Logo Passei Direto
Buscar

Prova N2 A5 Didática

User badge image
Ítalo Lima

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A Didática é o principal ramo de estudos da Pedagogia. Ela investiga os fundamentos, condições e modos de realização da instrução e do ensino. A ela cabe converter objetivos sociopolíticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos, estabelecer os vínculos entre ensino e aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades mentais dos alunos.
Considerando as informações dadas no texto orientador e baseado nos conhecimentos adquiridos na disciplina Didática, assinale a alternativa que apresenta a teoria educacional defendida por Libâneo.
Teoria das Inteligências Múltiplas.
Teoria Autopoiese.
Teoria Freiriana.
Teoria Sociocrítica.
Teoria Inclusiva.

Para Paulo Freire educar é construir, é criar no sujeito a consciência da liberdade e a possibilidade de romper com o determinismo, assim, trazendo na educação o reconhecimento de um indivíduo que arquiteta e interfere na história e na realidade de hoje e do futuro. Entende-se assim, que neste contexto, é necessário propor nas práticas pedagógicas que permeiam o ato de educar, a valorização e a vivência da identidade cultural. É a partir das experiências vividas pelos educandos, sua identidade, sua história que é possível inserir o indivíduo no processo educacional.
Com a expressão Educador, fica subentendido que o ato de educar, segundo Paulo Freire, significa
seguir estritamente as normas impostas pelas instituições de ensino.
transmitir a teoria para os alunos de maneira metódica, tradicional e estruturada.
possuir didática, tendo como objetivo o processo de ensino-aprendizagem.
instigar o espírito rebelde e de balbúrdia nos alunos.
formar sujeitos para desempenhar o papel de trabalhador.

A chamada “Pedagogia de Projetos” começou a ser desenvolvida no movimento educacional progressista dos Estados Unidos no início do século XX. A referência central era o pensamento de John Dewy (1859-1952), que – diz Abrantes (2002, p.26) – concebeu a educação como experiência e advogou uma pedagogia aberta em que o aluno se tornaria ator da própria formação mediante aprendizagens concretas e significativas. Beyer (1997) esclarece que Willian Heard Kilpatrick (1871-1965) foi quem primeiro publicou um trabalho relevante sobre o tema: “O método de projetos” (1918). Kilpatrick era reconhecido como grande representante da história da educação progressista nos meios educacionais dos Estados Unidos e conhecido como colega e colaborador de Dewy no Teachers College da Universidade de Columbia, Nova Iorque. O termo “projeto” surge como designação possível para um conceito que procura integrar a intencionalidade da ação, o empenho pessoal na sua realização e a inserção num contexto social.
Tendo como base os princípios desenvolvidos na Pedagogia de Projetos desenvolvida por John Dewey e William Kilpatrick, assinale a alternativa que corresponde aos quatro passos considerados norteadores da planificação de um projeto.
decidir o tema; planejar; executar; avaliar.
avaliar as intenções de ensino; planejar; executar; recomeçar.
decidir o tema; executar; avaliar; refazer.
avaliar as intenções de ensino; planejar; executar; refazer.
decidir o tema; executar; avaliar; refazer.

John Dewey nasceu em 1859, em uma pequena cidade chamada Burlington, no estado de Vermont (EUA). [...] Ao decorrer de sua vida acadêmica, o americano escreveu muito, estudou filosofia e educação, e sempre se interessou por política, movimentos sociais, religião, psicologia e sociologia. [...] O educador defende que os conteúdos ensinados em sala de aula são assimilados de forma mais fácil quando são associadas às tarefas realizadas pelos alunos. John Dewey sempre defendeu a união da teoria e a prática, e sua contribuição para a Andragogia está no sentido de valorizar a capacidade de pensamento e estimular o aluno adulto a pensar, principalmente em discussões coletivas, quando o conhecimento flui mais facilmente e assim, é construído.
Considerando toda a trajetória acadêmica de John Dewey no campo da teoria sócio-educativa, assinale a alternativa que corresponde ao movimento que tornou o autor reconhecido.
Escola Nova.
Escola Inclusiva.
Escola Religiosa.
Escola Tradicional.
Escola Waldorf.

