Buscar

MODELO DECRETO RETORNO DAS AULAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DO CAIUÁ – PARANÁ
Rua Dom Pedro II, nº 800 – Caixa Postal nº 01
Fone: - (44) 3445-8150 8155 – CNPJ 76.238.435/0001-30
www.wsaojoaodocaiua.pr.gov.br
E-mail: prfeitura@saojoaodocaua.pr.gov.br
CEP: 87.740-000 – São João do Caiiuá – Paraná
DECRETO nº XXX/2021 REVOGA O DECRETO 5.103/2021
 Súmula: Dispõe sobre a organização das medida para o atendimento das aulas presenciais na Rede Municipal, Conveniada e Estadual de Ensino de São João do Caiuá – PR, e dá outras providências.
 STEFAN TOMÉ PAUKA, Prefeito Municipal de São João do Caiuá, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições que lhe confere a legislação em vigor, considerando a Lei Federal nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, a Portaria nº 356, de 11 de março de 2020, o Decreto Estadual nº 6.637, de 20 de janeiro de 2021 e a Resolução SESA nº 860 de 23 de setembro de 2021 e Resolução nº 4.461 de 24 de setembro de 2021 – GS/SEED.
RESOLVE:
Art. 1º Estabelecer no âmbito do Departamento Municipal de Educação, Cultura e Esporte, a oferta de atividades escolares na forma presencial, em conformidade com o disposto na Resolução SESA nº 860/2021 e Resolução nº 4.461/2021 – GS/SEED.
Art. 2º Fica sob a responsabilidade das Instituições de Ensino da rede pública estadual e conveniada de São João do Caiuá, a oferta das atividades escolares na forma presencial para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais, Ensino Médio, Educação Profissional, Educação Especial e EJA -Fase I e II.
Art. 3º O atendimento na forma presencial na Rede Municipal de Ensino de São João do Caiuá será para a Educação Infantil 4 e 5 anos, Ensino Fundamental – Anos Iniciais e EJA em conformidade com o disposto Resolução SESA nº 860/2021 e da Resolução nº 4.461/2021 – GS/SEED.
§1º – As aulas para as crianças de 0 a 3 anos continuarão através do método remoto, devido a utilização obrigatória de máscara citada no Artigo 28 da Resolução SESA nº 860/2021, de acordo com a Lei Estadual nº 20.189, de 28 de abril de 2020.
 	Parágrafo único: O atendimento presencial no caput deste artigo teve início a partir do dia 02 de agosto de 2021, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Na Educação Infantil 4 e 5 anos, a oferta na forma presencial iniciará no dia 18 de outubro do ano de 2021, sendo que, tal medida poderá ser revista e alterada através do ato do Poder Executivo Municipal, de acordo com a situação epidemiológica do município.
	Art. 2º O atendimento no modo presencial passa a acontecer de acordo com as seguintes orientações:
I - Serão atendidos pelo modo presencial os alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino da Educação Infantil 4 e 5 e Anos, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, cujos pais assinarem o Termo de Compromisso/Responsabilidade. 
II - A oferta das aulas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal acontecerá de forma presencial e presencial por revezamento, quando for necessário, para cumprir o distanciamento de 1 metro (um metro) entre os estudantes, mediante a adequação dos encaminhamentos pedagógicos às possibilidades de ensino. Exceto para aqueles estudantes incluídos no grupo de risco, que terão direito ao atendimento remoto e impresso, prezando pela qualidade da aprendizagem dos estudantes. 
III - Os estudantes incluídos no grupo de risco deverão apresentar laudo médico para obter atendimento remoto e impresso, aqueles que não apresentarem ficarão com falta sob a consequência de reprova.
IV - A oferta das aulas na Educação Infantil de 4 e 5 anos da rede municipal acontecerá de forma presencial, presencial por revezamento, quando for necessário, remoto e impresso para os alunos cujos pais optarem pelo modo remoto. Tudo mediante a adequação dos encaminhamentos pedagógicos às possibilidades de ensino, sem prejuízo aos protocolos de biossegurança e prezando pela qualidade da aprendizagem dos estudantes
V – Os alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil Menino Jesus e Martha Garcia Furtado (crianças de 0 a 3 anos) continuarão em atendimento remoto devido a obrigatoriedade do uso da máscara contida na resolução SESA 860/2021 e Lei nº 14019/2020, Art.-3º A §7º
VI - Os estudantes que estiverem em suas residências durante o escalonamento, ou por fazerem parte do grupo de risco, ou aqueles da Educação Infantil, cujas famílias optaram por não encaminhar os alunos para atendimento presencial, receberão atendimento remoto e impresso, mediante a adequação dos encaminhamentos pedagógicos às possibilidades de ensino, sem prejuízo aos protocolos de biossegurança e prezando pela qualidade da aprendizagem dos estudantes.
Art. 3º Quanto às medidas de prevenção, as aulas serão organizadas da seguinte forma:
I - Será realizado atendimento, respeitando o distanciamento social de 1 metro (um metro) respeitando a capacidade física de cada instituição, de acordo com a Resolução SESA 860/2021;
II – Se houver número maior de estudantes que a capacidade da sala de aula, não havendo a possibilidade de garantir 1 (um) metro de distância entre eles, conforme consta na resolução SESA nº 860/2021, haverá necessidade de revezamento diário e/ou semanal dos estudantes;
III – Para as situações de impossibilidade do estudante retornar à aula presencial, por questões de saúde, ou nos casos em que está sendo realizado o revezamento na instituição de ensino, o atendimento será realizado de forma remota.
IV – De acordo com Art. 28 da Resolução SESA 860/2021, o uso de máscara nas dependências da instituição será obrigatório para todas as pessoas;
V - Será disponibilizado álcool em gel 70% (setenta por cento) em todos os espaços da instituição;
VI – Será feita a aferição da temperatura na entrada da instituição e monitoramento do estudante que apresentar temperatura a partir de 37, 1º.
Art.4º O Transporte Escolar seguirá as medidas previstas na Resolução SESA 860/2021.
Art.5º As medidas previstas neste Decreto poderão ser reavaliadas e/ou alteradas a qualquer momento, de acordo com a situação epidemiológica do Município.
Art.7º Revogadas as disposições em contrário, este Decreto entrará em vigor na data de 30 de setembro de 2021.
Prefeitura Municipal de São João do Caiuá,
 São João do Caiuá, 30 de SETEMBRO de 2021.
________________________________
Stefan Tomé Pauka
Prefeito Municipal

Outros materiais