Buscar

Avaliação da Disciplina Pós de português

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação da Disciplina: Metodologia de Ensino de Literatura (96046) NOTA 8,0 Verde Correta
1-Riter (2009, p. 57) define o professor como “agente facilitador, o guia que indicará caminhos possíveis de entendimento a seus alunos, sendo o mediador entre a obra indicada e os leitores”. Nessa discussão, o autor fala do papel da escola na formação do aluno leitor, e dá destaque ao o texto literário como o principal instrumento nessa formação. O autor comenta que há três facetas do professor formador de leitores. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta esses três tipos: FONTE: RITER, Caio. A formação do leitor literário em casa e na escola. São Paulo: Biruta, 2009. A) Contador de histórias, guia na biblioteca e orientador de leitura. B) Ledor, mediador e orientador.
C) Formador de leitores, guia de leitor e transformador de realidades.
D) Leitor, mediador de estratégias e guia da biblioteca.
2-A elaboração da literatura se consolida cerca de 400 a.C., na Grécia Antiga, quando a literatura passa a ser considerada arte, pois há uma grande disseminação e reflexão da arte de escrever. Sobre o filósofo que afirma que a arte pode ser boa e útil, assinale a alternativa CORRETA: XA) Platão. B) Sócrates. C) Aristóteles. D) Heráclito.
3-Da concepção da literatura como objeto propício para a formulação de hipóteses decorre a implicação fundamental para a prática pedagógica de que o ensino não acontece por meio da transmissão de um conhecimento estanque (DURÃO, 2017). A respeito da hipótese interpretativa, cabe ao professor avaliar algumas questões. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A familiaridade com o campo no qual o trabalho se insere. ( ) Abrangência e profundidade da bibliografia, a solidez e a complexidade dos conceitos empregados. ( ) O rigor da conexão de ideias e da exposição de argumentos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: DURÃO, F. A. Da transitividade do ensino de literatura. In: CECHINEL, A.; SALES, C. de. (Orgs.). O que significa ensinar literatura? Criciúma: Ediunesc, 2017.
A) V - F - F. B) F - V - V. C) V - V - V. D) V - V - F.
4-No século XIX tivemos um salto no desenvolvimento da ciência e da tecnologia, e isso influenciou a literatura. Por um lado, o Romantismo posicionando-se de modo crítico sobre os avanços, valorizando a natureza e os sentimentos humanos; por outro lado, o Naturalismo e o Realismo registravam as relações humanas cercadas por essas mudanças. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA que apresenta os filósofos que defendiam que a literatura é um produto da sociedade e por isso ela sofre influência da economia e da política: A) Montesquieu e Diderot. B) Friedrich Nietzsche e Arthur Schopenhauer.
C) Karl Marx e Friedrich Engels. D) Rousseau e Descartes.
5-A institucionalização da literatura começou no século XVII na França, com Richelieu, durante a fundação da Academia Francesa; e mais tarde com as Arcádias, fundadas no século XVIII. Nessa conjuntura, fomenta-se a formação do pensamento crítico voltado à literatura (REIS, 2001). No Brasil, tivemos as Arcádias também, movimento racionalista, conforme os valores praticados pelo Iluminismo, voltando-se à estética greco-romana. Sobre os poetas árcades no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Eram conhecidos como os inconfidentes. ( ) Eram homens cultos que se rebelavam contra as imposições da corte portuguesa. ( ) Eles são reconhecidos por duas tendências literárias: os líricos e os dramáticos. ( ) Tomás Antônio Gonzaga e Plínio Manoel da Costa foram os maiores representantes. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: REIS, C. O conhecimento da literatura. Introdução aos estudos literários. 21. ed. Coimbra: Almedina, 2001.
A) V - V - F - F. B) V - F - F - V. C) F - F - V - V. D) F - V - V - F.
