Buscar

METODOLOGIA E CONTEÚDOS BÁSICOS DE CIÊNCIAS NATURAIS E SAÚDE INFANTIL 1010

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

METODOLOGIA E CONTEÚDOS BÁSICOS DE CIÊNCIAS NATURAIS E SAÚDE INFANTIL – UNIASSELVI – PROVA INDIVIDUAL 
1. As atividades investigativas para o ensino de Ciências podem ser entendidas como situações que envolvem o aluno na ação, interagindo com colegas e professores. Uma aprendizagem por meio da investigação e da pesquisa é fundamental para a formação de novos conhecimentos. É preciso oferecer um ensino mais dinâmico e interativo, em que as atividades desenvolvidas resultam em explicações científicas. Considerando o exposto, bem como a temática abordada pelo PCN de Ciências Naturais, assinale a alternativa CORRETA:
A. A escola deve reforçar com os alunos a ideia de que o ser humano é "dono do planeta Terra", e que somente nós podemos realizar mudanças.
B. As temáticas sobre cultura e diversidade são importantes conteúdos para a formação de valores, podendo ser trabalhado com os alunos maiores, pois já conseguem entender as situações.
C. Os conhecimentos para a construção de atitudes e valores, com relação à preservação do meio ambiente, devem ser trabalhados somente a partir do 1º ano do Ensino Fundamental.
D. O professor deve possibilitar atividades em que a criança compreende a natureza como um todo dinâmico e o indivíduo um agente de transformações do mundo em que vive.
2. As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica foram elaboradas para direcionar uma melhoria na construção do currículo escolar. Para que as escolas tenham êxito na educação, é necessário realizar mudanças que atendam os interesses e necessidades da comunidade. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15548-d-c-n-educacao-basica-nova-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 8 abr. 2020.
A. O principal objetivo do currículo é trazer novas metodologias, mas ele não está intrinsecamente ligado à aprendizagem.
B. As discussões curriculares sobre a construção do currículo escolar devem envolver prioritariamente a formação docente.
C. O currículo escolar pode apresentar várias concepções, dependendo das influências e dos modos como a educação é concebida historicamente.
D. Um bom currículo deve considerar as estruturas físicas da escola para ser bem apresentada na comunidade.

Outros materiais