Buscar

GESTÃO DA BIODIVERSIDADE A1 GESTÃO DO AGRONEGOCIO

Prévia do material em texto

Desde a escola, é ensinado que o Brasil é riquíssimo em biodiversidade. Porém, a definição desse termo nunca foi realmente introduzida à sociedade, fazendo com que a população, no geral, não saiba colocar em palavras o que é a diversidade biológica. A Biodiversidade descreve a riqueza e a variedade do mundo natural, ou seja, seus componentes - microrganismos, animais, plantas, bactérias - conseguem tornar a vida humana propícia, pois tem como utilidade serem alimentos (animais e plantas), remédios (plantas, microrganismos, bactérias) e matéria prima para diversos meios industriais necessários para o homem moderno.
O conceito de biodiversidade é muito extenso, se aplicando em todas as formas de vida, desde os genes contidos em cada um - o que o difere dos demais e faz aquele indivíduo ser único, porém ainda possuir uma espécie/raça/classe - e se estende até mesmo aos ecossistemas, que une os conceitos bióticos (plantas, conceitos e micróbios) e abióticos (ar, solo, água, microrganismos, e etc.).
Em nosso dia a dia, a biodiversidade está presente em tudo, principalmente em nossas ações. No caso do Brasil, por exemplo, que se define por um país rico em matéria-prima, necessita fortemente da diversidade biológica, pois fornecem às diferentes matérias primas, sendo responsáveis em ser base de todos os setores econômicos (primário, secundário e terciário).
Já colocando em pauta o mundo moderno, só é possível existir a vida do jeito que conhecemos hoje, por intermédio da natureza e biodiversidade. Por exemplo, um pecuarista de corte necessita conhecer os alimentos que serão oferecidos aos seus animais - desde o capim mais eficaz, até as plantas venenosas para os animais presentes nos pastos -, conhecer seu rebanho - pelo tipo de raça, pelagem, intolerâncias – e sobre os medicamentos feitos em decorrência dos problemas que afetam a saúde dos animais, visando diminuir as baixas e problemas na produção.
Contudo, a biodiversidade se vê cada vez mais ameaçada. De acordo com a revista Nature, “até 85% de espécies da Amazônia em risco de extinção podem ter perdido parte substancial de seu habitat nas duas últimas décadas devido a desmatamentos e incêndios”. O bioma amazônico é de suma importância não só para a vida dos locais e/ou brasileiros como um todo, e sim para o equilíbrio geral na Terra, pois juntamente com a Bacia Hidrográfica, ajuda a regularizar o clima do planeta.
Portanto infere-se que a biodiversidade não é somente necessária, é vital. As plantas são necessárias para que haja a fotossíntese e possamos respirar, os animais são necessários como únicos alimentos em grande parte do mundo e o avanço da tecnologia só pôde ocorrer, graças às diversas possibilidades que a natureza nos dá de poder criar, reinventar e melhorar a vida na sociedade. Deste modo, é necessário que haja um envolvimento maior das Nações, dentro de seus próprios territórios com maior fiscalização e punição em casos de ameaça e degradação do meio ambiente e da biodiversidade, e criando programas desde a educação de base sobre a conscientização e geração de projetos com objetivos de preservação da biodiversidade.

Continue navegando