6Você viu que a partir do século XVIII a literatura passou a ter sentido particular, que se voltou para as belas artes. Além disso, ela ganhou reconhecimento estético e artístico sem ter que se voltar a preocupações com valores morais ou religiosos. Sobre o motivo pelo qual a literatura ganhou reconhecimento estético apenas no século XVIII, assinale a alternativa CORRETA:
A) Rousseau preconizava a literatura como algo sem utilidade e, por isso, com a escola iluminista, foi possível entender literatura como movimento estético sem a obrigação de trazer algum valor moral.
B) A burguesia teve mais acesso à cultura, devido ao movimento iluminista da época, que provocava uso do intelecto, disseminando a arte em locais públicos.
C) A intelectualidade da época abriu espaço para a literatura, por conta dos ideais renascentistas e acabou ocupando as grandes academias, gerando, assim, o cânone literário.
D) Devido ao surgimento da imprensa, muitos livros foram impressos, movimentados pelas principais ideias de Descartes.
7-O termo relação interpessoal significa relação entre duas ou mais pessoas, podendo ocorrer em vários contextos e envolver diversos sentimentos
Diante disso, assinale a alternativa que apresenta os campos ou áreas do conhecimento em que surgiu o conceito de relacionamento interpessoal: A) Filosofia e Antropologia. B) Sociologia e Psicologia.
C) Psicologia e Pedagogia. D) Biologia e Sociologia.
8-As pessoas podem ser competentes ou não em suas habilidades sociais, capacidade essa que influi diretamente na qualidade das relações pessoais e profissionais, bem como na própria qualidade de vida do indivíduo. Nesse sentido, associe os itens que seguem conforme suas respectivas características:
I – Habilidade Social. II – Desempenho Social. III - Competência Social.
( ) Caracteriza-se por possuir propósito avaliativo.
( ) Caracteriza-se pela emissão de comportamentos.
( ) Caracteriza-se pela pluralidade de comportamentos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas:
A) II – I – III. B) I – II – III. C) III – II – I. D) III – I – II.
9“A história da arte compreende a história da crítica, dos estudos e tratados que emitem diretrizes teóricas, históricas e críticas sobre os produtos artísticos. Os primeiros escritos sobre arte remetem à Antiguidade grega” (ENCICLOPEDIA, 2019). Devido ao desenvolvimento do senso crítico dos autores, artistas e pensadores, senso que foi motivado fortemente no século das luzes e ganhou força no século XIX, muitas discussões foram então fomentadas, gerando publicações na imprensa, surgindo assim um movimento importante que daria mais sustentação à própria arte. Sobre o movimento exposto, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: ENCICLOPÉDIA. Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/. Acesso em: nov. 2019. Verbete da Enciclopédia. A) O pensamento real-naturalista. B) A crítica filosófica. C) O crescimento da imprensa. D) A crítica da arte.
10Você estudou que os objetos virtuais de aprendizagem (OVAs) são producentes por apresentarem mais eficiência e ludicidade e, também, porque envolvem uma dimensão interativa no trabalho pedagógico por meio do aluno e do professor. Sobre os objetos virtuais de aprendizagem, assinale a alternativa CORRETA:
A) Sua principal ideia é trabalhar o conteúdo educacional disciplinar na íntegra, para que possam ser reutilizadas em vários ambientes de aprendizagem.
B) Compreendem recursos digitais que dependem de outros conteúdos para que façam sentido.
C) Qualquer material que ofereça informações para a construção do conhecimento.
D) Pode ser em forma de uma imagem, uma página, um slide, uma animação ou simulação.
11-A teoria da Estética da Recepção de Jauss, surgida em meados de 1967, se refere ao horizonte de expectativas criado pelo aluno (leitor) em que o professor deve atuar, de forma a ampliá-lo cada vez mais. Trata-se de uma teoria centrada no sujeito, na qual ele se mune de textos que atendamsuas expectativas, as quais surgem conforme as experiências de leituras se acumulam. Tais expectativas são derrubadas e reconstruídas, criando, dessa forma, outras expectativas ao leitor. Assinale a alternativa CORRETA que resuma melhor essa teoria centrada no sujeito:
XA) O leitor é guiado por pistas textuais que ocasionam uma leitura intencional do autor.
