A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Atividade 02 de Administração de Produção II

Pré-visualização | Página 1 de 1

lATIVIDADES
· Prezado Acadêmico. Responda às questões abaixo e enviá-las através do Portfólio - ferramenta do ambiente de aprendizagem UNIGRAN Virtual. 
· O prazo final para envio é dia 17 de outubro de 2.021.
· Cada questão tem valor de 1,25 pontos.
· Esta atividade é composta por 4 questões. (Valor total de 5,0 pontos).
QUESTÃO 01 - (Referente a aula 5 - Valor 1,25 pontos)
1) O século XIX marca o início da área do conhecimento onde geralmente os conceitos de administração da produção eram ligados as indústrias. Desde a formação, os grupos primitivos deram origem as sociedades organizadas e possibilitou ao homem, administrar e produzir atividades econômicas, procurando atender as necessidades de sobrevivência. Na produção ocorre constantemente o enfrentamento de desafios e para tanto é necessário estabelecer procedimentos para formular as estratégias necessárias para este enfrentamento. Uma cadeia produtiva pode ser segmentada, de jusante a montante, em três macros segmentos. Cite e comente eles.
R: Comercialização: representa as empresas que estão em contato com o cliente final da cadeia de produção e que viabilizam o consumo e o comércio dos produtos finais. Podem ser incluídas neste macros segmentos as empresas responsáveis somente pela logística de distribuição; Industrialização: representa as firmas responsáveis pela transformação das matérias primas em produtos finais destinados ao consumidor. O consumidor pode ser uma unidade familiar ou outra agroindústria; e Produção de matérias-primas: reúne as firmas que fornecem as matérias primas iniciais para que outras empresas avancem no processo de produção do produto final.
QUESTÃO 02 - (Referente a aula 6 - Valor 1,25 pontos)
2) O termo Just in time não é apenas mais uma função de planejamento e controle da produção, mas deve ser considerada como uma filosofia que propõe uma nova estratégia na manufatura, que consiste basicamente no esforço para a eliminação de todos os desperdícios que podem ocorrer ao longo da cadeia produtiva, através de um processo de melhoria contínua. Qual é a filosofia do Just in time?
R: O just in time, que significa “momento certo”, é um sistema com objetivo de produzir a quantidade exata de um produto, de acordo com a demanda, de forma rápida e sem a necessidade da formação de estoques, fazendo com que o produto chegue a seu destino no tempo certo. Ainda, o just in time é responsável por buscar a precisão da cadeia de produção, encaixando as operações e as execuções de acordo com o nível de demanda. Ou seja, tudo ocorre no seu devido tempo, nem antes, nem depois. Essa metodologia evita o estoque parado e o desperdício de matéria-prima
QUESTÃO 03 - (Referente a aula 7 - Valor 1,25 pontos)
3) A qualidade do produto é uma síntese de várias características que o mesmo apresenta que pode ser obtida adotando-se padrões determinados. O Melhoramento Contínuo na sua essência é um processo que, uma vez que é iniciado, se torna auto propelido resultando em ganhos aditivos e principalmente acumulativos na qualidade. Com base no que foi ministrado em aula e nas informações acima, quais seriam os critérios a serem adotados como prática de qualidade nas empresas? 
R: Os critérios a serem adotados como prática de qualidade nas empresas são:
 Qualidade do projeto e do processo do produto, qualidade dos serviços associados ao produto e qualidade de conformação, essência ou propriedade inerente dos produtos e serviços.
QUESTÃO 04 - (Referente a aula 8 - Valor 1,25 pontos)
4) Os desafios para os gerentes de produção são muitos e para enfrentá-los é necessário que sejam criadas algumas estratégias. As estratégias são formuladas a partir de alguns procedimentos. Identifique e comente qual a diferença básica entre os procedimentos de Hill e de Platts-Gregory? 
R: Primeiramente, cabe destacar que enquanto a metodologia de HILL coloca sua ênfase no desenvolvimento de uma estratégia de produção a partir do ponto de vista dos fatores competitivos do consumidor, a de PLATTS-GREGORY faz a comparação entre o que o mercado deseja e o desempenho da produção. Logo, pode-se concluir que na metodologia de Hill, a estratégia vai sendo construída por etapas e o processo deve ser interativo, sendo que a principal ênfase é o desenvolvimento de uma estratégia de produção a partir do ponto de vista dos fatores competitivos do consumidor. Enquanto que no procedimento de Platts- Gregory o processo também é realizado por etapas, mas isso é feito através de uma análise do ambiente competitivo comparando-se o que o mercado deseja com o desempenho na produção.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.