Buscar

Estudo Dirigido Ortodontia Preventiva II

Prévia do material em texto

CURSO DE ODONTOLOGIA
Disciplina: ORTODONTIA PREVENTIVA II
 	1ª Verificação de Aprendizagem (1ª V.A.)	
Conteúdo:
1) Visão Panorâmica da Ortodontia Contemporânea
2) Biologia do Movimento Dentário
Questões
Questão 1
As principais células envolvidas na biologia do movimento dentário são os osteoblastos, os osteoclastos, os cementoblastos, os fibroblastos e os restos epiteliais de Malassez. Descreva duas funções de cada uma dessas células.
A) Osteoblastos – são células do tecido ósseo responsáveis pela síntese e manutenção da matriz extracelular (MEC) óssea, além disso, formam a camada externa que protege o tecido ósseo e fornece integridade ao tecido. Quando maduros (velhos), após produzir MEC e se dividir, migram para dentro do tecido e tornam-se osteócitos.	
B) Osteoclastos – são responsáveis pela reabsorção óssea por hidrólise enzimática.
C) Cementoblastos – são os guardiões da integridade da superfície radicular, são células estáveis que formam a camada externa que mantem a integridade da raiz do dente, sendo assim, não permitem ao dente participar do “turnover ósseo”.
D) Fibroblastos – são as células que compõem o ligamento periodontal (LPD), responsáveis pela produção de colágeno e de diversas fibras.
E) Restos epiteliais de Malassez- manter a separação entre raiz dentária e osso alveolar, formam cordões que impedem a união (anquilose) – restos epiteliais de Malassez. 
Questão 2
Em relação ao LPD (ligamento periodontal):
A) descreva duas funções dos fibroblastos:
São células grandes e achatadas com prolongamentos ramificados. São encontrados em diversos tecidos conjuntivos e no ligamento periodontal. Tem como função produzir diversas fibras, principalmente colágeno e substâncias que compõem a matriz extracelular.
B) Por que ocorre a anquilose quando há perda do ligamento periodontal?
Pois quando ocorre trauma ou fratura nesta região uma grande quantidade dos restos epiteliais de Malassez morrem e como estes são as células responsáveis por impedir a união, sem eles, o tecido ósseo invade o espaço do ligamento periodontal perdido, cria pontes e se fixa no cemento gerando a anquilose.
C) Qual é a função das fibras de Sharpey?
O ligamento periodontal é formado por fibras colágenas, estas são firmemente aderidas ao semento e ao osso alveolar por meio das fibras de Sharpey. Estas fornecem sustentação e grande resistência ao dente.
As questões de números 3 a 7 referem-se ao esquema abaixo, que representa o processo de movimentação dentária induzida.
I	II	III	IV	V
ForçaPlasminaOsteoblastos  Área desnuda Osteoclastos  Reabsorção
Prostaglandina Colagenase
 	mediador	
óssea
Questão 3
Assinale a alternativa correta:
Na biologia da movimentação dentária, a força ortodôntica do aparelho fixo atua no ligamento periodontal ocorrendo a liberação de substâncias que atravessam a parede dos vasos da microcirculação. Essas substâncias são chamadas:
A) infiltrado inflamatório.	B) exudato inflamatório.
C) colagenase.	D) plasmina. (Correta)
Questão 4 
Complete:
Quando ocorre a liberação de líquidos dos vasos sanguíneos, a plasmina reage com a membrana dos osteoblastos formando a colagenase.
Questão 5
Cite duas condições para que o osteoclasto reabsorva o tecido ósseo.
Presença de plasmina e prostaglandina. A plasmina reage com a membrana do osteoblastos e produz enzima colagenase, além de deixá-los instáveis, começa a migrar, desorganizando a estrutura do tecido ósseo. Prostaglandina gera contração do citoesqueleto, juntas formam a área desnuda. E a presença de cristais de hidroxiapatita, que são liberados quando uma área fica exposta, pois essa está sem osteoblastos e matriz proteica. No momento que a área está desnuda e que os cristais de hidroxiapatita foram liberados, os osteoclastos podem atuar, vão promover a reabsorção frontal.
Questão 6
Por que os cementoblastos são considerados protetores dos dentes na movimentação ortodôntica?
Porque não permitem o dente participar do “turnover” ósseo. Quando uma força é aplicada alguns cemento blastos podem morrer em áreas de maior pressão e são substituídos pelos osteoblastos na raiz do dente. Uma nova força é aplicada e então começa o processo de reabsorção do dente, ou seja, para que a raiz seja absorvida é necessário a morte dos cementoblastos pela força, e o deposito de osteoblasto na raiz do dente. A ação da força sobre os osteoblastos promove então a reabsorção da raiz dentária.
Questão 7 
Se os cementoblastos são considerados “guardiões dos dentes”, por que ocorre a reabsorção da raiz dentária?
Porque devido a força aplicada ocorre a morte de alguns cementoblastos em áreas de maior pressão e são substituídos osteoblastos na raiz do dente. A ação da força sobre os osteoblastos promove a reabsorção da raiz.
As questões de números 8 a 10 referem-se ao gráfic abaixo.
Questão 8
Complete:
Durante os 4 primeiros dias (movimento inicial), o dente movimentou 0,4mm. Este movimento ocorreu em decorrência de dois fatores: compressão do ligamento periodontal e deflexão óssea. 
Questão 9
Na fase de hialinização não ocorreu o movimento dentário. Por quê?
