Buscar

HISTOLOGIA BUCAL- tecido osseo

Prévia do material em texto

HISTOLOGIA BUCAL
ASSUNTO: TECIDO OSSEO E OSTEOGENESE 
O tecido ósseo é um tecido mineralizado que possui seu peso seco, composto por em torno de 68% de compostos minerais e 33% de matriz orgânica.
Porção orgânica: colágeno
Inorgânica: fosfato e cálcio 
· FUNÇÃO 
· reserva de cálcio e fosforo 
· proteção de órgãos internos
· sustentação do corpo
· com os músculos, garantem a movimentação do corpo 
 
· COMPOSIÇÃO 
O tecido ósseo é composto por: 
· Matriz óssea: material intracelular calcificado, sendo constituída pela associação de substancias orgânicas, fibras do colágeno tipo I (95%) e substancia fundamental (5%) com sais inorgânicos.
 
· Revestimento: são membranas conjuntivas constituídas por células osteogênicas ou osteoprogenitoras, sendo essenciais para a manutenção do tecido. Fazem a nutrição do tecido ósseo e são fontes de osteoblastos.
· Células : osteoblasto, osteoclasto e osteócitos 
 
· CELULAS DO TECIDO OSSEO
· Osteocitos: são células responsáveis por compor o interior da matriz óssea, fazendo o preenchimento de lacunas das quais partem os canalículos. Cada uma das lacunas pode abrigar apenas um osteócito, tem a função de estimular os movimentos óssea, são essenciais para a manutenção da matriz óssea e sua morte é responsável pela reabsorção da matriz. FORMA HISTOLOGICA: são células achatadas, composta por uma pequena quantidade de reticulo endoplasmático rugoso, com aparelho de golgi e núcleo com cromatina condensada 
· OSTEOBLASTO: são células monucleadas que sintetizam a matriz orgânica do tecido ósseo. São capazes de armazenar fosfato de cálcio, composta também por colágeno tipo I, glicoproteínas e proteoglicanos. Fazendo parte da mineralização da matriz, quando são envolvidos pela matriz óssea se transformam em osteócito.
Apresenta bastantes basofilia( afinidade por corantes básicos),possuem sistema de comunicação intercelular, fazem a regeneração óssea após fraturas. FORMA HISTOLOGICA: tem formato de cuboides a colunares, são encontradas na superfície do osso, na superfície do periósteo(membrana que reveste o osso) e do endosteo(membrana de tecido conjuntivo que reveste o canal medular da diáfise e as cavidades dos ossos menores esponjosos e compactos). 
 
 
· OSTEOCLASTO: são células responsáveis pela remodelação e absorção do tecido ósseo, originadas pela fusão de macrófagos. Possui núcleos e extensas ramificações, os osteoclastos dirigem a matriz óssea.
Nos osteoclastos jovens o citoplasma apresenta uma leve basofilia que vai diminuindo com o amadurecimento da célula, ate finalmente o citoplasma se torna acidófilo (com afinidade a corantes ácidos). FORMA HISTOLOGICA: são células moveis, gigantes, extensamente ramificadas, com partes dilatadas que contem 06 a 50 ou mais núcleos. 
· TECIDO OSSEO PRIMARIO 
O tecido ósseo primário é o primeiro tecido ósseo a ser formado, se iniciando desde do desenvolvimento embrionário como também em reparação de fraturas, sendo substituído depois pelo secundário. 
As fibras colágenas se dispõem irregularmente, suas fibras colágenas são organizadas em varias direções e possui menos minerais.
· TECIDO OSSEO SECUNDARIO 
O tecido ósseo secundário ou maduro é encontrado em adultos, tem por principal característica possuir fibras colágenas organizadas em lamelas que ficam paralelas umas as outras ou se dispõem em camadas concêntricas em torno de canais com vasos, formando o sistema de havers, esses canais se comunicam entre si, com a cavidade medular e com a superfície externa de osso por meio de canais transversos ou obliguos, que são os canais de Volkmann, que se distinguem dos de havers por não apresentarem lamelas osseas concêntricas. Nas lacunas são os locais onde ficam os osteócitos que tem prolongamentos de comunicação. 
Lamelas circuferenciais: encontradas perifericamente em superfícies periosteal
Lamelas concêntricas: formando osteons ao redor de havers
Lamelas intersticiais: fragmentos residuais de antigas lamelas entre osteons 
 
