Buscar

Gestão de Pequenas e Médias Empresas - S20212 100 - Questionários - Atividade Dissertativa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gestão de Pequenas e Médias Empresas - S20212.100 - Questionários - Atividade Dissertativa
Pergunta 1 - 1 pts (CORRIGIDO E ACEITO)
O termo “organização” se apresenta através de uma concepção sistêmica, ou seja, “a organização como uma totalidade integrada através de diferentes níveis de relações. Sua natureza é dinâmica e suas estruturas não são rígidas, mas sim flexíveis embora estáveis, bem como resultam das interações e interdependência de suas partes”.
O planejamento organizacional surge a partir da diferenciação, que é o processo pelo qual a organização dispõe pessoas e recursos para a realização de tarefas e estabelece hierarquias ou relacionamentos de autoridade e equipes de trabalho para atingir seus objetivos.
VALENTIM, M. L. P. et al. O processo de inteligência competitiva em organizações. DataGramaZero. Revista de Ciência da Informação. v. 4, n. 3, jun. 2003. 
Mediante o conceito de organização, podemos definir que todas as empresas precisam de planejamentos para que possam realizar sua gestão, esses planos devem seguir normativas e assim propiciar maior controle entre as rotinas empresariais. Dentro deste contexto realize uma comparação entre os planos estratégicos, táticos e operacionais que podem ser aplicados dentro das rotinas organizacionais.
1. Pertinência e coerência da resposta, perante a questão apresentada.
2. Objetividade e utilização correta da língua portuguesa.
3. Resposta com suas próprias palavras, não sendo permitida a cópia de material de outra autoria (a cópia de material é passível de zerar a questão). Caso utilize algum outro material para “consulta” (apenas), este deverá ser citado como referência bibliográfica.
4. Estabelecer relação do texto com o conteúdo do Tópico 1.
Observação: O descumprimento de qualquer um destes critérios, acarretará em diminuição da nota.
RESPOSTA: Na gestão empresarial é fundamental criar estratégias para gerir o negócio e alcançar os objetivos desejados. No cenário empresarial os desafios são constantes e precisam ser analisados, geridos e superados. Para auxiliar nesse desafio os gestores contam com inúmeras ferramentas e processos. Um planejamento assertivo é a chave para uma boa gestão. Entender os diferentes níveis de planejamento se faz necessário para que a empresa possa se estruturar de forma eficiente, envolvendo seus colaboradores para desenvolver ações que a farão crescer no mercado de forma sustentável.
Ao entendermos como o processo de planejamento atua, conseguimos criar diretrizes que irão balizar todas as ações da empresa, essas diretrizes precisam estar alinhadas à visão e missão empresarial. Para desenvolver o plano estratégico da empresa os gestores precisam entender como os níveis estratégico, operacional e tático atuam dentro da cadeia do planejamento empresarial. Cada um está escalonado em nível hierárquico dentro da empresa e diferem-se entre si pelo prazo de prospecção e execução das ações.
Os planos estratégicos estão hierarquicamente posicionados no topo da cadeia, pois as decisões, planos e metas aqui elaborados são geridos pelo alto escalão da empresa (CEOs, diretores, proprietários, sócios, etc), são formulados para o longo prazo, com previsão de alcance de 5 anos, servem para a empresa prospectar sua atuação mercadológica e desenvolver uma visão ampla dos caminhos que irá traçar para se manter firme no mercado, os planos aqui desenvolvidos têm uma abrangência mais macro empresarial. 
Os planos táticos estão ligados diretamente aos planos estratégicos, pois eles representam as ações que serão tomadas para viabilizar o que foi criado no planejamento estratégico, portanto estão um nível abaixo do planejamento estratégico e um nível acima do planejamento operacional pois, as decisões aqui são elaboradas por planos de ação menores com uma atuação mais limitada, setorial, abrange os departamentos da empresa e geralmente são projetados para serem executados no médio prazo, algo em torno de dois a três anos. O planejamento tático é uma dissolução do planejamento estratégico, transformando-o em planos concretos, onde desenvolvemos o plano de marketing, produção, pessoal e financeiro empresarial. 
Os planos operacionais consolidam o planejamento estratégico e tático pois representam as ações rotineiras que a empresa irá desenvolver, com foco no que o planejamento estratégico e tático viabilizou, geralmente estão associados aos processos operacionais, econômicos e orçamentários da empresa. Os planos operacionais são viabilizados para serem executados no curto prazo, em média um ano e viabilizam a execução do que foi planejado gerando competitividade e lucro para as empresas.
Vale ressaltar que, independentemente da cadeia hierárquica onde o planejamento foi desenvolvido, ele deve ser sempre revisado e atualizado, para que as informações possam ser compiladas gerando dados que façam frente as mutações do mercado o que possibilite a tomada de decisão assertiva. É de vital importância que os processos sejam sempre revisados e analisados para que não haja grandes variações entre o que foi planejado e o que está sendo executado mediante as demandas de mercado.

Continue navegando