Buscar

PORTIFOLIO METODOLOGIA AULA 4

Prévia do material em texto

FACULDADE FUTURA
RENATA DE SOUSA MONTEIRO
TUTOR: LETICIA CRISTINA DE BRITO SOARES
PORTIFÓLIO Nº4– METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
1. Principais características do texto científico e em que se diferencia de outros gêneros textuais.
2. Que relação existe entre as regras para elaboração de um parágrafo e a descrição ou dissertação de uma ideia científica? Explique.
3. Explique a diferença entre um plágio e uma citação na apresentação de um texto acadêmico. Por que é importante a indicação da autoria quando da informação extraída de outra fonte?
UBERABA
2020
1. Principais características do texto cientifico
Existem vários tipos de texto e cada um possui suas próprias características e estruturas. Por exemplo: Enquanto no texto literário são permitidas figuras de linguagem, invenções, uso de escrita criativa e descompromisso com a realidade, no texto científico acontece exatamente o inverso.
Suas particularidades são notadas através de termos e da linguagem científica, compromisso com teses e resultados, explanação do resultado de um estudo ou pesquisa, comprovadamente real.
Sua circulação se dá normalmente em periódicos e revistas específicas, além de sites e portais de cunho educacional, de pesquisa e extensão. Ele também é solicitado em cursos superiores e de extensão como trabalho de conclusão.
1.1. Diferença de outros textos contextuais
Um texto científico ou artigo científico deve conter um discurso fluido, explicativo e de caráter formal. Em um texto desse tipo ficam de fora os coloquialismos e linguagem chula, assim como a formatação sem padronização.
Tanto a produção quanto a leitura de um texto científico requerem algum conhecimento teórico sobre o assunto tratado; ou seja, é importante conhecer pelo menos uma parte do que será abordado para que haja comunicação efetiva e entendimento dos significados propostos no trabalho.
A apresentação do texto segue normas e diretrizes específicas. No Brasil, os textos ou artigos científicos devem seguir os padrões estabelecidos pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas): os padrões abrangem desde a estrutura até a apresentação final: citações, referências bibliográficas, notas de rodapé, formatação, etc., seguem uma mesma padronização.
Ao ser solicitado um texto científico, é necessário se informar a respeito das normas de formatação exigidas para que a apresentação não seja aleatória e atenda as expectativas do órgão ou autoridade que irá receber o texto.
2. Regras de elaboração de um paragrafo
O parágrafo-padrão nos textos dissertativos e descritivos e geralmente formado por três partes: introdução (que contém um tópico frasal), desenvolvimento (a explanação da ideia central, representada pelo tópico frasal) e conclusão. O tópico frasal e constituído por uma ou duas frases curtas as quais são escritas logo no início do parágrafo e expressa a ideia central que será desenvolvida naquele parágrafo. O tópico frasal, em um texto acadêmico, pode ser considerado como uma generalização em que se define ou se declara alguma coisa; pode também ser um juízo sobre determinado conceito.
3. Diferencia de plagio e citação
Plagio consiste na apropriação fraudulenta de uma obra, no todo ou na parte, sem a autorização expressa do autor. 
Entretanto, o plagio não consiste apenas numa transcrição fiel, seja de trechos ou de toda uma obra.
 A apropriação de uma ideia, sem a devida indicação da autoria, pode ser considerada plagio, uma vez que neste caso também há uma apropriação indevida de algo que o autor do texto não produziu.
Citação, que “e a menção da informação extraída de outra fonte”, segundo a ABNT. As citações servem para fundamentar a ideia do autor do trabalho, referendar sua argumentação, indicar que outros autores estão na mesma linha de raciocínio e, sobretudo, dar consistência teórica ao trabalho produzido.
Diferentemente do plagio, a citação caracteriza-se pela indicação da autoria. Nesse sentido, o autor do trabalho faz justiça ao autor da fonte consultada, dando a ele o credito pela ideia utilizada, seja na forma de transcrição, ou mesmo de paráfrase.

Continue navegando