos representantes dos alunos nos Conselhos de Classe – 
valorização dos princípios éticos em que se fundamenta o exercício da cidadania. III. 
Levantamento dos serviços de água e esgotos da comunidade onde a escola está 
situada – promover os princípios de sustentabilidade socioambiental. Está correto o 
que se afirma em 
a) I, apenas. 
b) I e II, apenas. 
c) I e III, apenas. 
d) II e III, apenas. 
e) I, II e III. 
Ano: 2016 Banca: FGV Órgão: SEDUC-PE Prova: Professor - Química 
 
50 - Os PCNs elegeram Os seguintes princípios para orientar a educação escolar: 
dignidade da pessoa humana; igualdade de direitos; participação pela vida social, pois 
os PCNs estão articulados com os propósitos do Plano Nacional de Educação (PNE) do 
Ministério da Educação (MEC) e, dessa forma, propõem uma educação comprometida 
com a cidadania, elegendo, baseados no texto constitucional, princípios para orientar 
a educação escolar. Assinale a alternativa que indica o principal critério desta proposta 
dos PCNs: 
a) Interpretar os fatores determinantes das diferenças individuais como preponderantes 
para o estudo das relações humanas. 
b) Visar à dignidade da pessoa humana, igualdade de direitos, participação e 
corresponsabilidade pela vida social são algumas de suas balizas. 
c) Expressar a definição ‘comportamento humano. 
d) Nenhuma das alternativas. 
Ano: 2017 Banca: Instituto Excelência Órgão: Prefeitura de Tremembé - SP
 Prova: Nível Fundamental 
 
 
 
contato@pedagogiaconcursos.com Página 26 de 29 
 
Pedagogia Concursos PNE 
VOLUME 1 
GABARITO 
 
01 – B 02 – A 03 – B 04 – E 05 – D 
06 – A 07 – E 08 – C 09 – E 10 – D 
11 – E 12 – B 13 – C 14 – C 15 – A 
16 – D 17 – A 18 – D 19 – D 20 – B 
21 – E 22 – D 23 – C 24 – B 25 – E 
26 – E 27 – B 28 – E 29 – C 30 – A 
31 – B 32 – B 33 – E 34 – E 35 – E 
36 – A 37 – E 38 – B 39 – C 40 – C 
41 – C 42 – E 43 – D 44 – E 45 – B 
46 – B 47 – A 48 – C 49 – A 50 - B 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
contato@pedagogiaconcursos.com Página 27 de 29 
 
Pedagogia Concursos PNE 
BÔNUS 
 
BÔNUS 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
contato@pedagogiaconcursos.com Página 28 de 29 
 
Pedagogia Concursos PNE 
BÔNUS 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
contato@pedagogiaconcursos.com Página 29 de 29 
 
Pedagogia Concursos PNE 
BÔNUS

Mais conteúdos dessa disciplina