“À educação escolar, independentemente do nível ao qual nos referimos, cumpre a função de transferir as conquistas científicas e culturais às novas gerações, possibilitando-lhes, pela via da apropriação de conhecimentos, o desenvolvimento das faculdades psíquicas humanas superiores e suas correspondentes habilidades operacionais. Esta função lança, de antemão, aos educadores um grande desafio: desenvolver nos alunos capacidades intelectuais durante o processo de apropriação de conhecimentos de forma que os saberes adquiridos sejam utilizados com êxito e atuem como mediadores da relação dos indivíduos com a realidade.”
Ao cumprir a função de transmitir conquistas científicas e culturais, a educação dialoga com os mais variados métodos, descobertas e possibilidades, desta forma, assinale a opção de conhecimento que melhor se adeque à pedagogia dos projetos.
Conhecimento fragmentado.
Conhecimento em rede.
Conhecimento mítico.
Conhecimento teológico.
Conhecimento tácito.

Não se fala mais em Zika. A palavra “epidemia” é incorreta para descrever os novos casos de recém-nascidos afetados pelo vírus, segundo os epidemiologistas - não vivemos mais um surto, os números caem a cada ano. Desde novembro de 2016, não há mais situação de “emergência global” para a Organização Mundial de Saúde: sabemos que o vírus Zika na gravidez pode causar a síndrome congênita nos fetos, mais conhecida pelo sinal da microcefalia. Por razões complexas e algumas ainda inexplicáveis pela ciência, o vírus Zika foi uma ameaça global pelo risco de atravessar fronteiras, mas o epicentro de crianças afetadas e mulheres em risco é ainda a América Latina. Na região, dois países que compartilham fronteiras, Brasil e Venezuela, mostram como o silêncio é nocivo às mulheres.
A reportagem apresenta uma série de informações que podem e, devem ser, trabalhadas em sala de aula com os alunos. Assinale a alternativa que corresponde ao tema transversal, segundo o PCN, que deve ser trabalhado a partir da reportagem.
Meio ambiente.
Ética.
Trabalho e Consumo.
Pluralidade Cultural.
Saúde.

[...] A Pedagogia de Projetos é a construção de uma prática pedagógica centrada na formação global dos alunos. Para que os processos de aprendizagem aconteçam nessa perspectiva, porém, é necessário que haja uma alteração profunda na forma de compreensão e organizar o conhecimento. Essa alteração supõe uma redefinição não apenas dos conteúdos escolares, mas também dos tempos, espaços e processos educativos, bem como do agrupamento de alunos, ou seja, daquilo que conhecemos por classe ou turma, e que se constituiu historicamente como a unidade organizativa do trabalho escolar.
A Pedagogia dos Projetos tem como intuito desenvolver a aprendizagem dos alunos através da ação e experiência, para isso é necessário que a escola também utilize das vivências dos alunos adquiridas na família e na sociedade durante o processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, marque a alternativa que corresponde aos principais pensadores da Pedagogia de Projetos.
Philippe Perrenoud e Comênius.
Pestalozzi e John Dewy.
Piaget e William Kilpatrick.
Libâneo e Paulo Freire.
John Dewy e William Kilpatrick.

O plano de aula é um detalhamento do plano de ensino. As unidades e subunidades (tópicos) que foram previstas em linhas gerais são agora especificadas e sistematizadas para uma situação didática real. A preparação de aulas é uma tarefa indispensável e, assim como o plano de ensino, deve resultar em um documento escrito que servirá não só para orientar ações do professor como também para possibilitar constantes revisões e aprimoramentos de ano para ano. Em todas as profissões o aprimoramento profissional depende da acumulação de experiências conjugando a prática e reflexão criteriosa sobre ela, tendo em vista uma prática constantemente transformada para melhor.
Assinale a alternativa que corresponde às fases do Plano de Aula, segundo Libâneo:
Objetivos; desenvolvimento, bibliografia.
Delimitação do tema; conteúdos e metodologia.
Preparação; conteúdos; tarefas e avaliação.
Tema; objetivos; conteúdo programático; metodologia e bibliografia.
Delimitação dos princípios; posicionamento filosófico; metodologia e bibliografia.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A Didática é o principal ramo de estudos da Pedagogia. Ela investiga os fundamentos, condições e modos de realização da instrução e do ensino. A ela cabe converter objetivos sociopolíticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos, estabelecer os vínculos entre ensino e aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades mentais dos alunos.
Considerando as informações dadas no texto orientador e baseado nos conhecimentos adquiridos na disciplina Didática, assinale a alternativa que apresenta a teoria educacional defendida por Libâneo.
Teoria das Inteligências Múltiplas.
Teoria Autopoiese.
Teoria Freiriana.
Teoria Sociocrítica.
Teoria Inclusiva.

