Buscar

Respostas AV2 Direito Financeiro e Tributário I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV2 de Direito Financeiro e tributário I - RESPOSTAS
1. O princípio de que o pagamento efetuado por um dos obrigados aproveita aos demais inclui-se entre os efeitos da:
(A) substituição tributária;
2. Considere a seguinte situação hipotética e responda: a partir de que data poderá ser exigida a nova alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI, cuja alteração se deu através de lei publicada em 10 de dezembro de 2006?
(c) 90 dias após a publicação da referida lei;
3. Em 01/06/2002 ocorreu o fato gerador de um determinado imposto; em 10/07/2004 deu-se o respectivo lançamento de ofício; e em 20/06/2006 foi ajuizada a execução fiscal ante o não pagamento pelo contribuinte. A Lei X, vigente até 31/12/2003 estabelecia alíquota de 10% para o referido imposto; A Lei Y a sucedeu e vigorou até 31/12/2004 e majorou a alíquota para 15%. Desta data em diante a Lei Z estabelece que a alíquota é de 20%. Qual a alíquota deve ser aplicada pela autoridade fiscal?
(D) 10% por ser a alíquota vigente ao tempo do fato gerador.
4. Considerando a progressividade de alíquotas do IPTU e do ITR na atual redação da Constituição, assinale a opção correta.
(D) Somente o IPTU poderá ter alíquotas progressivas em razão do valor do imóvel, porém ambos poderão ter alíquotas progressivas no tempo de modo a atender a função social da propriedade.
5. Os elementos essenciais constitutivos da obrigação tributária são:
(C) causa, objeto, sujeitos e forma;
6. O princípio da anterioridade nonagesimal não se aplica:
(D) Aos empréstimos compulsórios para atender despesas extraordinárias, decorrentes de calamidade pública, de guerra externa ou sua iminência, ao Imposto sobre Importação de Produtos Estrangeiros, ao Imposto sobre a Exportação, ao Imposto sobre a Renda e Proventos de qualquer natureza, ao imposto sobre operações de crédito, câmbio e seguro ou relativas a títulos e valores mobiliários.
7. Determinada sociedade empresária sofreu autuação tributária em razão da incorreção na escrituração fiscal do ICMS. Em um primeiro momento, o agente fiscal dirigiu-se à sociedade empresária e notificou a empresa para esta fizesse a aquisição de livros fiscais e escriturasse corretamente o ICMS, conforme apontava a Lei Tributária Estadual. Após 30 dias, e firme na ausência de aquisição dos livros fiscais pertinentes, o Fiscal de Rendas do Estado retorna à sociedade e lavra multa em razão do descumprimento de obrigações tributárias acessórias previstas na Lei Estadual. O sócio com poderes de gerência lhe procura e informa que vem recolhendo, pontualmente, os valores relacionados com as circulações de mercadoria. Ademais, informa o empresário que as obrigações tributárias acessórias são deveres meramente instrumentais, que não podem existir sem a existência da obrigação acessória, conforme informou o contador da empresa (art. 184 do Código Civil de 2002 – a obrigação acessória segue a obrigação principal). Firme em tais fatos, o empresário lhe indaga se a autuação fiscal está correta, e se é cabível nessa hipótese, o ajuizamento de Mandado de Segurança. Responda às indagações, de forma fundamentada.
RESPOSTA: 		Conforme disposto no artigo 195 do CTN, está correta a atuaçãodo fiscal, uma vez que não há aplicação de dsiposições legais excludentes ou limitativas de examinar quaisquer documentos ( livros, arquivos e até mesmo mercadorias). Também háobrigação por parte da empresa de prestação de todas as informações exigidas pelo fiscal, ou seja, obrigação legal por excelência, quesão necessárias a autoridade administrativa que preside a diligência. Conforme atigo 115 do CTN esse fato gerador pode ser definido pela legislação e não apenas pela lei.
	 Todavia não é aplicável a teoria da gravitação jurídica, desta forma, a obrigação acessória não segue a obrigação principal, como ocorre no direito civil. Sendo assim a obrigação tributária acessória tributária pode existir independente da obrigação principal.
	Conforme todo exposto não caberá Mandado de Segurança pelo simples fato de não haver violação a norma tributária ou procedimento adotado pelo fiscal.
8. A União concedeu à empresa Madeira Boa S/A, a partir de 01/01/2005 e com base em lei então vigente, a isenção de determinado imposto, pelo período de 10 anos, sob a condição de que a empresa mantivesse projeto de reflorestamento de mil hectares de terra por ano. Nessa situação, caso a União tivesse revogado, em julho de 2008 a lei, a partir de que mês a empresa deixaria de gozar da mencionada isenção? Fundamente sua resposta.
RESPOSTA: 	No caso em tela esta isenção onerosa contém prazo de 10 anos, sendo ceto que esta isenção só poderá ser revogada no prazo previsto pela lei vigente à época do acordo, se encerrado em 01 de janeiro de 2015, na qual completaria o tempo completo desde a concessão feita pela União, pois a lei não atual pode revogar ou modificar a isenção concedida por prao certo ou sob determinadas condições conforme jurisprudência do STJ que é vasta e pacífica neste sentido ( REsp 188950/BA / REsp 198331/SC / REsp 61886/DF )

Outros materiais