Buscar

TRABALHO SEMESTRAL ACADÊMICO UNOPAR (6 SEMESTRE)

Prévia do material em texto

8
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS RESPECTIVAS LITERATURAS
LUANA BERTUSSE DE LIMA
O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM CONTEXTO DE ENSINO REMOTO, NO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO
JUÍNA - MT
2021
LUANA BERTUSSE DE LIMA
O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM CONTEXTO DE ENSINO REMOTO, NO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO
O ensino de Língua Portuguesa em contexto de ensino remoto, no 1° ano do Ensino Médio apresentados a Unopar - Universidade Norte do Paraná como requisito parcial na média semestral ao curso de Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas.
Instrutor Virtual: Antonio Carlos Rizzi
JUÍNA – MT
2021
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO	1
2. AS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA	2
2.1 As práticas que envolvem o uso de metodologias ativas	2
2.2 As propostas de ensino de Língua Portuguesa	3
2.3 As contribuições do gênero podcast no ensino e aprendizagem	4
2.4 Plano de Ensino: O gênero textual podcast no 1° ano do Ensino Médio	5
3 CONCLUSÃO	7 
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS	8
1. INTRODUÇÃO
Quais práticas envolvem o uso de metodologias ativas? Além disso, as propostas de ensino de Língua Portuguesa devem ser voltadas somente a norma padrão da língua? Quais as contribuições do gênero podcast no ensino e aprendizagem? Como desenvolver um plano de ensino que desperte o interesse nos discentes pela escuta e criação de um podcast literário? Perante a essas perguntas, este trabalho com o determinado tema: “O Ensino de Língua Portuguesa em contexto de Ensino Remoto, no 1° Ano do Ensino Médio”, tem a finalidade de abordar as práticas que envolvem o uso de metodologias ativas em contexto de pandemia, com a introdução das tecnologias digitais, e o foco nas áreas de ensino de Língua Portuguesa para os diversos usos da linguagem e sua participação na sociedade de forma crítica e criativa, caracterizando também as contribuições no aprendizado do gênero podcast em sala de aula como recurso didático digital.
Desse modo, exibindo o foco diante do despertar crítico e reflexivo dos discentes a partir das tecnologias digitais, este trabalho dissemina as práticas pedagógicas que envolvem o uso de recursos digitais, possibilitando um aprendizado significativo e proporcionando experiências nas práticas pedagógicas escolares.
Contudo, em virtude dos fatos mencionados, a metodologia utilizada nesse trabalho foi à pesquisa bibliográfica de alguns artigos e textos acadêmicos, que tinham a principal estrutura a disseminação sobre as mudanças pedagógicas com a utilização de recursos tecnológicos cotidianamente.
Levando-se em conta o que foi resumidamente apresentado, espero que com este trabalho cada leitor possa adquirir conhecimentos sobre cada capítulo, construindo um pensamento reflexivo de respeito, e particularidades no processo de ensino pedagógico da educação em contexto de ensino remoto.
1. AS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
1. As práticas que envolvem o uso de metodologias ativas
Em virtude de diversas variáveis, todo o processo voltado ao ensino-aprendizagem é complexo e, por isso, necessita atenção e acompanhamento constante. Isso se destaca ainda mais se considerarmos as inúmeras mudanças vivenciadas no cenário educacional. Contudo, o ensino-aprendizado vem sendo diversificado em relação a sua prática, possibilitando que o discente participe do seu processo de aprendizagem de forma significativa, como é o caso do uso de metodologias ativas em seu aprendizado.
Durante muito tempo, as metodologias ativas foram vistas como opcional para as instituições de ensino. No entanto, elas já são consideradas parte essencial na dinâmica educacional. Ademais, por englobar diversas esferas e trabalhar ativamente com diversos fatores, elas têm sido um diferencial para as instituições de ensino que as praticam, além de um fator estimulante para os discentes.
Essas metodologias ativas são modelos de ensino que visam a desenvolver a autonomia e a participação dos alunos de forma integral. Com isso, as práticas pedagógicas são beneficiadas e todo o processo educativo é melhorado. Sendo assim, essas metodologias estimulam a resolução de problemas práticos, cooperando para o desenvolvimento de competências como o pensamento crítico. Vale ressaltar que os discentes também conseguem trabalhar a autonomia, a responsabilidade, a proatividade, o trabalho em equipe e a independência. Isso significa que essas metodologias podem contribuir com o desenvolvimento tanto da dimensão cognitiva quanto da socioemocional dos discentes, permitindo que os mesmos aprendam a lidar com problemas devido ao trabalho da sua segurança e confiança para enfrentar situações complexas, na escola e na vida. Os discentes desenvolvem mecanismos e aprendem a expor sua opinião e a respeitar pensamentos diferentes.