Para Paulo Freire educar é construir, é criar no sujeito a consciência da liberdade e a possibilidade de romper com o determinismo, assim, trazendo na educação o reconhecimento de um indivíduo que arquiteta e interfere na história e na realidade de hoje e do futuro. Entende-se assim, que neste contexto, é necessário propor nas práticas pedagógicas que permeiam o ato de educar, a valorização e a vivência da identidade cultural. É a partir das experiências vividas pelos educandos, sua identidade, sua história que é possível inserir o indivíduo no processo educacional.
Com a expressão Educador, fica subentendido que o ato de educar, segundo Paulo Freire, significa
seguir estritamente as normas impostas pelas instituições de ensino.
transmitir a teoria para os alunos de maneira metódica, tradicional e estruturada.
possuir didática, tendo como objetivo o processo de ensino-aprendizagem.
instigar o espírito rebelde e de balbúrdia nos alunos.
formar sujeitos para desempenhar o papel de trabalhador.

A chamada “Pedagogia de Projetos” começou a ser desenvolvida no movimento educacional progressista dos Estados Unidos no início do século XX. A referência central era o pensamento de John Dewy (1859-1952), que – diz Abrantes (2002, p.26) – concebeu a educação como experiência e advogou uma pedagogia aberta em que o aluno se tornaria ator da própria formação mediante aprendizagens concretas e significativas. Beyer (1997) esclarece que Willian Heard Kilpatrick (1871-1965) foi quem primeiro publicou um trabalho relevante sobre o tema: “O método de projetos” (1918). Kilpatrick era reconhecido como grande representante da história da educação progressista nos meios educacionais dos Estados Unidos e conhecido como colega e colaborador de Dewy no Teachers College da Universidade de Columbia, Nova Iorque. O termo “projeto” surge como designação possível para um conceito que procura integrar a intencionalidade da ação, o empenho pessoal na sua realização e a inserção num contexto social.
Tendo como base os princípios desenvolvidos na Pedagogia de Projetos desenvolvida por John Dewey e William Kilpatrick, assinale a alternativa que corresponde aos quatro passos considerados norteadores da planificação de um projeto.
decidir o tema; planejar; executar; avaliar.
avaliar as intenções de ensino; planejar; executar; recomeçar.
decidir o tema; executar; avaliar; refazer.
avaliar as intenções de ensino; planejar; executar; refazer.
decidir o tema; executar; avaliar; refazer.

John Dewey nasceu em 1859, em uma pequena cidade chamada Burlington, no estado de Vermont (EUA). [...] Ao decorrer de sua vida acadêmica, o americano escreveu muito, estudou filosofia e educação, e sempre se interessou por política, movimentos sociais, religião, psicologia e sociologia. [...] O educador defende que os conteúdos ensinados em sala de aula são assimilados de forma mais fácil quando são associadas às tarefas realizadas pelos alunos. John Dewey sempre defendeu a união da teoria e a prática, e sua contribuição para a Andragogia está no sentido de valorizar a capacidade de pensamento e estimular o aluno adulto a pensar, principalmente em discussões coletivas, quando o conhecimento flui mais facilmente e assim, é construído.
Considerando toda a trajetória acadêmica de John Dewey no campo da teoria sócio-educativa, assinale a alternativa que corresponde ao movimento que tornou o autor reconhecido.
Escola Nova.
Escola Inclusiva.
Escola Religiosa.
Escola Tradicional.
Escola Waldorf.

