Buscar

SIMULADO AV PSICOLOGIA GERAL I

Prévia do material em texto

Disc.: PSICOLOGIA GERAL I   
	Aluno(a): GERSON SILVA MOREIRA
	
	Acertos: 10,0 de 10,0
	09/09/2021
		1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Um professor solicita a participação dos alunos no fórum de debate da disciplina on-line, recomenda que as aulas sejam assistidas com bastante atenção e a leitura da bibliografia recomendada seja feita aula-aula. Sugere a participação em diversas atividades, por exemplo, um fórum de dúvidas, exercícios, permitindo os alunos colocarem-se em situação de desempenho frente às diversas atividades sugeridas, visando uma melhor mediação com o conhecimento. As solicitações visam auxiliar ao discente (aluno) adquirirem novos comportamentos que vão integrar o seu repertório comportamental na rotina dos seus estudos durante um curso à distância. À aprendizagem de comportamentos complexos, dividindo-os em partes simples até o total aprendizado através de um reforçamento diferencial chama-se:
		
	
	Aprendizagem por insight
	
	Behaviorismo
	
	Aprendizagem Respondente (S ¿ R)
	
	Associacionismo
	 
	Modelagem
	Respondido em 09/09/2021 15:52:53
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Diversas classificações não científicas de personalidade, do senso-comum, procuraram relacionar as características físicas com o comportamento típico do indivíduo (gordo ¿ preguiçoso; magro - vigoroso etc). Qual a consequência desta compreensão de personalidade no dia a dia das pessoas?
		
	 
	O resultado é a indução de pré-julgamentos; desprovidos de sentido e muitas das vezes preconceituosos.
	
	Compreender a persona, ou seja, aquilo que é apresentando pelo indivíduo.
	
	A interação social fica facilitada quando reconheço a personalidade de uma pessoa a partir de suas características físicas.
	
	Compreender como o físico correlaciona-se ao psicológico permitindo ao senso-comum melhor interpretar a personalidade das pessoas.
	
	Compreender as interações dos fatores que constroem a personalidade do indivíduo.
	Respondido em 09/09/2021 15:53:59
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A psicopatia é um distúrbio mental grave caracterizado por um desvio de caráter, ausência de sentimentos genuínos, frieza, insensibilidade aos sentimentos alheios, manipulação, egocentrismo, falta de remorso e culpa para atos cruéis e inflexibilidade com castigos e punições. Embora popularmente a psicopatia seja conhecida como tal, cientificamente, a doença é denominada como:
		
	
	Sinônimo do diagnóstico de Sociopatia.
	 
	Sinônimo do diagnóstico do transtorno de personalidade antissocial.
	
	Sinônimo do diagnóstico de Trauma Psicológico.
	
	Sinônimo do diagnóstico da Esquizofrenia.
	
	Sinônimo do diagnóstico de Comportamentos Disfuncionais.
	Respondido em 09/09/2021 15:55:33
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Não é possível dizer que vivemos numa sociedade meritocrática se as oportunidades não são iguais para todos e se os critérios de exclusão pautam-se em valores social e culturalmente construídos para a configuração das desigualdades atuais. Políticas de combate à desigualdade devem promover chances iguais, impedindo a cristalização da estrutura de classes e diminuindo as clivagens e as distâncias entre estas. Neste caso, pode-se identificar que:
		
	
	crenças arraigadas não desempenham um papel fundamental na maneira de ver o mundo e responder aos estímulos.
	
	os estereótipos nem sempre formam a base do preconceito em relação a um indivíduo ou a um grupo.
	
	os mecanismos discriminatórios não podem ser entendidos a partir do momento em que são feitas tais diferenciações, pois elas não se configuram em distintas maneiras em cada sociedade.
	
	através da comunicação do estereótipo, ocultamos uma avaliação, um pré-juízo em relação aos outros indivíduos e aos grupos que os constituem.
	 
	preconceito e discriminação são mecanismos que contribuem para a produção e a manutenção das desigualdades raciais e da estratificação social
	Respondido em 09/09/2021 15:56:36
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	De acordo com Barbosa (2001) , o casamento era visto como um vínculo indissolúvel entre os cônjuges e no período da República somente era reconhecido o casamento civil. A lei civil que pautava a sua orientação, no sentido de ser família somente aquela constituída pelo casamento, em 1934, transforma-se em norma constitucional. Mas, anterior a Constituição Federal de 1988:
I - O matrimônio era o único laço legítimo e legal de constituir família e somente quem era ligado por tal vínculo tinha a proteção do Estado.
II - O casamento repousava sobre o nítido interesse procriativo e de continuidade da família.
III- Ao se casar, a mulher tornava-se capaz de gerir a própria vida, o que lhe conferia uma posição igualitária em relação ao marido.
De acordo com o contexto acima, assinale a alternativa correta:
		
