Buscar

ATIVIDADE 1 - DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Historicamente é possível observar que parcelas da população foram privadas, de diversas formas, dos direitos de liberdade e igualdade apontados na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Essas parcelas da população são reconhecidas a partir do termo “minorias”, e eles são responsáveis por movimentos sociais plurais, com horizontes e objetivos comuns em prol de combater o preconceito e adquirir maior espaço nos diversos setores sociais. Nesse sentido, a partir das informações do texto-base e dos conhecimentos adquiridos na disciplina Desafios Contemporâneos, proponha medidas adequadas para o combate às formas de preconceito e políticas públicas que apresentem garantias para que o direito dessas segmentos seja respeitado.
A legislação brasileira raramente utiliza o termo “minorias” para caracterizar a situação de vulnerabilidade de grupos minoritários no Brasil. Na Constituição Federal, por exemplo, o termo não aparece em nenhum momento com esse significado. Entretanto, na própria Constituição e em outras leis infraconstitucionais, são encontrados artigos que colaboram para que os direitos fundamentais das minorias brasileiras, de modo geral, sejam assegurados.
“Minoria” por exemplo, muitos entendem essa palavra como um número reduzido, no entanto, essa imagem pode gerar equívocos quando a palavra minorias está associada a políticas públicas ou direitos humanos, uma vez que a Minoria pode ser composta por um  grupo de milhões de pessoas, que muitas vezes podem constituir a maioria em termos numéricos da população de determinada sociedade, mas que, contrariamente à sua presença numérica, estão sub-representações em espaços de poder, prestígio, educação, renda, saúde e lazer. Além disso, são representados entre o grupo com menor poder aquisitivo, ocupando os empregos menos valorizados e prestigiados, deficitários de saúde, educação, moradia, segurança, lazer e respeito aos direitos humanos.  
Nesse sentido, as mulheres e outros grupos como homossexuais, transexuais e transgêneros, deficientes, idosos, jovens e crianças, são estratos da sociedade considerados Minorias justamente por estarem mais vulneráveis a violências e carentes de respeito aos seus direitos humanos mais fundamentais. 
Existem leis que garantem  os direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais, leis que garante a entrada na Universidade através de cotas raciais, proteção nas manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional, entre outros, mas o que ainda se torna necessário é o respeito. 
Desta forma, a melhor maneira de combater os preconceitos, sejam eles culturais, raciais, sexuais entre outros, está na conscientização da população e na equidade, uma vez que a igualdade não é o suficiente para suprir as necessidades das Minorias.   
Referências
Disponível em:< https://anhembi.blackboard.com/webapps/late-course_content_soap-BBLEARN/Controller?ACTION=OPEN_PLAYER&COURSE_ID=_667169_1&PARENT_ID=_16033550_1&CONTENT_ID=_16033579_1/ Material Blackboard> Acesso em: 10/06/2021
Disponível em:< https://www.ufmg.br/inclusaosocial/?p=53#:~:text=As%20cotas%20ajudam%20a%20colocar,de%20uma%20mesma%20pol%C3%ADtica%20p%C3%BAblica> Acesso em: 10/06/2021
Disponível em:<https://www.uol.com.br/tilt/ultimas-noticias/deutschewelle/2020/01/01/o-brasil-e-provavelmente-o-pais-com-maior-miscigenacao-do-mundo.htm > Acesso: 10/06/2021

Outros materiais