“À educação escolar, independentemente do nível ao qual nos referimos, cumpre a função de transferir as conquistas científicas e culturais às novas gerações, possibilitando-lhes, pela via da apropriação de conhecimentos, o desenvolvimento das faculdades psíquicas humanas superiores e suas correspondentes habilidades operacionais. Esta função lança, de antemão, aos educadores um grande desafio: desenvolver nos alunos capacidades intelectuais durante o processo de apropriação de conhecimentos de forma que os saberes adquiridos sejam utilizados com êxito e atuem como mediadores da relação dos indivíduos com a realidade.”
Ao cumprir a função de transmitir conquistas científicas e culturais, a educação dialoga com os mais variados métodos, descobertas e possibilidades, desta forma, assinale a opção de conhecimento que melhor se adeque à pedagogia dos projetos.
Conhecimento fragmentado.
Conhecimento em rede.
Conhecimento mítico.
Conhecimento teológico.
Conhecimento tácito.

Não se fala mais em Zika. A palavra “epidemia” é incorreta para descrever os novos casos de recém-nascidos afetados pelo vírus, segundo os epidemiologistas - não vivemos mais um surto, os números caem a cada ano. Desde novembro de 2016, não há mais situação de “emergência global” para a Organização Mundial de Saúde: sabemos que o vírus Zika na gravidez pode causar a síndrome congênita nos fetos, mais conhecida pelo sinal da microcefalia. Por razões complexas e algumas ainda inexplicáveis pela ciência, o vírus Zika foi uma ameaça global pelo risco de atravessar fronteiras, mas o epicentro de crianças afetadas e mulheres em risco é ainda a América Latina. Na região, dois países que compartilham fronteiras, Brasil e Venezuela, mostram como o silêncio é nocivo às mulheres.
A reportagem apresenta uma série de informações que podem e, devem ser, trabalhadas em sala de aula com os alunos. Assinale a alternativa que corresponde ao tema transversal, segundo o PCN, que deve ser trabalhado a partir da reportagem.
Meio ambiente.
Ética.
Trabalho e Consumo.
Pluralidade Cultural.
Saúde.

[...] A Pedagogia de Projetos é a construção de uma prática pedagógica centrada na formação global dos alunos. Para que os processos de aprendizagem aconteçam nessa perspectiva, porém, é necessário que haja uma alteração profunda na forma de compreensão e organizar o conhecimento. Essa alteração supõe uma redefinição não apenas dos conteúdos escolares, mas também dos tempos, espaços e processos educativos, bem como do agrupamento de alunos, ou seja, daquilo que conhecemos por classe ou turma, e que se constituiu historicamente como a unidade organizativa do trabalho escolar.
A Pedagogia dos Projetos tem como intuito desenvolver a aprendizagem dos alunos através da ação e experiência, para isso é necessário que a escola também utilize das vivências dos alunos adquiridas na família e na sociedade durante o processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, marque a alternativa que corresponde aos principais pensadores da Pedagogia de Projetos.
Philippe Perrenoud e Comênius.
Pestalozzi e John Dewy.
Piaget e William Kilpatrick.
Libâneo e Paulo Freire.
John Dewy e William Kilpatrick.

O plano de aula é um detalhamento do plano de ensino. As unidades e subunidades (tópicos) que foram previstas em linhas gerais são agora especificadas e sistematizadas para uma situação didática real. A preparação de aulas é uma tarefa indispensável e, assim como o plano de ensino, deve resultar em um documento escrito que servirá não só para orientar ações do professor como também para possibilitar constantes revisões e aprimoramentos de ano para ano. Em todas as profissões o aprimoramento profissional depende da acumulação de experiências conjugando a prática e reflexão criteriosa sobre ela, tendo em vista uma prática constantemente transformada para melhor.
Assinale a alternativa que corresponde às fases do Plano de Aula, segundo Libâneo:
Objetivos; desenvolvimento, bibliografia.
Delimitação do tema; conteúdos e metodologia.
Preparação; conteúdos; tarefas e avaliação.
Tema; objetivos; conteúdo programático; metodologia e bibliografia.
Delimitação dos princípios; posicionamento filosófico; metodologia e bibliografia.