B) O leitor se debruça sobre o texto e alcança o significado original da obra literária.
C) O autor se preocupa em escrever de modo que haja múltiplas interpretações.
D) O leitor quando lê um texto não deve se ocupar em entender a intenção do autor.
12-A pesquisa, de natureza descritivo-analítica, verifica o conteúdo de literatura nos livros didáticos de Ensino Médio, considerando teorias referentes ao texto literário enquanto tal e outros estudos realizados de campo pedagógico. Em sua análise sobre três livros didáticos de literatura para o Ensino Médio, e com base em teorias da sociologia da literatura, Bender (2007) verificou algumas tendências. Sobre essas tendências, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Apresentação de textos canonizados e contemporâneos. ( ) Conceitos não aprofundados de literatura e gêneros literários. ( ) Questões de intertextualidades. ( ) Conteúdos em sequência cronológica. ( ) Relações entre modalidades artísticas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: BENDER, Eliane Andrea. O livro didático de literatura para o ensino médio. Dissertação. Porto Alegre. PUCRS. 2007. A) V - F - F - V - F. B) F - V - V - F - V. C) F - V - V - V - V. D) V - V - V - V - V.
13Das OCEM estudadas, há dois problemas opostos demonstrados por Araújo (2017) e ambas as posições não estimulam o desenvolvimento da competência crítica dos estudantes. Que problemas opostos são esses? FONTE: ARAÚJO, N. Por uma pedagogia literária. In: CECHINEL, A.; SALES, C. de. (Orgs.). O que significa ensinar literatura? Criciúma: Ediunesc, 2017. Assinale a alternativa CORRETA:
A) A identidade cultural versus a identidade universal.
B) A análise metalinguística e a análise da linguagem literária.
C) Interpretar o texto sem interpretar o contexto.
D) A permissividade multiculturalista (tudo pode se tornar literatura) e o viés do cânone literário.
14-“A atividade do leitor de literatura se exprime pela reconstrução, a partir da linguagem, de todo o universo simbólico que as palavras encerram e pela concretização desse universo com base nas vivências pessoais do sujeito. A literatura, desse modo, se torna [um espaço], onde o leitor encontra o que não pode ou não sabe experimentar na realidade” (BORDINI; AGUIAR, 1993, p. 15). Com relação à característica que melhor resume o texto apresentado, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: BORDINI, Maria da Glória; AGUIAR, Vera Teixeira. Literatura: a formação do leitor, alternativas metodológicas. 2. ed. São Paulo: Mercado Aberto, 1993. A) Captura do leitor. B) Plurissignificação.
C) Participação ativa do leitor. D) Reserva de vida paralela.
15-“Estética é um termo que começou a ser usado desde Baumgarten (1750) para designar uma disciplina que se ocupa da arte e do belo. Essa designação tem a sua origem na palavra grega "aesthesis" que significa percepção. A reflexão sobre a arte na modernidade relaciona o belo com a percepção sensorial” (GREUEL, 1994, p. 147). Sobre as características que abrangem as concepções de belo em seu conceito, assinale a alternativa CORRETA:. FONTE: GREUEL, M. V. Da “Teoria do Belo” à “Estética dos sentidos”. Anuário de Literatura 2, 1994, p. 147-155. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/download/5362/4757. Acesso em: nov. 2019.
A) O belo é o impactante. O belo é o que atrai. O belo é fugaz. O belo é o bem. O belo é ordenado, organizado. B) O belo é o equilíbrio. O belo é o que desagrada. O belo é útil. O belo é o bem. O belo é simétrico. C) O belo é a verdade. O belo é o que agrada. O belo é útil. O belo é o bem. O belo é ordenado, organizado. D) O belo é imagem. O belo é o que agrada. O belo é fugaz. O belo é o mal. O belo é ordenado, organizado.