Nesta fase não há movimentação dentária, é a fase caracterizada pela atuação dos polimorfos nucleares para limpeza das células mortas e necrosadas, e na qual os osteoclastos não podem atuar e reabsorver tecido ósseo pois antes as células precisam ser fagocitadas.
Questão 10
Na fase de movimentação ortodôntica os osteoclastos reabsorvem o tecido ósseo. Quantos décimos de milímetro de movimentação foram obtidos entre o 18º e o 23º dia?
0,4mm
Questão 11
No caso de anquilose dentária, o movimento é impossível devido a ausência do
A) osteoclasto na região.
B) fator de crescimento na região.
C) osteócito na região.
D) ligamento periodontal na região. (correta)
E) N.R.A.
Questão 12
Quais os dentes que normalmente mais reabsorvem durante o tratamento ortodôntico?
A) incisivos inferiores e superiores. (correta)
B) pré-molares e molares superiores.
C) caninos superiores e inferiores.
D) pré-molares inferiores.
E) N.R.A.
Questão 13
Em relação à questão anterior, explique a razão destes serem o que mais reabsorvem.
Devido ao tamanho e forma da raiz (mais afilada), pois a força incide em uma área menor, aumentando a força e, naturalmente a reabsorção radicular. 
Questão 14
Existe restrição à movimentação dentária nos dentes tratados endodonticamente? Por quê?
Não, pois o fenômeno do movimento ortodôntico ocorre no ligamento periodontal, sem qualquer participação ativa, direta ou indireta, da polpa dentária. Além disso, os tecidos pulpares não apresentam alterações morfológicas e funcionais durante a movimentação dentária, ou seja, se o canal tiver preenchido por material ortodôntico em lugar da polpa, não ocorrerá qualquer modificação nos tecidos periodontais com o movimento ortodôntico. 
Questão 15
Anticoncepcional impede a movimentação dentária induzida?
Medicamentos que contêm estrógeno, quando administrados como contraceptivo, na dosagem utilizada, não interferem no turnover ósseo a ponto de modificar ou contraindicar a movimentação dentária induzida, o anticoncepcional não impede a movimentação dentária.
Questão 16
Pacientes com problemas periodontais exacerbados podem ser submetidos ao tratamento ortodôntico? Justifique sua resposta.
Não, pois o tratamento ortodôntico pode agravar a condição do paciente, primeiro deve 	tratar a doença periodontal para posteriormente iniciar o tratamento ortodôntico.
Questão 17
Cite 5 cuidados que devemos ter com pacientes que apresentavam problemas periodontais mas já foram tratados e que irão realizar tratamento ortodôntico.
1- A quantidade de força empregada deve ser a mínima possível;
2- Visitas periódicas ao dentista;
3- Orientar e verificar a higienização dos dentes;
4- Deve ser realizada avaliação periapical de todos os dentes no início e a cada 3 meses;
5- Seis meses depois, reavaliar radiograficamente se houve ou não reabsorções significantes. Se diagnosticadas, suspender o tratamento por 5 a 8 semanas. 
Questão 18A aplicação de forças durante o tratamento ortodôntico deve ser diferente nos pacientes adultos? Justifique sua resposta.
uestão 15
Sim, a aplicação de força deve ser a menor possível e respeitas os períodos biológicos de movimentação e reparo, devido à redução na vascularização e da maior probabilidade de doenças periodontais.
Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA
Avenida Universitária, km. 3,5 – Cidade Universitária – Anápolis - GO – CEP: 75.083-515 – Fone: (62) 3310 6600 – www.unievangelica.edu.br “...grandes coisas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres.” Sl 126,3
 Questão 19
 Ocorre mais reabsorção em pacientes adultos que em pacientes jovens? Justifique sua resposta.
 Ocorre devido à redução na vascularização e da maior probabilidade de doenças periodontais.
Questão 20
Cite 10 cuidados que devemos ter durante a movimentação ortodôntica para minimizar a reabsorção dentária.
1- Anamnese minuciosa (traumatismo dentário) reimplante, cirurgia;
2- Avaliação radiográfica periapical de todos os dentes (a cada 3 meses);
3- Compatibilizar o uso de forças e movimentos menos agressivos com a morfologia radicular da crista óssea alveolar e com a densidade óssea maxilar;
4- Nos movimentos extensos ocorre a maior probabilidade de reabsorções dentárias;
5- Indicar extração quando estritamente necessário;
6- As mecânicas intrusivas são favoráveis à ocorrência de reabsorções dentárias;
7- Se possível não usar elásticos intermaxilares;
8- Preocupar com a distribuição das forças preferencialmente à sua intensidade;
9- Seis meses depois, reavaliar radiograficamente se houve ou não reabsorção significantes. Se diagnosticadas, suspender o tratamento por 5 a 8 semanas.
10- Em casos de retratamento ou transferência de pacientes, promover previamente uma avaliação radiográfica (periapical) minuciosa para ter pleno conhecimento e diagnóstico da situação atual do caso.
Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA
Avenida Universitária, km. 3,5 – Cidade Universitária – Anápolis - GO – CEP: 75.083-515 – Fone: (62) 3310 6600 – www.unievangelica.edu.br “...grandes coisas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres.” Sl 126,3

Continue navegando