Buscar

Notação e Linguagem Musical - Resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO: Metodologia do Ensino de Música
Disciplina: Notação e Linguagem Musical
NOME DO ALUNO: Clauson Santos Godoy Ferreira
ATIVIDADE FORMATIVA
ORIENTAÇÃO: Redigir um texto dissertativo de 15 até 20 linhas levando em considerações os temas estudados realize um breve resumo sobre: altura, duração, intensidade, timbre e distância, pauta claves, notas, timbres. 
REDAÇÃO:
A Altura do som está relacionada com a frequência da onda sonora, ou seja, com a quantidade de ciclos que a nota fundamental proporciona. Um som de baixa frequência é um som grave e um som de alta frequência é um som agudo. Quanto maior for a frequência, mais alto será o som.
É importante observar que, nos equipamentos de áudio conhecidos como aparelhos de som, a altura do som é determinada pelo botão que controla o agudo e o grave, e não pelo botão que controla o volume. Com o botão do volume, controlamos a intensidade sonora.
A propriedade do som da duração está relacionada ao tempo em que uma nota perdura na música, ou seja, o ritmo. Sons curtos, médios e longos, ocorrem dentro de uma ampla gama de possibilidades, podendo durar menos de um segundo, ou manter-se continuamente por minutos.
Já a intensidade é o parâmetro do som que diz respeito á amplitude da onda sonora. Quanto maior a amplitude, mais forte o som será, quanto menor, mais fraco.
O timbre torna possível diferenciarmos a sonoridade de um instrumento para o outro, ou de qualquer elemento que produza som, como um trombone, uma guitarra, ou a voz humana. Uma propriedade que releva a qualidade ou personalidade dos sons. O timbre concede a cor dos sons. Por fim, a distância influencia na compreensão musical do ouvinte.
A pauta é a base de referência onde as notas são escritas, podendo ser formada por uma até cinco linhas. No início da notação musical, por volta do século XVIII, as informações eram grafadas no espaço em branco acima do texto.
Já as claves determinam qual altura a note irá equivaler. As notas não têm posição fixa na pauta, seu posicionamento é relativo. É preciso uma chave que forneça uma referência para que todas as outras notas sejam nomeadas.
A notação como conhecemos hoje teve um longo processo de desenvolvimento. As primeiras formas de escrita musical datam da Grécia Antiga, e as notas conhecidas hoje derivam de um hino do monge Paulo Diácono, com o tema em latim, Ut queant laxis, de onde Guido d’Arezzo tirou as notas musicais – Dó-Ré-Mi-Fá-Sol-Lá-Si.

Continue navegando