	
	Apenas a alternativa I está correta
	
	Apenas a alternativa III está correta
	 
	Apenas as alternativas I e II estão corretas
	
	As alternativas I, II e III estão corretas
	
	Apenas as alternativas II e III estão corretas
	Respondido em 09/09/2021 15:57:39
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), diferentemente da lei anterior, que se limitava aos menores em situação irregular, abrange toda criança e adolescente em qualquer situação jurídica. Verifica-se a modificação na doutrina que passa de ¿doutrina de situação irregular¿ para ¿doutrina de proteção integral à infância¿ dentro desta perspectiva não só os abandonados e delinquentes seriam abarcados, mais também, todas as crianças, de qualquer classe social, vítimas ou não da ação ou omissão. Essa ideia, de proteção integral à criança e ao adolescente, encontra-se expressa no artigo 5º da referida Lei. Sendo assim, NÃO podemos afirmar:
		
	
	A prioridade do direito à convivência familiar e comunitária, é consequentemente o fim da política de abrigamento indiscriminado
	 
	Em nome da integração social, da ordem, da educação, da disciplina, da saúde, da justiça, da assistência social, do combate ao abandono e a criminalidade, ainda entendemos que as ações se revezam para consagrar os castigos e as punições, sempre que for necessário.
	
	Devemos garantir os direitos pessoais e sociais das crianças e adolescentes a través de oportunidades que favoreçam o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, mantendo as condições de liberdade e dignidade
	
	Os Conselhos Tutelares são encarregados de zelar pelos direitos de crianças e adolescentes
	
	A lei assegura os direitos para todo adolescente e crianças sem distinção
	Respondido em 09/09/2021 16:00:52
	
	Explicação:
O ECA busca justamente combater o uso de qualquer tipo de atividade punitiva que possa colocar em risco a integridade física, moral e psíquica de crianças e adolescentes
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O abrigamento em instituição é uma das medidas de proteção aos direitos de crianças e adolescentes estabelecidas no artigo 101 do ECA. Sua aplicação - por decisão do Conselho Tutelar e por determinação judicial - implica na suspensão do poder familiar sobre crianças e adolescentes:
		
	
	Em projetos sociais.
	
	Em situações lúdicas.
	
	Em atividades sociais.
	
	Em atividade laborativa.
	 
	Em situação de risco.
	Respondido em 09/09/2021 16:01:59
	
		8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A gravidade do quadro de pobreza e miséria, no Brasil, constitui permanente preocupação e obriga a refletir sobre suas influências no social e, principalmente, na área de atuação junto a família, na qual as políticas públicas ainda se ressentem de uma ação mais expressiva.Neste caso, para minimizar esta problemática,deve-se observar que:
		
	
	o Estado deve reduzir suas intervençõesna área social e depositar na família uma carga que ela pode ou não suportar
	
	os investimentos públicos brasileiros, na área social, devem estar cada vez mais vinculados ao desempenho da economia.
	 
	o Estado deve assegurar direitos e propiciar condições para a efetiva participação da família no desenvolvimento de seus filhos
	
	a crise econômica a que está sujeita a família pobre precipita a ida de seus filhos para a rua e, na maioria das vezes, o abandono da escola
	
	essa crise está sujeita a materializar-se na vida de grande parte da população que nem sempre é atingida diretamente pela ineficácia ou inexistência de políticas públicas
	Respondido em 09/09/2021 16:02:57
	
		9a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	"É toda ação ou omissão que causa ou visa causar dano à autoestima, à identidade ou ao desenvolvimento da pessoa como, por exemplo a privação arbitrária da liberdade". A definição anterior refere-se ao seguinte tipo de violência:
		
	
	violência física
	
	violência sexual
	 
	violência psicológica
	
	violência institucional
	
	violência financeira
	Respondido em 09/09/2021 16:03:31
	
		10a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A queixa de crianças sobre ansiedade, medo e confusão, fobias, insônia, pesadelos, auto-reprovação, sentimentos de inferioridade, fracasso, insegurança ou culpa, baixa auto-estima, comportamento auto-destrutivo, podem evidenciar estes comportamentos que são:
		
	 
	alterações psicológicas
	
	alterações culturais
	
	sintomas psicossomáticos
	
	sintomas morais
	
	sintomas físicos