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
A Didática é o principal ramo de estudos da Pedagogia. Ela investiga os fundamentos, condições e modos de
realização da instrução e do ensino. A ela cabe converter objetivos sociopolíticos e pedagógicos em objetivos
de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos, estabelecer os vínculos entre ensino e
aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades mentais dos alunos.
Fonte: LIBÂNEO. J.C. Didática 1990, p. 25. Cortez Editora, 2006. Disponível em:
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4559601/mod_resource/content/1/JC%20LIBANEO%20Didatica.pdf
Considerando as informações dadas no texto orientador e baseado nos conhecimentos adquiridos na disciplina
Didática, assinale a alternativa que apresenta a teoria educacional defendida por Libâneo.
Teoria das Inteligências Múltiplas.
Teoria Autopoiese.
Teoria Freiriana.
Teoria Sociocrítica.
Teoria Inclusiva.
1 pontos
PERGUNTA 2
(...) a Taxionomia de Bloom tem como objetivo geral contribuir com todos aqueles que direta ou indiretamente
se ocupam com problemas referentes a currículo e avaliação. Em especial, visa possibilitar, no exame desses
problemas, maior precisão, uma vez que selecionar currículos e avaliar são submetidos a juízos de valor.
Fundamentalmente, avaliar é emitir juízo de valor, após análises e ou sínteses efetuadas.
Fonte: TREVISAN, A. L.; AMARAL, R. G. A Taxonomia revisada de Bloom aplicada à avaliação: um estudo de
provas escritas de Matemática. Ciênc. Educ., Bauru, v. 22, n. 2, p. 451-464, 2016. Disponível em:
http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v22n2/1516-7313-ciedu-22-02-0451.pdf.
Nesse sentido, a Taxonomia de Bloom visa:
Determinar padrões de avaliação dos conteúdos apresentados.
Estabelecer critérios que favoreçam a objetividade no processo avaliativo.
Retirar do processo educativo avaliações objetivas.
Tornar todas as avaliações do processo de ensino-aprendizagem subjetivas.
Contestar os objetivos educacionais construtivistas.
1 pontos
PERGUNTA 3
Para Paulo Freire educar é construir, é criar no sujeito a consciência da liberdade e a possibilidade de romper
com o determinismo, assim, trazendo na educação o reconhecimento de um indivíduo que arquiteta e
interfere na história e na realidade de hoje e do futuro. Entende-se assim, que neste contexto, é necessário
propor nas práticas pedagógicas que permeiam o ato de educar, a valorização e a vivência da identidade
cultural. É a partir das experiências vividas pelos educandos, sua identidade, sua história que é possível inserir
o indivíduo no processo educacional.
Fonte: CARVALHO. F.A. O ato de educar em Paulo Freire. Disponível em:
http://www2.unirio.br/unirio/cchs/educacao/graduacao/pedagogia-presencial/FlaviaAssisdeCarvalho.PDF
Com a expressão Educador, fica subentendido que o ato de educar, segundo Paulo Freire, significa
seguir estritamente as normas impostas pelas instituições de ensino.
transmitir a teoria para os alunos de maneira metódica, tradicional e estruturada.
possuir didática, tendo como objetivo o processo de ensino-aprendizagem.
instigar o espírito rebelde e de balbúrdia nos alunos.
formar sujeitos para desempenhar o papel de trabalhador.
1 pontos
PERGUNTA 4
A chamada “Pedagogia de Projetos” começou a ser desenvolvida no movimento educacional progressista dos
Estados Unidos no início do século XX. A referência central era o pensamento de John Dewy (1859-1952), que –
diz Abrantes (2002, p.26) – concebeu a educação como experiência e advogou uma pedagogia aberta em que o
aluno se tornaria ator da própria formação mediante aprendizagens concretas e significativas. Beyer (1997)
esclarece que Willian Heard Kilpatrick (1871-1965) foi quem primeiro publicou um trabalho relevante sobre o
tema: “O método de projetos” (1918). Kilpatrick era reconhecido como grande representante da história da
educação progressista nos meios educacionais dos Estados Unidos e conhecido como colega e colaborador de
Dewy no Teachers College da Universidade de Columbia, Nova Iorque. O termo “projeto” surge como