· PERIOSTEO 
é uma membrana que tem por característica ser vascularizada, fibrosa e resistente.
Tem a função de proteger os ossos, fixar os músculos, produzir novas células para garantir o crescimento ósseo, reparação de fraturas e proteger nevos e vasos sanguíneos que envolvem alguns ossos.
· CAMADA EXTERNA: tecido conjuntivo denso não modelado- camada fibrosa 
· CAMADA INTERNA: Células ósseas- osteogênicas e indiferenciadas 
· ENDOSTEO 
· Tecido conjuntivo frouxo 
· Células: osteogênicas, osteoprogenitoras e osteoblastos 
· Tem a função de nutrição e fornecimento de novos osteoblastos para o crescimento e regeneração do osso 
· TIPO DE TECIDO OSSEO 
· OSSO COMPACTO: É constituídos de partes sem cavidades.
· OSSO ESPONJOSO: É constituído por partes com muitas cavidades intercomunicastes 
nos ossos longos, as extremidades ou epífises são formados por osso esponjoso com uma delgada camada superficial compacta. A diáfise é quase totalmente compacta, com pequena quantidade de osso esponjoso na sua parte profunda, delimitando o canal medular. 
Os ossos curtos tem o centro esponjoso, sendo recobertos em toda sua periferia por uma camada compacta 
# OSSIFICÇÃO ENDOCONDRAL
Ocorre quando a cartilagem hialina é substituída por osso. É responsável pela constituição dos ossos curtos e longos, onde forma-se um centro primário no decorrer da ossificação derivado de condrócitos que proliferaram e depositaram uma matriz extracelular contendo colágeno do tipo II.
O disco epifisário distinguem-se em cinco zonas:
Zona de repouso: zona onde existe uma cartilagem hialina sem nenhuma presença de alteração morfológica.
Zona de cartilagem seriada ou de proliferação: os condrócitos dividem-se rapidamente e formam fileiras ou colunas paralelas de células achatadas e empilhadas no eixo longitudinal do osso.
Zona de cartilagem hipertrófica: os condrócitos estão bem volumosos, possuem depósitos citoplasmáticos de glicogênio e lipídios. 
Obs: os condrócitos morrem por apoptose.
Zona de cartilagem calcificada: ocorre a mineralização da matriz cartilaginosa e termina a apoptose dos condrócitos.
Zona de ossificação: aparecimento do tecido ósseo. Os capilares sanguíneos e células osteoprogenitoras originadas do periósteo invadem as cavidades deixadas pelos condrócitos mortos. As células osteoprogenitoras se diferenciam em osteoclasto, que por sua vez, depositam matriz osse sobre o resto de matriz cartilaginosa.
A matriz óssea calcifica-se e aprisiona osteoclastos, que se transformam em osteócitos. 
 
· OSSIFICAÇÃO INTRAMENBRANOSA 
Ocorre quando as células mesenquimais ou conjuntivas, se diferenciam em células osteoprogenitoras que se transformam em osteoblasto. Que por sua vez sintetizam osteoides (matriz óssea recém-sitentizada),qu se mineralizam, dando origem aos osteócitos.
É responsável pelo desenvolvimento dos ossos chatos e laminados, especialmente aqueles que se encontram no crânio.
Acontece no interior das membranas do tecido conjuntivo, o chamado centro de ossificação primaria.
· REMODELAÇÃO OSSEA 
· Processo que ocorre durante toda a vida 
· Modificação da forma ou da estrutura
· Formação e reabsorção óssea 
· Substituição e reconstrução
· Preservar a integridade do osso
· fases: ativação, reabsorção, reversão , formação e repouco
·

Mais conteúdos dessa disciplina