Buscar

Estudo dirigido Psicologia do Trânsito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1-Defina Psicologia do Trânsito.
Podemos defini-la como o estudo científico do comportamento dos participantes do trânsito, mas, quando falamos em comportamento no trânsito incluímos: o pedestre, passageiro, motoqueiro, motorista amador, motorista profissional, motorista coletivo, ciclista, e todos os participantes do tráfico aéreo, marítimo, fluvial e ferroviário. 
A psicologia do trânsito estuda os comportamentos dos participantes do trânsito como também os processos psicológicos associados a ele, considerando ainda os contextos e os lugares específicos onde ocorrem. É uma área simultaneamente de pesquisa e de aplicação.
2-Comente sobre a frase: O comportamento no trânsito pode ser considerado uma manifestação do sistema cultural de um povo.
O comportamento no trânsito pode ser considerado uma manifestação do sistema cultural de um povo, pois o que diferencia os seres humanos das outras espécies é a herança cultural, e os costumes do dia-a-dia que são transmitidos de uma geração para outra. 
Os problemas do trânsito são de ordem comportamental e o típico sistema que controla o comportamento pelas regras, é adquirido de várias formas, além das técnicas de condicionamento para aprender a dirigir, as decisões são moldadas pela imitação da atitude não punidas, condição do livre-arbítrio, as pessoas podem escolher como se comportar em determinada situação. Desde criança aprendemos a obedecer às regras da nossa cultura sem que seja explicitamente instruída a fazê-lo. 
O comportamento no trânsito é também controlado por regras legais previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), nas portarias e nas resoluções baixadas pelo Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN (Lemes, 2011).
3-Quais são as atribuições do Psicólogo do Trânsito?
O psicólogo do trânsito desenvolve pesquisa científica no campo dos processos psicológicos, psicossociais e psicofísicos relacionados ao problema do trânsito. 
Realiza exames psicológicos de aptidão profissional em candidatos a habilitação para dirigir veículos automotores(“Psicotécnicos”). 
Assessora no processo de elaboração e implantação de sistemas de sinalização de trânsito, especialmente no que concerne a questões de transmissão, recepção e retenção de informações. 
Participa de equipes multiprofissionais voltadas à prevenção de acidentes de trânsito. 
Desenvolve, na esfera de sua competência, estudos e projetos de educação de trânsito. 
Contribui nos estudos e pesquisas relacionados ao comportamento individual e coletivo na situação de trânsito, especialmente nos complexos urbanos. 
 Estuda as implicações psicológicas do alcoolismo e de outros distúrbios nas situações de trânsito. 
Avalia a relação causa-efeito na ocorrência de acidentes de trânsito, levantando atitudes-padrão nos envolvidos nessas ocorrências e sugerindo formas de atenuar as suas incidências. 
Aplica e avalia novas técnicas de mensuração da capacidade psicológica dos motoristas. 
Colabora com a justiça e apresenta, quando solicitado, laudos, pareceres, depoimentos etc; 
Servindo como instrumentos comprobatórios para melhor aplicação da lei e justiça; 
Atua como perito em exames para motorista, objetivando sua readaptação ou reabilitação profissional.
4- Quais variáveis influenciam o comportamento de dirigir?
O ato de dirigir envolve um complexo processo de interação das funções psicológicas e cognitivas. Os motoristas estão expostos no trânsito a fatores de risco, e conduzir um veículo envolve memória, atenção, tomada de decisões em um ambiente repleto de informações, como tráfego de pedestres, de outros veículos, diversidade de sons e imagens. A multiplicidade de fatores, envolvidos no ato de dirigir influenciam o comportamento dos indivíduos e, consequentemente, sua forma de conduzir um veículo. Uma causa relevante, apontada na ocorrência de acidentes de trânsito, refere-se ao comportamento dos condutores. O fator humano é, muitas vezes, considerado o principal responsável por eles.
5. Comente sobre os custos sociais da introdução em massa das motocicletas no Brasil.
Com as facilidades e investimentos na produção das motocicletas no Brasil, nosso trânsito passou a ser grande parte ocupado por motos, a ideia de que a motos ajudariam na facilidade de deslocamento para a entregas rápidas de documentos e pequenas mercadorias, a principio foi de grande valia, porém, não foi feito um estudo de campo para saber os impactos que essa grande introdução das motocicletas traria. 
 A quantidade de acidentes envolvendo motocicletas aumentou muito nos últimos anos e estes acidentes geram custos sociais e econômicos enormes. Os recursos públicos que poderiam ser gastos em outras áreas como educação ou saneamento básico são canalizados para construir novos hospitais ou para aumentar as vagas naquelas já existentes. Pois o grande número de ocorrências envolvendo motociclistas ou passageiros de motos já são maioria em muitos prontos-socorros espalhados pelo Brasil, os custo envolvem intervenções cirúrgicas cada vez mais de alta complexidade.
Não somente os custos sociais, mas também o aumento da poluição e o efeito barreira tem prejudicado muito nosso trânsito e as relações sociais. 
O efeito barreira ocorre devido a velocidade cada vez mais alta dos motociclistas com seus prazos de entregas cada vez menores, o que gera muito perigo aos pedestres e ciclistas, fora os ruídos que as motos causam.

Continue navegando