Buscar

ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS EM ENFERMAGEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Enunciado: O Brasil deverá registrar 625 mil novos casos de câncer para cada ano do triênio 2020/2022, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer). Em 2014/2015 foi estimado aproximadamente 576 mil casos novos de câncer no Brasil, incluindo os casos de pele não melanoma, que é o tipo mais incidente para ambos os sexos (182 mil casos novos), seguido de próstata (69 mil), mama feminina (75 mil), cólon e reto (33 mil), pulmão (27 mil), estômago (20 mil) e colo do útero (15 mil). Em uma cidade do Rio Grande do Sul, a prevalência da doença supracitada caiu, embora a incidência tenha se mantido constante. Essa informação pode ser justificada de qual forma:
Alternativa correta:
·  b) Houve a cura mais rápida por avanços terapêuticos.
Enunciado: A incidência de uma doença é definida como o número de casos novos que ocorrem em um determinado período, em uma população exposta ao risco de adoecer.   Algumas doenças como a dengue, por se tratar de uma doença aguda, verificamos apenas a incidência. Em outras de curso crônico, pode-se verificar a prevalência e a incidência. 
Diante disso, em um município de 16.000 habitantes foram notificados 145 casos de hanseníase no dia 10 de março de 2020, será avaliado prevalência ou incidência e qual o resultado desse coeficiente?
Alternativa correta:
·  d) Incidência. 90,6/10.000 habitantes.
Enunciado: (FESF 2010 - adaptada) Em um município localizado no nordeste do Brasil, com uma população de 80.000 habitantes, pesquisadores de uma universidade estão acompanhando as crianças nascidas em 2010, residentes no município e que, ao nascer, apresentaram algum critério de risco. Este grupo pretende avaliar vários aspectos epidemiológicos com relação ao crescimento, desenvolvimento, utilização dos serviços de saúde, morbidade referida, entre outros. Qual o nome dado a este tipo de estudo?
Alternativa correta:
·  a) Estudo de coorte
Enunciado: Historicamente, a epidemiologia contribuiu com a identificação de causas e fatores de risco de doenças e agravos nas populações. O seu conceito está conectado ao estudo dos fatores que determinam a frequência e a distribuição das doenças nas coletividades humanas. Sobre o tema epidemiologia e os serviços de saúde, verifique as afirmativas e assinale a alternativa CORRETA.
I. A epidemiologia destaca-se como uma ferramenta complementar e indispensável para o desenvolvimento do SUS.
II. O objetivo da epidemiologia não é identificar problemas de saúde, mas promover a promoção da saúde.
III. A epidemiologia estuda e monitora aspectos relacionados à saúde, sobretudo, a partir da ausência de saúde na forma de doenças e agravos.
IV. Por meio dos indicadores de saúde a epidemiologia estuda e monitora aspectos relacionados à saúde, sobretudo, relacionados à promoção da saúde.
V. O conceito de epidemiologia evidencia sua abrangência e possibilidades de uso na saúde pública, sobretudo, no que se refere ao seu papel no desenvolvimento de estratégias de promoção e proteção à saúde, não sendo necessário o seu uso na formulação de políticas de saúde.
Alternativa correta:
·  d) I e III estão corretas.
Enunciado: (FESF 2010 – adaptada) A COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, que apresenta um espectro clínico variando de infecções assintomáticas a quadros graves. No dia 11 de março de 2020, a Organização Mundial de Saúde decreta estado de pandemia da COVID-19. Sobre esses conceitos na epidemiologia, preencha as lacunas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
I. ____________ é a concentração de casos de uma mesma doença em determinado local e época, claramente em excesso ao que seria teoricamente esperado.
II. ____________ é a presença constante de uma doença ou de um agente infeccioso em determinada área geográfica.
III.____________ é o nome dado à ocorrência epidêmica caracterizada por uma larga distribuição espacial, atingindo várias nações.
IV. ____________ é a epidemia de proporções reduzidas, que atinge uma pequena comunidade humana, restrita no tempo e espaço. 
Alternativa correta:
·  c) Epidemia / endemia / pandemia / surto epidêmico.
Enunciado: As ações de Vigilância em Saúde são coordenadas com as demais ações e serviços desenvolvidos e ofertados no Sistema Único de Saúde (SUS) para garantir a integralidade da atenção saúde da população. Dentre as ações da vigilância em saúde, analise as assertivas e assinale a alternativa correta:
I – Realizar a detecção oportuna e adoção de medidas adequadas para a resposta às emergências de saúde pública
II – Conduzir a vigilância da saúde do trabalhador.