16-Dentro da discussão sobre o que é texto literário e o que não é, pode-se relembrar o estilo dos textos de Padre António Vieira. Para Reis (2001, p. 21), há uma “ressonância literária” nos textos de Vieira. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a característica mais acentuada dessa "ressonância literária" em Vieira: FONTE: REIS, C. O conhecimento da literatura. Introdução aos estudos literários. 21. ed. Coimbra: Almedina, 2001. A) A prosa satírica. XB) A linguagem rebuscada do barroco.
C) A estilística própria da oratória sacra. D) A argumentação realista.
17-No Brasil, o ensino da língua portuguesa foi instituído em 1751, período em que são criadas as Escolas de Primeiras Letras para o ensino da língua portuguesa aos nativos (indígenas). Assinale a alternativa CORRETA que apresenta as consequências dessa medida:
A) D. José I solicitou o fechamento das Escolas de Primeiras Letras que ensinassem a língua portuguesa aos indígenas por meio das Juntas das Missões, pois era atividades apenas feitas pelos jesuítas que dominavam o tupi.
B) Consequentemente, o ensino da língua portuguesa, a partir de 1751, foi ministrado nas Escolas de Primeiras Letras que ensinassem a língua portuguesa aos indígenas e o tupi aos portugueses e filhos de portugueses que nasciam no território brasileiro.
C) Por consequência houve uma educação ministrada apenas em língua portuguesa pelos representantes da Companhia de Jesus para os filhos de portugueses que nasciam em solo brasileiro.
D) A educação que era de responsabilidade da Companhia de Jesus foi alterada, pois antes os jesuítas aprendiam o idioma dos indígenas para, a partir dele, exercer o processo de catequização, mas com essa nova medida a língua tupi foi proibida.
18-A relação entre pais e filhos exige várias habilidades sociais. Com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento integral dos filhos e de prepará-los para a vida, os pais utilizam-se de três estratégias básicas para educá-los.
 
Nesse sentido, analise as sentenças que seguem:
I – Os pais utilizam recompensas e punições para educar.
II – Os pais estabelecem normas, explicações, exortações e estímulos.
III – Os pais utilizam a ferramenta de modelação de comportamento.
IV – Os pais utilizam o feedback negativo para modificar o comportamento.
Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta: A) As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
B) As sentenças I e III e IV estão corretas. XC) As sentenças I, II e IV estão corretas.
D) As sentenças I, II e III estão corretas.
19-A habilidade de dar e receber feedback é essencial para moldar o desempenho e a atuação nos relacionamentos interpessoais, mantendo, consequentemente, a qualidade deles.
Nesse contexto, assinale V para verdadeiro e F para falso acerca das características do feedback:
( ) Caracteriza-se pela descrição verbal ou escrita do desempenho de um indivíduo.
( ) Contribui para mudanças comportamentais dos indivíduos.
( ) Permite que o indivíduo compreenda como seu comportamento afeta o outro.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas:
A) F – V – V. B) V – F – V. C) V – V – V. D) V – V – F.
20“A formação do leitor pressupõe a existência de leitores, a existência de pessoas para quem a leitura tem lugar especial. Assim, a escola deve propiciar a qualificação deste leitor, possibilitando que ele possa, na interação com a palavra literária, crescer como pessoa, à medida que atua criticamente sobre o texto, sendo capaz de se transformar e de transformar a realidade que o cerca, atuando de forma cidadã. Ler não apenas pelo ato de ler, mas ler com a consciência do que significa ler, buscando sentidos naquilo que é lido” (RITER, 2009, p. 63). Quando Riter (2009) comenta sobre o papel do professor como guia de leitura, ele propõe uma lógica de roteiro de leitura. Sobre a sequência do roteiro, assinalea alternativa CORRETA: FONTE: RITER, Caio. A formação do leitor literário em casa e na escola. São Paulo: Biruta, 2009.
A) Pesquisa, leitura, compartilhamento e extrapolação. B) Leitura, interpretação, exploração e escrita.
C) Leitura, motivação, exploração e discussão. D) Motivação, leitura, exploração e extrapolação.

Continue navegando