Em vista disso, alguns formatos podem ser utilizados para potencializar a prática educacional e contribuir no aprendizado ativo dos discentes, tendo como exemplo, a análise de argumentos, a produção de exercícios escritos, a condução de experimentos e debates, a criação de vídeos, a Gamificação e etc., na qual permitem que os conteúdos disciplinares possam ser estudados de forma relevante, e os discentes passando então a ser o protagonista e transformador do processo de ensino, enquanto o docente assume o papel de um orientador, abrindo espaço para a interação e participação na construção do conhecimento.
1. As propostas de ensino de Língua Portuguesa
O ensino de Língua Portuguesa destina-se a preparar o discente para lidar com a linguagem em suas inúmeras situações de uso e manifestações, incluindo a estética, pois o domínio da língua materna revela-se primordial o acesso às demais áreas do conhecimento. O desenvolvimento do saber linguístico requer leitura compreensiva e crítica de textos diversos; produção escrita em linguagem padrão; análise e manipulação da organização estrutural da língua e percepção das diferentes linguagens (literária, visual, etc.) como formas de compreensão do mundo. No ambiente escolar, a linguagem, seja oral ou escrita, é uma ferramenta indispensável para a construção de conhecimento nas mais diferentes áreas e disciplinas. 
A partir desses pressupostos, entende-se que a disciplina de Língua Portuguesa e seu ensino envolvem as áreas de leitura, escrita e oralidade visando à necessidade de despir-se de qualquer preconceito em relação a variantes que fogem da norma-padrão e reconhecer que todas as línguas têm o mesmo grau de importância, isto é, uma língua não pode ser considerada nem melhor nem pior que outra pelo simples fato de identificar uma classe social de maior ou de menor prestígio social. Todas as línguas funcionam de acordo com regras e princípios lógicos e coerentes, atendendo características e necessidades de cada povo, de cada cultura. É necessário reconhecer o caráter versátil e dinâmico de qualquer língua, inclusive das variantes mais formais, usadas no desenvolvimento de textos escritos. 
Desse modo, o ensino de língua portuguesa deve levar em consideração que ensinar por meio de gêneros textuais proporciona uma aprendizagem integrada de leitura, oralidade, escrita e análise linguística, além de favorecer o interesse dos discentes pela língua, uma vez que, nessa perspectiva, ela é apresentada como língua viva, que existe porque há situações de comunicação efetivas entre as pessoas. Como as comunicações ocorrem em áreas específicas de relacionamento humano, os gêneros textuais também ocorrem nessas áreas. Quanto mais gêneros textuais ensinarmos aos discentes, mais oportunidades terão de fazê-los praticar, na escola, situações de comunicação nas quais estão ou estarão envolvidos, mais cedo ou mais tarde. Ampliando o domínio de gêneros textuais dos discentes, estaremos contribuindo para a sua participação como cidadãos em sua comunidade e, porque não dizer, no mundo todo. 
1. As contribuições do gênero podcast no ensino e aprendizagem
Diante desse aspecto traçado pela pedagogia dos multi-letramentos,há um conceito muito favorável, quando se fala na apropriação de conhecimentos e domínio da tecnologia: o letramento digital. No entanto, mais que conhecimento técnico, letrar-se digitalmente requer a competência de realizar, adequadamente, as práticas sociais que precisam da utilização de recursos e ferramentas digitais e tecnológicas (RIBEIRO, 2009). Neste sentido, a escola também necessita apropriar-se das ferramentas digitais disponíveis para a educação, destacando-se nesse estudo, especificamente, os podcasts.
Diferentemente da rádio tradicional, o podcast possui maior acessibilidade aos diversos conteúdos conectados aos vários temas que vão desde notícias, músicas, produtos comerciais, etc. Já no campo educacional, os podcasts podem ser utilizados como um canal móvel de veiculação de aprendizado nas diversas áreas do conhecimento. Para Villate (2005), os discentes estão cada vez mais motivados para as tecnologias e menos motivados para os métodos tradicionais de ensino, por essa razão o uso dessa importante ferramenta deve intermediar as relações entre professor x conteúdo a ser ministrado x aluno, sendo este um instrumento motivador do processo. No entanto, essa relação não é tão simples assim, visto que “[...] a educação é um processo complexo, inacabado e em permanente evolução” (JUNIOR, 2015, p.6). 
