Buscar

VIAS ASCENDENTES DA MEDULA ESPINAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CAPÍTULO 14, 29 E 30
VIAS ASCENDENTES DA MEDULA ESPINAL 
Fibras que ocupam os funículos da medulo e que sobem por ela até alguma região do encéfalo. Essas fibras entram no SN pela raiz posterior (que tem o gânglio sensitivo do nervo espinal) portanto são neurônios pseudounipolares.
· O neurônio II (segunda ordem) na maior parte das vezes está na coluna posterior da medula espinal (sensitiva). 
*Existem exceções em que as fibras entram pelo sulco lateral posterior e não fazem sinapse na coluna posterior, passam diretamente pelo funículo posterior e ascendem para fazer sinapse com o neurônio II da via no bulbo. Portanto, as fibras que constituem o funículo posterior não têm corpos celulares na coluna posterior, estão localizados no gânglio sensitivo do nervo espinal.
· O neurônio I (primeira ordem) localiza-se no gânglio sensitivo do nervo espinal.
As fibras que tem neurônio no gânglio, entram pelo sulco lateral posterior, fazendo sinapse com neurônios de segunda ordem localizados na coluna posterior e os axônios desse neurônio II vão ascender pelo funículo lateral ou anterior até o seu destino (tálamo e cerebelo; tálamo respectivamente)
Resumo dos destinos de cada funículo:
- Vias ascendentes do funículo posterior: destino = bulbo
- Via ascendente do funículo anterior: destino = tálamo
- Vias ascendentes do funículo lateral: destino = tálamo e cerebelo
PRINCIPAIS VIAS ASCENDENTES DA MEDULA ESPINAL
· Tratos que ocupam o funículo posterior (destino: bulbo):
*fascículo: trato com fibras mais unidas/próximas
1. Fascículo grácil: suas fibras vão fazer sinapse no núcleo grácil do bulbo para depois continuar subindo até o córtex cerebral (consciente em nível cortical) – trajeto pela medula: DIRETO (pelo mesmo lado, no entanto quando essas fibras chegam no bulbo elas cruzam o plano mediano até chegar no córtex no giro pós-central - então a consciência é contralateral) 
2. Fascículo cuneiforme: suas fibras vão fazer sinapse no núcleo cuneiforme do bulbo para depois continuar subindo até o córtex cerebral (consciente em nível cortical) – trajeto pela medula: DIRETO (pelo mesmo lado, no entanto quando essas fibras chegam no bulbo elas cruzam o plano mediano até chegar no córtex no giro pós-central – então a consciência é contralateral) 
No trajeto que essas fibras têm, desde o bulbo até chegar no tálamo, elas se reúnem/juntam até chegarem ao tálamo e ganham uma característica – forma de fita (mais achatada) – então são chamadas de Lemnisco Medial. *Fascículo grácil + Fascículo cuneiforme constituem o Lemnisco medial
FUNÇÕES:
- tato fino (discriminativo, epicrítico)
- cinestesia (propriocepção consciente, ou seja, capacidade de perceber a posição do corpo. Só é consciente pq vai para o córtex cerebral, a propriocepção inconsciente vai para o córtex cerebelar ou relacionadas ao tronco encefálico – ex: manter equilibrio)
- sensibilidade vibratória (percepção de estímulos mecânicos repetitivos, toque intermitente)
- estereognosia (capacidade de reconhecer pelo tato a forma e o tamanho de um objeto) 
Todas as informações provenientes da metade inferior do tronco e membro inferior – T7 para baixo (e levam informações para a metade oposta do encéfalo, informação contralateral) – seguem pelo fascículo grácil
Fascículo cuneiforme – Reúne as fibras provenientes da metade superior do tronco e membro superior (também levam informações para a metade oposta do encéfalo, informação contralateral) 
3. Trato cuneocerebelar: *trato = fibras menos unidas. Se localiza na parte mais profunda do funículo posterior. Neste caso, o neurônio II está localizado no núcleo cuneiforme acessório do bulbo e tem como destino o cerebelo – por conta desse destino é inconsciente. 
Trajeto: DIRETO, entram pelo sulco lateral posterior, ganham o fundo do funículo posterior e sobe até o bulbo onde faz sinapse no núcleo cuneiforme acessório, deste segue em direção ao cerebelo SEM CRUZAR O PLANO MEDIANO (ipse ou homolaterais) 
FUNÇÃO: propriocepção inconsciente do Pescoço e Membros superiores)
· Tratos que ocupam o funículo anterior (destino: tálamo):
1. Trato espinotalâmico anterior
Espino – começa na medula
Talamico – destino tálamo
Anterior – trajeto das fibras pelo funículo anterior.
