Buscar

resenhaa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nairo Massakazu Sumita; Adagmar Andriolo Importância da hemoglobina glicada no controle do diabetes mellitus e na avaliação de risco das complicações crônicas
20/06/2008
Lidia Mayara Soares de Sousa
Resenha Critica
O tema central do artigo é sobre a hemoglobina glicada, dando ênfase na diabetes mellitus, falando também da sua importância dos riscos e das complicações com as mesmas. Publicado em 2008, com apenas dois autores: Nairo Massakazu Santos e Adagmar Andriolo.
Trazendo o assunto de extrema importância para os estudantes e afins da área da saúde, pois relata bem sobre a diabetes mellitus e a importância da hemoglobina glicada como ferramenta útil para o seu controle, não deixando de destacar a importância dos níveis da A1C abaixo de 7%.
Na introdução os autores começam com a definição da hemoglobina aglicada, nos mostrando os termos de uso correto. “o termo correto é hemoglobina glicada, devendo ser abandonado o termo hemoglobina glicosilada.” – Adagmar,Adriolo; Nairo Massakuzu Sumita.
Ao longo do artigo os autores usam abreviações como: DM, para falar da diabetes mellitus, e outra abreviação bastante usada é a A1C, que eles explicam, falando que é a primeira fase da reação entre a glicose e a hemoglobina sendo reversível, dando origem ao composto intermediário chamdo de pre-A1C.
Os autores ainda na introdução de forma objetiva e clara, como a glicação ocorre, podendo ser de maio ou menor grau, como ocorre também os parâmetros bioquímicos.
E segue para outros tópico, dando ênfase agora na importância da hemoglobina glicada no controle da diabetes mellitus, falando bem como é o quadro da diabetes bellitus a longo prazo, e segue falando a importância da dosagem da A1C para avaliar os níveis de controle da DM e auxiliar no tratamento da mesma.
Ao longo do artigo, tem um quadro onde facilita o entendimento das correlações entre os níveis de A1C e os níveis médios da glicose plasmática.
Nos próximos tópicos segue falando da padronização dos métodos para dosagem do A1C, os aspectos laboratoriais, os novos conceitos e as tendencias visando uma padronização mundial do ensaio para A1C.
Na conclusão os autores citam, que atualmente a hemoglobina glicada é o exame mais importante no controle da DM, tanto na 1, como na 2. Deixa claro quantas vezes ao ano o paciente portador deve fazer a sua dosagem.
No último parágrafo incentiva aos laboratórios a participarem de programas de ensaio especifico para A1C, que são implementados por entidades oficias.
A obra tem o assunto bem relevante para o contexto atual tendo em vista por ser do ano de 2008, Porem é uma obra de fácil entendimento para aqueles que desejam entender, pesquisar ou se aprofundar no assunto sobre hemoglobina glicada, sendo um artigo curto com tópicos breves, Levando em conta a contribuição para o público estudantes, com os temas diabetes mellitus, hemoglobina glicada e controle glicêmico.

Continue navegando