designação possível para um conceito que procura integrar a intencionalidade da ação, o empenho pessoal na
sua realização e a inserção num contexto social.
Fonte: CARDOZO. M. T. D. A “Pedagogia de Projetos” aplicada ao ensino profissionalizante. Disponível em:
https://www.uniube.br/biblioteca/novo/base/teses/BU000053217.pdf
Tendo como base os princípios desenvolvidos na Pedagogia de Projetos desenvolvida por John Dewey e
William Kilpatrick, assinale a alternativa que corresponde aos quatro passos considerados norteadores da
planificação de um projeto.
decidir o tema; planejar; executar; avaliar.
avaliar as intenções de ensino; planejar; executar; recomeçar.
decidir o tema; executar; avaliar; refazer.
avaliar as intenções de ensino; planejar; executar; refazer.
decidir o tema; executar; avaliar; refazer.
1 pontos
PERGUNTA 5
Como se sabe, toda atividade em sala de aula prescinde de planejamento prévio. A expressão: planejamento
prévio pode soar redundante para você, foi grafada desta maneira de forma proposital para que você perceba
que toda ação do professor com intencionalidade pedagógica necessita de um planejamento anterior à sua
execução. De acordo com Libâneo (1993): “O plano de aula é um instrumento que sistematiza todos os
conhecimentos, atividades e procedimentos que se pretende realizar numa determinada aula, tendo em vista o
que se espera alcançar como objetivos junto aos alunos”.
Fonte: EAD. Br. Ebook. Didática. Material didático da Unidade 4 – Plano de Aula e a Intervenção Didática.
Disciplina Didática.
Nesse sentido, o plano de aula deve:
Ser formulado a partir de uma única referência, levando o aluno a uma imersão teórica.
Apresentar de forma detalhada como serão realizadas as situações de ensino-aprendizagem.
Criar estratégias para coibir pensamentos divergentes dos ensinados pelo educador.
Apresentar a bibliografia que será utilizada e os itens previstos pelo currículo escolar.
Conter exclusivamente a ementa, os objetivos e os conteúdos programáticos
1 pontos
PERGUNTA 6
John Dewey nasceu em 1859, em uma pequena cidade chamada Burlington, no estado de Vermont (EUA). [...]
Ao decorrer de sua vida acadêmica, o americano escreveu muito, estudou filosofia e educação, e sempre se
interessou por política, movimentos sociais, religião, psicologia e sociologia. [...] O educador defende que os
conteúdos ensinados em sala de aula são assimilados de forma mais fácil quando são associadas às tarefas
realizadas pelos alunos. John Dewey sempre defendeu a união da teoria e a prática, e sua contribuição para a
Andragogia está no sentido de valorizar a capacidade de pensamento e estimular o aluno adulto a pensar,
principalmente em discussões coletivas, quando o conhecimento flui mais facilmente e assim, é construído.
Fonte: BECK. C. John Dewey: teoria e prática no ensino. Andragogia Brasil. Disponível em:
https://andragogiabrasil.com.br/john-dewey/
Considerando toda a trajetória acadêmica de John Dewey no campo da teoria sócio-educativa, assinale a
alternativa que corresponde ao movimento que tornou o autor reconhecido.
Escola Nova.
Escola Inclusiva.
Escola Religiosa.
Escola Tradicional.
Escola Waldorf.
1 pontos
PERGUNTA 7
“À educação escolar, independentemente do nível ao qual nos referimos, cumpre a função de transferir as
conquistas científicas e culturais às novas gerações, possibilitando-lhes, pela via da apropriação de
conhecimentos, o desenvolvimento das faculdades psíquicas humanas superiores e suas correspondentes
habilidades operacionais. Esta função lança, de antemão, aos educadores um grande desafio: desenvolver nos
alunos capacidades intelectuais durante o processo de apropriação de conhecimentos de forma que os saberes
adquiridos sejam utilizados com êxito e atuem como mediadores da relação dos indivíduos com a realidade.”
Fonte: ABRANTES, Angelo. Relações entre conteúdos de ensino e processos de pensamento. Disponível em :
http://www2.fc.unesp.br/revista_educacao/arquivos/Relacao_entre_conteudos_de_ensino_e_processos_de_pensamento.pdf
Ao cumprir a função de transmitir conquistas científicas e culturais, a educação dialoga com os mais variados
