Buscar

O que é acidente do trabalho do ponto vista legal e prevencionista

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. O que é acidente do trabalho do ponto vista legal e prevencionista? Dê exemplos.
Conceito prevencionista: acidente do trabalho é um evento não programado, inesperado ou não, que interrompe ou interfere no processo normal de uma atividade, ocasionando perda de tempo útil e/ou lesões nos trabalhadores, e/ou danos materiais.
Conceito legal – acidente do trabalho é o evento que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço de empresa ou de empregador doméstico ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos (produtor rural, arrendatário rural; pescador artesanal etc.) do artigo 11 da Lei n. 8.213/1991, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.
Exemplos: Típico: caracterizado por ocorrer no local de trabalho, em seus arredores, ou durante o expediente do colaborador. Atípico: ocorre em casos muito específicos quando há uma certa repetição das atividades exercidas no trabalho, ou da doença que esteja, de alguma forma, ligada ao ofício. Contaminação durante o trabalho. De trajeto: ocorre durante o deslocamento do profissional de sua casa até a sede da empresa ou vice-versa, seja em seu próprio veículo ou no transporte público.
2. O que é doença profissional e doença do trabalho? De exemplos. Doença profissional é aquela produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar à determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e Emprego e o da Previdência Social. Ex.: Saturnismo (intoxicação provocada pelo chumbo) e Silicose (sílica). Doença de trabalho tem previsão legal no inciso II do artigo 20 da Lei n° 8.213 / 1991, que a define como enfermidade adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente, constante da relação mencionada no inciso I.
3. O que é acidente de trajeto? Dê dois exemplos. É aquele sofrido pelo trabalhador no percurso da residência para o local de trabalho ou do local de trabalho para sua residência. Ele pode acontecer em qualquer meio de locomoção, seja ele transporte público ou veículo próprio. Exemplo: se o trabalhador torcer o pé ou bater o carro no caminho de ida ou volta do trabalho
4. Fale da importância da segurança e da saúde ocupacional dos trabalhadores de dois ODS — Objetivo de desenvolvimento sustentável - agenda 2030
O bem-estar mental e social está diretamente ligada ao nosso corpo e nossa mente e se esses dois fatores não estiverem com saúde, as doenças físicas e mentais podem se apropriar. ODS3 - Saúde e bem-estar: “implementar uma política de atenção integral voltada a usuários de álcool e outras drogas”.
Por meio da promoção de eficiência energética e inclusão social, o progresso tecnológico é também uma das chaves para as soluções dos desafios econômicos e ambientais. Garantir a igualdade de acesso às tecnologias é crucial para promover a informação e conhecimento para todos. ODS9 - Indústria, Inovação e Infraestrutura: incentivando a inovação e aumentando substancialmente o número de trabalhadores de pesquisa
5. O que é CIPA e sua importância na prevenção de acidentes e como é formada esta comissão? - NR 5 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. Devem constituir CIPA, por estabelecimento, e mantê-la em regular funcionamento as empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregados. A CIPA será composta de representantes do empregador e dos empregados. O mandato dos membros eleitos da CIPA terá a duração de um ano, permitida uma reeleição.
6. Quais as obrigações do empregado e do empregador em relação a utilização do EPI - NR 6. De acordo com a NR 6, empregadores e empregados têm direitos e deveres sobre os equipamentos de proteção individual utilizados. A maior parte das obrigações são da empresa, que deve fornecer e garantir o uso e a manutenção das peças. Mas os trabalhadores também devem zelas pela integridade do material. Obrigações do empregador
· Adquirir o EPI adequado ao risco de cada atividade.
· Exigir o uso correto do EPI.
· Fornecer ao trabalhador somente o EPI aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho.
· Orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação do EPI.
· Substituir o EPI imediatamente quando for danificado ou extraviado.
· Responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica do EPI.
· Comunicar ao ministério qualquer irregularidade observada nos EPIs utilizados.
· Registrar o fornecimento do EPI ao trabalhador, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrônico.
Obrigações do empregado
· Utilizar o EPI apenas para a finalidade a que ele se destina.
· Responsabilizar-se pela guarda e conservação do EPI;
· Comunicar ao empregador qualquer alteração que torne o EPI impróprio para uso
· Cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado.
7. O que é Insalubridade e qual a sua classificação e valor da remuneração relativo ao seu grau de agressividade - NR 15. É um direito constitucional que assegura melhores condições de trabalho aos colaboradores que são expostos a agentes nocivos à saúde. A NR-15 define que existem 3 graus de insalubridade e que cada nível dá direito a um percentual de compensação diferente. Para atividades insalubres em grau mínimo, o trabalhador tem direito ao adicional de 10%; em grau médio a 20%; e em grau máximo tem direito ao adicional de 40%.
8. Quais os cuidados no canteiro de obras para proteção da segurança e saúde do trabalhador em relação aos trabalhos em eletricidade (NR 10).
A NR-10 cita todas as necessidades de segurança, tanto individual, quanto coletiva, que precisam ser aplicadas em quaisquer trabalhos que envolvam o uso da eletricidade direta ou indiretamente. Em obras, os mais frequentes, são os choques por contato com circuito energizado e por contato com corpo energizado. 
· prevenindo que esse sistema esteja energizado, por meio do desligamento do
disjuntor equivalente. 
· utilizar os devidos equipamentos de proteção individual, tais como sapatão, luva e óculos de proteção
9. Cite cinco recomendações para proteção, segurança e saúde do trabalhador da
construção civil relativo ao uso de máquinas e equipamentos à luz da NR 12. 
· Inventário de todas as máquinas: identificação, descrição, capacidade, manutenção etc.;
· Planta baixa: indicação da posição exata de todas as máquinas do canteiro de obras;
· Análise de risco: principal documento, mapeia todos os riscos de cada máquina;
· Diagnóstico: complementar ao item acima, checklist da norma que atua sobre cada equipamento;
· Plano de ação: não é obrigatório, mas altamente recomendado. Auxilia na adequação às exigências.
· Manual de operação e manutenção: documento fundamental, é exigido também pelo Código de Defesa do Consumidor. Orientação do uso e manutenção segura das máquinas.
10. O que você entende por sustentabilidade na construção civil? O conceito de sustentabilidade na construção civil é garantir que antes, durante e após as construções, sejam feitas ações que reduzam os impactos ambientais, potencializem a viabilidade econômica e proporcionem uma boa qualidade de vida para as gerações atuais e futuras. A sustentabilidade é um conjunto de maneiras que devemos agir em relação à natureza e ela pode ser alcançada pelo desenvolvimento sustentável, que possui a definição como: “o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades”.

Continue navegando