*Aqui é um neurônio II, o neurônio I faz sinapse com ele na coluna posterior e os axônios do II segue para o funículo anterior.*
A informação vai se tornar consciente em nível talâmico: possui trajeto cruzado pela medula, entram por um lado e sobem pela medulo pelo funículo anterior do lado oposto
*quando tenho informações que se tornam conscientes no tálamo são inespecíficas, pouco localizadas. As que chegam até o cérebro são mais específicas, bem localizadas.
FUNÇÃO: levam da pele impulsos de pressão e tato leve (protopático ou grosseiro – inespecífico) que permite apenas identificar a fonte do estímulo tátil, sem muitas características.
*Trato espinotalâmico anterior + Trato espinotalâmico lateral (constituinte do funículo lateral) = Constituem o Lemnisco Espinal. Em nível da ponte, essas fibras sobem juntas e formam uma fita no trajeto pelo Tronco Encefálico até chegar no tálamo.
· Tratos que ocupam o funículo lateral (destino: tálamo e cerebelo):
1. Trato espinotalâmico lateral: 
*Aqui é um neurônio II, o neurônio I faz sinapse com ele na coluna posterior e os axônios do II segue para o funículo lateral. *
Fibras começam na medula e vão seguir até o tálamo com trajeto passando pelo funículo lateral
**Esse trato é conhecido como via neoespinotalâmica (Neo = novo, as fibras desse trato são evolução de uma outra via, a peleoespinotalâmica). A neoespinotalâmica carrega informações de dor aguda, bem localizada, e a paleoespinotalamica carrega informação da dor em queimação, difusa. 
- A informação é consciente em nível talâmico, ou seja, de maneira inespecífica
- Trajeto: CRUZADO – despois de fazer sinapse com o neurônio I na coluna posterior, o axônio do neurônio II atravessa o plano mediano para o funículo lateral do lado oposto (informação CONTRALATERAL) e sobe até o tálamo (consciência inespecífica), para lá fazer sinapse com neurônio III e este ir para o córtex cerebral (aí sim chegou onde é possível especificar a informação)
FUNÇÃO: temperatura e dor aguda (em pontada) bem localizada na superfície corporal do tronco e membros (do lado oposto) - informação consciente de maneira específica no córtex cerebral (giro pós-central - possui somatotopia – vai para um ponto específico do giro que corresponde exatamente a um segmento do nosso corpo)
NOVAMENTE: *Trato espinotalâmico anterior + Trato espinotalâmico lateral = Constituem o Lemnisco Espinal
2. Via espino-retículo-talâmica = via paleoespinotalâmica:
- Consciente em nível talâmico de maneira inespecífica
*Não é chamado de trato por que trato é sempre conjunto de fibras que tem a mesma origem, destino e trajeto, porém essas fibras dessa via não tem o mesmo destino. Porque parte dessas fibras vão fazer sinapse em pontos diferentes do tronco encefálico.
Elas entram pela coluna posterior, o trajeto de 90% das fibras é CRUZADO e 10% das fibras é DIRETO.
- Não possui somatotopia – a informação vai chegar até o córtex como um todo, de forma difusa, não em pontos específicos do giro que correspondem a algum segmento do corpo.
FUNÇÃO: dor pouco localizada, profunda, crônica e difusa (dor em queimação). Geração de emoção, memória
3. Trato espinocerebelar anterior: 
Espino – começa na medula
Cerebelar – destino cerebelo
Anterior – trajeto das fibras na parte anterior do funículo lateral
- Informação inconsciente porque via para o cerebelo.
- VIA HOMOLATERAL, PORÉM
Trajeto: CRUZADO (na medula) e DIRETO (ao penetrar no cerebelo cruza novamente o plano mediano pelo pedúnculo cerebelar superior, terminando no mesmo lado que entraram)
FUNÇÃO: propriocepção inconsciente e (controle da motricidade somática) dos MEMBROS INFERIORES
4. Trato espinocerebelar posterior
Espino – começa na medula
Cerebelar – destino cerebelo
Anterior – trajeto das fibras na parte posterior do funículo lateral
- Informação inconscienteporque via para o cerebelo.
- Trajeto: DIRETO, ipselateral
FUNÇÃO: propriocepção inconsciente DO TRONCO

Outros materiais