métodos, descobertas e possibilidades, desta forma, assinale a opção de conhecimento que melhor se adeque
à pedagogia dos projetos.
Conhecimento fragmentado.
Conhecimento em rede.
Conhecimento mítico.
Conhecimento teológico.
Conhecimento tácito.
1 pontos
PERGUNTA 8
Não se fala mais em Zika. A palavra “epidemia” é incorreta para descrever os novos casos de recém-nascidos
afetados pelo vírus, segundo os epidemiologistas - não vivemos mais um surto, os números caem a cada ano.
Desde novembro de 2016, não há mais situação de “emergência global” para a Organização Mundial de Saúde:
sabemos que o vírus Zika na gravidez pode causar a síndrome congênita nos fetos, mais conhecida pelo sinal da
microcefalia. Por razões complexas e algumas ainda inexplicáveis pela ciência, o vírus Zika foi uma ameaça
global pelo risco de atravessar fronteiras, mas o epicentro de crianças afetadas e mulheres em risco é ainda a
América Latina. Na região, dois países que compartilham fronteiras, Brasil e Venezuela, mostram como o
silêncio é nocivo às mulheres. [...]
Fonte: DINIZ. D.; CARINO. G. O silêncio sobre o zika oprime as mulheres. Disponível em:
https://brasil.elpais.com/brasil/2019/05/04/opinion/1556979981_767326.html
A reportagem apresenta uma série de informações que podem e, devem ser, trabalhadas em sala de aula com
os alunos. Assinale a alternativa que corresponde ao tema transversal, segundo o PCN, que deve ser trabalhado
a partir da reportagem.
Meio ambiente.
Saúde.
Ética.
Pluralidade Cultural.
Trabalho e Consumo.
1 pontos
PERGUNTA 9
[...] A Pedagogia de Projetos é a construção de uma prática pedagógica centrada na formação global dos alunos.
Para que os processos de aprendizagem aconteçam nessa perspectiva, porém, é necessário que haja uma
alteração profunda na forma de compreensão e organizar o conhecimento. Essa alteração supõe uma
redefinição não apenas dos conteúdos escolares, mas também dos tempos, espaços e processos educativos,
bem como do agrupamento de alunos, ou seja, daquilo que conhecemos por classe ou turma, e que se
constituiu historicamente como a unidade organizativa do trabalho escolar. [...]
Fonte: "Pedagogia de Projetos: Contribuições para Uma Educação Transformadora "; em Só Pedagogia.
Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 11/07/2019 às 18:03. Disponível na Internet em
http://www.pedagogia.com.br/artigos/pedegogiadeprojetos/index.php?pagina=2
A Pedagogia dos Projetos tem como intuito desenvolver a aprendizagem dos alunos através da ação e
experiência, para isso é necessário que a escola também utilize das vivências dos alunos adquiridas na família e
na sociedade durante o processo de ensino-aprendizagem.
Nesse sentido, marque a alternativa que corresponde aos principais pensadores da Pedagogia de Projetos.
Philippe Perrenoud e Comênius.
Pestalozzi e John Dewy.
Piaget e William Kilpatrick
Libâneo e Paulo Freire.
John Dewy e William Kilpatrick.
1 pontos
PERGUNTA 10
O plano de aula é um detalhamento do plano de ensino. As unidades e subunidades (tópicos) que foram
previstas em linhas gerais são agora especificadas e sistematizadas para uma situação didática real. A
preparação de aulas é uma tarefa indispensável e, assim como o plano de ensino, deve resultar em um
documento escrito que servirá não só para orientar ações do professor como também para possibilitar
constantes revisões e aprimoramentos de ano para ano. Em todas as profissões o aprimoramento profissional
depende da acumulação de experiências conjugando a prática e reflexão criteriosa sobre ela, tendo em vista
uma prática constantemente transformada para melhor.
Fonte: LIBÂNEO. J. C. O Planejamento Escolar.
Disponível em:
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4452090/mod_resource/content/2/Planejamento%20-
%20Lib%C3%A2neo.pdf
Assinale a alternativa que corresponde às fases do Plano de Aula, segundo Libâneo:
Objetivos; desenvolvimento, bibliografia.
Delimitação do tema; conteúdos e metodologia.
Preparação; conteúdos; tarefas e avaliação.
Tema; objetivos; conteúdo programático; metodologia e bibliografia.
Delimitação dos princípios; posicionamento filosófico; metodologia e bibliografia.

Mais conteúdos dessa disciplina