Buscar

TEMPLATE DO PROJETO - ANA JULIA CAMPANA- 202051071559

Prévia do material em texto

FACULDADE MARTHA FALCÃO
 
 
 
 
 
A VERDADEIRA BIPOLARIDADE
Um transtorno de humor generalizado pela sociedade
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
MANAUS, 2021
 
 
ANA JULIA CAMPANA
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A VERDADEIRA BIPOLARIDADE 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Projeto apresentado a disciplina Metodologia da Pesquisa Científica do Curso de Graduação em Psicologia da Faculdade Martha Falcão-WYDEN como requisito da nota AP2. 
 
Alunos: Ana Julia Campana
 
 
 
 
 
 
 
MANAUS, 2021
A VERDADEIRA BIPOLARIDADE
 
 
T
Í
TULO
 
 
1.
TEMA
 
Bipolaridade
 O Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) é um transtorno de humor que pode ser dividido em três modalidades: Bipolaridade tipo I (depressão e mania), Bipolaridade tipo II (hipomania e depressão) e Ciclotimia (depressão e mania em um curto período de tempo como em um dia só).
 A mania é uma fase de extrema euforia ou irritabilidade onde o indivíduo pode chegar a colocar sua própria vida em risco atuando em coisas tipo drogas, esportes radicais, dirigir embriagado, ter uma vida sexual altamente ativa com diversos parceiros sem a devida proteção e entre outros. Tem como os principais sintoma impaciência, irritabilidade, pensamentos rápidos e fala acelerada, paranoia e entre outros. Já a depressão as pessoas têm como sintomas uma tristeza profunda, culpa excessiva e etc.
 Dessa forma, o transtorno bipolar é generalizado como um depreciador quando uma pessoa muda de ideia ou pela inconstância de humor ao longo do dia. Com isso, a bipolaridade não é levada a sério e é utilizada de forma pejorativa para definir alguém de forma equivocada. Não sendo vista com a importância necessária que deveria ser ou até não sendo vista como uma doença que é super prejudicial no dia a dia de quem sofre deste transtorno. 
 A pesquisa tem o foco em mostrar a bipolaridade em sua forma real e clara delimitando suas três modalidades e na generalização errada do conceito e da doença.
DELIMITAÇÃO DO TEMA
 
 
 
 
PROBLEMA
 
contextualizar
)
(
.
 
 
 
 
 
 
HIPÓTESE (se Houver)/ OU PERGUNTAS NORTEADORAS 
 · Essa generalização acontece pelo significado da palavra bipolar que é envolta de vários sentidos como:
· Que possui dois polos opostos; cujas (duas) extremidades apresentam elementos diametralmente opostos.
· Diz-se de algo ou alguém que possui ou demonstra características contraditórias.
E esses significados fazem com que essa forma pejorativa se estabeleça em nosso dia a dia. 
 A pesquisa pretende responder de forma específica o que é o transtorno bipolar de forma mais branda mostrando suas três modalidades e como elas afetam de forma geral a parcela da população que contém a doença.
A pesquisa pretende mostrar que o Transtorno Afetivo Bipolar tem muito mais significado e mais importância do que a generalização da sociedade.
 Assim, as pessoas tomam como bipolar os dois polos ou os dois lados da mesma moeda que mudam de forma mais rápida. Fazendo com que todo o significado e todo estudo por traz de um transtorno sério e extremamente doloroso se torne apenas a mudança de humor de uma pessoa saudável. Ou seja, enfrentamos um problema social e científico pela falta de informação entre os públicos presentes na sociedade. 
 
JUSTIFICATIVA
 
(
SOCIAL, ECONÔMICA
 
E CIENTÍ
FICA)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
OBJETIVOS
 
Objetivo Geral
 
 
Objetivos Específicos
 
 De acordo com o artigo “TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR: SENTIMENTOS, ESTIGMAS E LIMITAÇÕES” escrito por Hérica Dayanne de Sousa Moura1 , Jefferson Abraão Caetano Lira2 , Mônica Madeira Martins Ferraz3 , Camylla Layanny Soares Lima, Ângela Raquel Cruz Rocha, a falta de informação, o preconceito e a discriminação ocorrem devido a crenças negativas acerca dos transtornos mentais, o que leva à rejeição e ao evitamento por parte da maioria das pessoas.
 Dessa forma, uma sociedade que cresce com um estigma desse tipo faz com que as pessoas ajam de forma equivocada a outras que não estão saudáveis mentalmente. E, nesse contexto, as pessoas bipolares sofrem com a invalidação coletiva tornando seu dia a dia pior com a falta de informação dentro de uma sociedade que não está preparada para lidar com a saúde mental de uma maneira geral.
	 
	Referencial Teórico Não se esquecer das citações 
	 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
	METODOLOGIA A SER EMPREGADA | ETAPAS ENVOLVIDAS NA EXECUÇÃO DO PROJETO 
	 Essa pesquisa científica a respeito do Transtorno Afetivo Bipolar foi feita com base em um método de pesquisa bibliográfica. 
	RESULTADOS ESPERADOS Informar as pessoas de forma clara o que realmente é bipolaridade. Dessa forma, 
	 
 
 
	CRONOGRAMA DE ATIVIDADES 
	Elaborar um cronograma para o período de realização da pesquisa (máximo de 12 meses ).Tomar como base a metodologia. 
	 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
	Referências: segundo ABNT (atualizada) 
	 
1. https://www.dicio.com.br/bipolar/
2. https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-44462001000200006&script=sci_arttext
3. https://link.springer.com/article/10.1186/2194-7511-1-12
4. TEMPERAMENTO FORTE E BIPOLARIDADE Por DIOGO RIZZATO LARA
5. https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/241665/33152

Continue navegando

Outros materiais