Partindo desse pressuposto, as tecnologias precisam estar incorporadas às práticas educacionais, no entanto, fazem-se necessários que seus usuários conheçam todos os recursos disponíveis e a melhor maneira de como utilizá-las. Essa relação se tornará imanente à medida que ela fizer parte dessa prática de forma natural e o seu uso indispensável.
Conforme Barros (2007), o podcast permite aos discentes aprofundarem seus conhecimentos em determinado conteúdo, receber e opinar, ouvir histórias de forma mais atrativa, aproveitar suas horas de estudo no ambiente e momento mais propício. O podcast surge como nova forma de aplicar a metodologia de ensino em que o discente produz informação e troca conhecimento com os colegas como agente ativo na construção de seu aprendizado.
1. Plano de Ensino: O gênero textual podcast no 1° ano do Ensino Médio
PLANO DE ENSINO
Identificação da escola: Escola Rural Municipal Arte de Aprender.
Período de realização: O desenvolvimento das atividades serão realizadas no período de 4 aulas com duração de 50 minutos. Nas seguintes datas 4, 5, 6 e 7 de outubro do ano de 2021.
 Ano: 2021
Competência – Nº. 7: Mobilizar práticas de linguagem no universo digital, considerando as dimensões técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas, para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva.
Habilidade – (EM13LP18) Utilizar softwares de edição de textos, fotos, vídeos e áudio, além de ferramentas e ambientes colaborativos para criar textos e produções multissemióticas com finalidades diversas, explorando os recursos e efeitos disponíveis e apropriando-se de práticas colaborativas de escrita, de construção coletiva do conhecimento e de desenvolvimento de projetos.
Área da BNCC: Linguagens.
Campo de Atuação: Campo jornalístico-midiático.
Objetivos: Motivar as práticas de linguagem no universo digital de forma coletiva, através da criação de um podcast.
Conteúdo: Linguagens digitais.
Cronograma de atividades: Primeira aula: Inicialmente, será realizada uma breve explicação sobre “Afinal, o que é podcast?” através do vídeo disponibilizado no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=QvCTXJu8wFw&t=27s), em seguida dando abertura a um debate com a turma sobre o mesmo. Duração de 30 minutos.
Segunda aula: Depois, será realizada a apresentação aos discentes referente ao podcast literário “Nocautes Literários: A terceira margem do rio, de Guimarães Rosa” disponibilizado no Spotify (https://open.spotify.com/episode/05Rvth4GAfEQK7ty339QAQ?si=FkT9RCmqSQun7IJlYaTuhQ&dl_branch=1). Duração de 30 minutos.
Terceira aula: Os discentes realizaram o roteiro de uma transposição do conto clássico “A cartomante”, de Machado de Assis, para podcast. Duração de 50 minutos.
Quarta aula: Desenvolvimento de atividades direcionadas aos conteúdos estudados nas aulas anteriores. Duração de 50 minutos.
Percurso metodológico: 
Atividade 1
De acordo com o podcast literário “Nocautes Literários: A terceira margem do rio, de Guimarães Rosa”, responda as questões a seguir.
a) Qual é o autor do podcast apresentado?
b) Qual é o público – alvo do podcast?
c) Em qual plataforma digital pode-se encontrar o podcast apresentado?
d) Qual é a sua interpretação em relação ao podcast apresentado?
e) Como é a linguagem empregada no podcast escutado?
	Atividade 2 :Com base no vídeo da primeira aula, responda: Quais aplicativos são disponibilizados no celular android para reproduzir podcasts? Cite pelo menos dois aplicativos.
Atividade 3: Segundo o vídeo, descreva quais as maneiras de ouvir um podcast.
Atividade 4: O podcast é uma ferramenta que permite aumentar a produtividade? Se sim, justifique sua resposta. 
Atividade 5: Elaborem uma adaptação do conto “A cartomante” de Machado de Assis, em formato podcast.
Recursos e materiais necessários: Datashow, celular, computador e livros literários. 