III - vigilância sanitária dos riscos decorrentes da produção e do uso de produtos, serviços e tecnologias de interesse a saúde.
IV – Realizar a vigilância, prevenção e controle das doenças transmissíveis.
Alternativa correta:
·  d) Todas as alternativas estão corretas.
Enunciado: A notificação compulsória de doenças deve seguir um processo dinâmico, variável em função das mudanças no perfil epidemiológico, dos resultados obtidos com as ações de controle e da disponibilidade de novos conhecimentos científicos e tecnológicos. Trata-se de uma comunicação oficial, às autoridades sanitárias, da ocorrência de um agravo à saúde e pode ser feita pelo médico, o dentista, o enfermeiro, outro profissional de saúde. Sobre a periodicidade de notificação destes eventos de saúde pública, doenças e agravos, é correto afirmar que: 
Alternativa correta:
·  a) A Sífilis Congênita é uma doença de notificação compulsória semanal.
Enunciado: A epidemiologia favorece a tomada de decisões para que sejam realizadas ações de saúde pautadas na realidade local, apontando os grupos que necessitam de prioridade de atenção. Para a identificação das prioridades de saúde pública na população, é utilizado a análise da situação de saúde através dos indicadores, que são instrumentos de medida utilizados para descrever e analisar uma circunstância existente, avaliar o cumprimento dos objetivos, as metas e suas mudanças ao longo do tempo além de prever tendências futuras. Sobre medidas de frequência das doenças e indicadores de saúde, verifique as alternativas e assinale a(s) afirmativas(s) correta(s).
I. A incidência é um indicador da velocidade de ocorrência de uma doença ou outro evento de saúde na população e, consequentemente, indica exatamente as pessoas que não irão ser afetadas por essa doença.
II. Incidência é a medida do número total de casos existentes de uma doença, originados de uma população em risco de sofrê-la, durante um período determinado.
III. A prevalência é um indicador da magnitude da presença de uma doença ou outro evento de saúde na população.
IV. O cálculo da incidência e prevalência não refletem a história completa do indivíduo.
V. Prevalência é a medida do número total de casos novos de uma doença em um ponto ou período em uma população determinada.
Alternativa correta:
·  a) III e IV estão corretas.
Enunciado: ENADE 2013 Biomedicina – adaptada) A hanseníase é uma doença crônica granulomatosa, proveniente de infecção causada pelo Mycobacterium leprae. Esse bacilo tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos, embora poucos adoeçam. O período de incubação da hanseníase é de 2 a 7 anos. O domicílio é apontado como importante espaço de transmissão da doença, embora ainda existam lacunas no conhecimento quanto aos prováveis fatores de risco implicados, especialmente aqueles relacionados ao ambiente social. Considerando o texto acima e conteúdo correlato, é possível afirmar que:
Alternativa correta:
·  a) A patogenicidade da hanseníase está relacionada a capacidade que o agente infeccioso tem de produzir sintomas em maior ou menor proporção nos hospedeiros infectados.
Enunciado As Diretrizes Nacionais da Vigilância em Saúde (2010) apontam que o processo de planejamento do SUS é pautado pela análise da situação de saúde; na identificação das condições; dos determinantes e dos condicionantes de saúde da população; dos riscos sanitários na organização de serviços e na gestão em saúde; e estabeleceas condições para a integração entre vigilância, promoção e assistência. Sobre a Vigilância em Saúde, analise as afirmativas a seguir:
I. Vigilância em saúde visa o planejamento e a implementação de medidas de saúde pública para a proteção da saúde da população, a prevenção e controle de riscos, agravos e doenças, bem como para a promoção da saúde.
II. A vigilância epidemiológica reconhece as principais doenças de notificação compulsória, mas não investiga epidemias que ocorrem em territórios específicos.
III. Nos serviços hospitalares, a vigilância sanitária atua especificamente nas condições clínicas dos pacientes.
IV. A vigilância em saúde divide suas ações em eixos de atuação: vigilância ambiental, sanitária, epidemiológica e saúde do trabalhador.
Marque a resposta correta:
Alternativa correta:
·  e) Apenas I e IV estão corretas.

Outros materiais