Buscar

marxista II avaliacao 2 20202

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
DEPARTAMENTO DE ECONOMIA
ALUNO (A): KAROLINE KELLY CUNHA DA SILVA
Economia Marxista II
2ª Avaliação
Questões:
2. A lei da queda tendencial da taxa de lucro é compatível com um aumento da massa de lucro? Explique.
Sim, pois para Marx a diminuição da taxa de lucro acontece devido à elevação do capital total empregado na produção e na visão do capitalista quanto menor for a taxa de lucro mais vai beneficiá-lo, dado que com isso a massa de lucro é elevada, tendo em vista que a quantidade de trabalho empregado é inferior em proporção ao capital total, ocasionando em uma concentração maior de capital na esfera constante que acarreta em uma elevação na composição orgânica do capital.
4. Explique o conceito de superprodução de capital, desenvolvido por Marx no livro III de O capital.
A superprodução de capital é o mesmo que uma superacumulação de capital, ocorre quando o capital em relação a população trabalhadora é elevado, em uma escala que tornasse inviável aumentar tanto o tempo absoluto de trabalho quanto o tempo relativo de trabalho tomado pelo capitalista, diante disso a massa de mais-valia aumentando ou ficando no seu estado original acarretará em uma superprodução de capital. Para melhor ilustrar, se foi investido muito dinheiro na compra de novas maquinarias ainda sendo utilizadas as máquinas anteriores a estas, levará a uma inativação de uma parte do capital.
5. Faça uma síntese da argumentação de Marx acerca da possibilidade das crises, na forma de uma superprodução de mercadorias, no contexto da produção capitalista.
Marx relata sobre a existência do “hiato de procura” onde os salários dos trabalhadores mesmo sendo gastos totalmente, não é o suficiente para recomprar todo o produto líquido, e se os capitalistas comprassem com o lucro obtido na produção todo esse excedente dos bens de consumo para si, não poderiam investir em um novo ciclo de produção. Contudo, tal hiato acontece pelo desejo dos capitalistas em acumular, no entanto isso gera uma superprodução de mercadorias já que o subconsumo não permite que esse excedente deixe de existir, mesmo que seja vendido para o exterior continuaria acontecendo já que só conseguem vender para outros países capitalistas que sofrem do mesmo problema.

Continue navegando