Buscar

DESENVOLVIMENTO ESQUELETO AXIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESQUELETO AXIAL
· O sistema esquelético se desenvolve a partir do mesênquima, que deriva do folheto embrionário mesodérmico e da crista neural. Alguns ossos, como os ossos chatos do crânio, sofrem ossificação intermembranosa, ou seja, as células mesenquimais se transformam diretamente em osteoblastos. 
· Na maior parte dos ossos, como os ossos longos dos membros, o mesênquima se condensa e forma moldes de cartilagem hialina para os ossos. 
· Os centros de ossificação aparecem nesses moldes cartilaginosos, transformando o osso gradualmente por meio de ossificação endocondral.
· O crânio consiste no neurocrânio e no viscerocrânio (face).
· O neurocrânio inclui uma parte membranosa, que forma a abóbada do crânio, e uma parte cartilaginosa, o condrocrânio, que forma a base do crânio.
· As células da crista neural formam a face, parte do arco cranial e a parte precordal do condrocrânio (a parte rostral à hipófise). 
· O mesoderma paraxial forma o restante do crânio.
· A coluna vertebral e as costelas se desenvolvem a partir dos compartimentos do esclerótomo dos somitos, e o esterno é derivado do mesoderma na parede corporal ventral. 
· Uma vértebra definitiva é formada pela condensação da metade caudal de um esclerótomo e sua fusão com a metade cranial do esclerótomo subjacente.
· 
· As muitas anomalias do sistema esquelético incluem defeitos vertebrais (espinha bífida), craniais (craniósquise e craniossinostose) e faciais (fenda palatina). 
· Grandes malformações dos membros são raras; porém, defeitos no rádio e nos dedos estão associados frequentemente a outras anomalias (síndromes).

Continue navegando