Buscar

resumo socrates e sofistas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL UNIFICADA CAMPOGRANDENSE – FEUC
FACULDADES INTEGRADAS CAMPO-GRANDENSES – FIC
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
SÓCRATES E OS SOFISTAS
PROFESSOR FLÁVIO P PIMENTEL
ARYANNA VIEIRA LAMEIRAS
DENNYS VIEIRA LAMEIRAS
RIO DE JANEIRO
OUTUBRO DE 2021
SÓCRATES
No entanto, os pensamentos de Sócrates marcaram o nascimento da filosofia clássica, desenvolvidos por Platão e Aristóteles, eles são, em certa medida, seus herdeiros mais importantes.
O julgamento e a morte de Sócrates deixaram uma profunda impressão em seus contemporâneos. Muitos de seus discípulos e companheiros escreveram narrativas e testemunhos sobre o incidente episódio, O filósofo enfrentava o país, suas ideias conflitavam com a prática política da época, e o país precisava de independência.
As ideias são esclarecidas e discutidas pela primeira vez em nossa tradição.
Em 399 a.C., Sócrates foi acusado de crimes graves por alguns cidadãos de Atenas. Eles exigiram que ele fosse condenado à morte por desrespeito às tradições religiosas da cidade e jovens corruptos.
O motivo da acusação é claramente político: opor-se a crítica de Sócrates ao que ele acreditava ser uma distorção da democracia. Cracia ateniense, que se opõe à discussão e ao questionamento dos valores e atitudes dos gregos a sociedade daquela época. Em sua opinião, de acordo com a prática da época, em um júri de 501 cidadãos, Sócrates fez um longo discurso, seu pedido de desculpas ou defesa, no entanto, em vez de se defender objetivamente, ele zombou de suas acusações.
Afirme-se inocente ou exija uma multa. Com isso, de acordo com a prática da época
Isso força o júri a escolher entre processar ou defender. Só há outra escolha: a condenação de Sócrates. Condenado à morte, foi levado para a prisão, onde foi, de acordo com o hábito da época, obrigado a beber um copo de veneno-cicuta. Seus companheiros sugeriram que Sócrates fugisse, mas ele recusou o último discurso memorável: preferia morrer como cidadão ateniense, e para sempre coerente com sua ideia de morar em um lugar diferente: fugir é negar seus pensamentos e princípios.
Por um lado, nossa interpretação do pensamento de Sócrates enfrenta um dilema. É ainda maior do que nossas dificuldades para o ex-Sócrates e sofistas, porque Sócrates na verdade não escreveu nada, o mais importante é prestar atenção ao debate e ao ensino. Por outro lado, aprendemos sobre suas idéias extensivamente através de Platão, seu principal discípulo, sob o impacto de sua convicção e morte, registrou seus ensinamentos, como ele os conhece, para evitar que se percam.
No entanto, esta é, obviamente, a visão de Platão da filosofia socrática, não a ideia original do próprio filósofo.
A vida e os pensamentos de Sócrates são muito menos detalhados do que a de Platão. Primeiro, temos alguns diálogos de Xenofonte, senão exatamente o discípulo, e parceiro de Sócrates, escrito entre 380 e 355 a.C.
O que é Sócrates filosófico? O conceito filosófico de Sócrates pode ser descrito como um método de análise de conceito. Isso pode ser ilustrado pela famosa questão socrática "O que é ...?"
SOFISTAS
Os sofistas aparecem neste momento em que passam da tirania e da oligarquia para a democracia. Eles são mestres da retórica e da fala.
Os turistas que perambulam pelas cidades-estado, oferecendo suas doutrinas, tem as habilidades do governo e dos políticos em geral. Embora não haja treinamento de uma escola ou grupo homogêneo, é caracterizado por mais de uma prática ou uma atitude comum, não uma única doutrina. Portanto, há uma ideia, de um ensino, uma forma de responsabilidade dos sofistas, incluindo basicamente, de alguma forma, preparar os cidadãos para a participação na vida política. Seu papel a esse respeito é muito importante e seu impacto também é muito grande.
A grandeza se reflete em sua forte oposição a Sócrates, Platão e Aristóteles. Portanto, os sábios são filósofos e educadores, mas também são mestres em retórica e discurso, embora esse efeito seja negado por eles, como Platão.
Por isso mesmo termos uma difícil avaliação mais concreta de sua função e mesmo de sua concepção filosófica e pedagógica.
Os termos “sofisma” e “sofisma” finalmente torna-se fortemente depreciativo, embora o significado original de “sofista” fosse apenas alguém “inteligente”. Sua doutrina. E seu papel, influência e contribuição para a filosofia e filosofia estudos de Linguagem.
Os sofistas principais e mais famosos são: o Protágoras de AAbder, Górgias de Leontinos Hípias de Elis, Liquefron, Prodick, até se tornará o mestre de Sócrates e Seras Marcus, embora existam muitos outros nós só sabemos o nome.
A análise se concentrará em Protágoras e Górgias, que podem ser o sábio mais importante e influente, Platão nos deixou um retrato
Os sábios sofistas deram grandes contribuições ao desenvolvimento da pesquisa. A língua na tradição cultural grega. Seu interesse em rascunho e entrega de discursos corretos e eficazes os orientam a estudar grego e começar a aprender de forma sistemática, por meio da divisão das partes do discurso, estabeleça uma análise etimológica, examinando o significado e a origem das palavras.
As primeiras obras literárias, especialmente as epopeias de Homero e Hesíodo, forneceram-lhes a maioria dos recursos estilísticos – imagens, metáforas, figuras de linguagem – são usados em seu discurso. Portanto, pode-se dizer que o interesse pela retórica e pela fala promoveu o desenvolvimento da pesquisa poética e gramatical.

Continue navegando

Outros materiais