Buscar

Conclusão fórum 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONCLUSÃO DO FÓRUM 1
Quando estamos analisando algo  sob a ótica dos conceitos de eficácia e eficiência, a primeira coisa a ser definida é o objetivo. Só depois, poderemos fazer a análise. Como exemplo, pergunto: se uma empresa está vendendo um produto abaixo do custo, ou seja, tendo prejuízo, podemos dizer que ela não está sendo eficaz, muito menos eficiente? Pela nossa lógica NÃO PODEMOS AFIRMAR isso sem sabermos QUAL O OBJETIVO. Se o objetivo for o de fazer com que o consumidor compre e experimente, para posteriormente voltar a comprar, com o preço já ajustado, a empresa estará sendo eficaz (o consumidor está comprando) e eficiente (a estratégia adotada para isso tem dado ótimos resultados).   Lembrando que a nossa disciplina é de ANÁLISE e o intuito é o de fazer pensar, surgiram vários enfoques quanto à questão principal que era:
 
Como podemos associar a frase a seguir, com os conceitos de eficácia e eficiência?
 “Atualmente, ao invés de só se preocuparem com a fabricação de produtos e a execução de todas as atividades necessárias para tal, que são gerenciadas por meio da efetivação das funções empresarias, os administradores precisam cada vez mais vislumbrar o provimento de serviços agregados".  
Um “erro” muito comum foi o de misturar os processos na hora da análise. Ou seja, é importante entender que uma coisa é analisar os conceitos, tendo em vista o processo produtivo da empresa; outra coisa é o "adicional" que vem "junto" com  o produto. No caso da frase, quando nos referimos ao “Atualmente, ao invés de só se preocuparem com a fabricação de produtos e a execução de todas as atividades necessárias para tal, que são gerenciadas por meio da efetivação das funções empresarias” estamos nos referindo ao processo de produtivo de bens ou serviços, que devem ser realizados (eficácia), de preferência eficientemente (aí entrariam os conceitos de produtividade, qualidade, um RH proativo, etc). Já na segunda parte da frase: “...os administradores precisam cada vez mais vislumbrar o provimento de serviços agregados", é que entraria a análise, cujo o enfoque estaria associado ao conceito de eficiência no sentido de adicionar um "plus”, que interferirá na escolha, na hora da compra. Um exemplo que gosto muito é o do “motorista amigo”, que a seguradora de automóveis oferece,  além do seguro , é claro, para as ocasiões em que tiver tomado umas cervejinhas além da conta. Outros exemplos também foram citados por vocês, sendo os mais comuns: os da Dell, com a assistência técnica e programas gratuitos, empresas cuja a preocupação ecologia traz o diferencial , hotéis com programação de passeios e outras atividades que não só a de fornecer os quartos, entre outros. 
O critério de avaliação segue o que está postado também aqui na Biblioteca Virtual/ Material de Aula/ Critério de Avaliação dos fóruns.
Espero que tenha sido proveitoso para todos!

Continue navegando