Avaliação: A avaliação pode se dar durante o decorrer das 4 aulas, onde o docente poderá avaliar o desempenho dos discentes a partir da participação, do interesse, do desenvolvimento das atividades e através da produção do podcast. Desta forma, sendo possível a realização da avaliação final, observando a assimilação dos discentes sobre os conteúdos estudados neste plano de ensino.
Referências:
https://www.youtube.com/watch?v=QvCTXJu8wFw&t=27s
https://open.spotify.com/episode/05Rvth4GAfEQK7ty339QAQ?si=FkT9RCmqSQun7IJlYaTuhQ&dl_branch=1
http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000257.pdf
1. CONCLUSÃO
Na realização deste trabalho, foi possível entendermos sobre as práticas pedagógicas que envolvem o uso de tecnologias digitais, nas quais permitem que os discentes passem então a ser o protagonista e transformador do processo de ensino, enquanto o docente assume o papel de um orientador, abrindo espaço para a interação e participação na construção do conhecimento. Sendo assim, essas práticas colaboraram com o desenvolvimento cognitivo e prático dos discentes, em direção à utilização da linguagem nos seus diversos meios e no corpo social de forma dinâmica e crítica.
Em vista disso, com as novas práticas da atualidade midiática, a produção e o uso de recursos pedagógicos de formação, representam uma oportunidade de desenvolver a introdução em diversos temas contextualizados, permitindo o protagonismo e oferecendo sentido a aprendizagem, tornando - a mais eficiente. Dessa forma, enraizado na cultura de cada sujeito capaz de buscar novos conhecimentos, o desenvolvimento de um plano de ensino com foco na adaptação de um conto literário, em formato de podcast, induziu os discentes a aprofundar suas criatividades no decorrer de cada aula abordada.
Portanto, dentre de todos os contextos mencionados, o principal objetivo desse trabalho foi demonstrar as práticas de leitura e escrita em contexto de pandemia, com a introdução das tecnologias digitais, e o foco na formação dos discentes, para os diversos usos da linguagem e sua participação na sociedade de forma crítica e criativa, caracterizando as contribuições do gênero podcast em sala de aula como recurso didático digital.
Em suma, este trabalho foi extremamente importante, no desenvolvimento educativo por parte do conhecimento adquirido sobre o ensino de Língua Portuguesa em contexto de ensino remoto, pois o aprofundamento deste tema permitiu a compreensão voltada para as práticas adotadas com a utilização de recursos digitais, sendo satisfatórios os aperfeiçoamentos adquiridos em cada ponto explicativos, tendo como base toda a ideologia citada no contexto apresentado.
1. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ARROS, G. and Menta, E. (2007). Podcast:produções de áudio para educação de forma crítica, criativa e cidadã. Revista de Economia Política de las Tecnologias de la Informacion y Comunicacion, 9. Acessado: 03 de Outubro de 2021.
BALBINO, Jéssica. “70 Podcasts Literários E Sobre O Mundo Das Histórias Para Ouvir Já.” Margens, 31 Maio 2019, <https://margens.com.br/2019/05/31/70-podcasts-literarios-e-sobre-o-mundo-das-historias-para-comecar-a-ouvir-ja/>. Acessado 05 de Outubro de. 2021.
“Como as Metodologias Ativas Favorecem O Aprendizado.” Nova Escola, <https://novaescola.org.br/conteudo/11897/como-as-metodologias-ativas-favorecem-o-aprendizado>. Acessado: 04 de Outubro de 2021.
ESTEVAM, Paloma. “Uso de Metodologias Ativas: Exemplos, Aplicações E Benefícios.” Rubeus, 6 Out. 2020, <https://rubeus.com.br/blog/uso-de-metodologias-ativas/>. Acessado: 5 de Outubro de. 2021.
JUNIOR, Wagner Antônio. Educação, Tecnologias e Cultura Digital. Edição do Kindle. Bauru/ SP: Edição do autor, 2015.
Leite, Quesia dos Santos Souza Podcast no processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa: o trabalho com a variação linguística na era digital. 2018. 124f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em formação de Professores – PPGPFP) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande – PB.
RIBEIRO, Ana Elisa. Letramento digital: um tema em gêneros efêmeros. Revista da ABRALIN, Belém, v. 8, n. 1, p. 15-38, 2009.
VILLATE, J. E. E-learning na Universidade do Porto Caso de Estudo: Física dos Sistemas Dinâmicos. II Workshop E-learning da Universidade do Porto, 2005. Acessado: 07 de Outubro de 2021.

Continue navegando