Buscar

Teoria de cena

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Teoria da cena
Considere a citação:
“A produção teatral textual é demasiada massiva e variada, demasiado diferente de um país a outro, apesar da estandardização da globalização cultural, para que se possa distinguir nela diferentes correntes. Quando muito, observa-se, visto de muito longe, algumas grandes tendências.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PAVIS, P. Dicionário da performance e do teatro contemporâneo. São Paulo: Perspectiva, 2017. p. 98.
Tendo em vista a citação e os conteúdos do livro-base Teorias da cena: teatro e visualidades sobre a produção do texto teatral, relacione os seguintes elementos às suas respectivas características:
1. Texto improvisado
2. Texto como pré-texto
3. Texto desenvolvido durante o processo de ensaios
4. Texto escrito por um único autor
( ) Funciona como ponto de partida para despertar temática e situação, além de alimentar a criação do espetáculo.
( ) Forma tradicional de produção do texto de uma peça teatral.
( ) Texto criado diante do público sem uma forma literária fixa.
( ) No trabalho conjunto, com diretor e atores, o autor aproveita dinâmicas das salas de ensaio para estabelecer um texto final.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	4 – 3 – 1 – 2
	
	B
	2 – 4 – 1 – 3
	
	C
	3 – 2 – 1 – 4
	
	D
	4 – 1 – 2 – 3
	
	E
	1 – 4 – 2 – 3
Questão 2/5 - Teoria da cena
Leia o fragmento de texto:
“[Na escola do Teatro do Velho Pombal, de Copeau,] [...] começam as primeiras tentativas do mimo moderno, que nascem sob a forma de exercícios que preparam o ator para uma atuação mais completa. Neles, a improvisação, o jogo de máscaras, a acrobacia são praticados, experimentando ao mesmo tempo o ator da commedia dell’arte e o ator do [teatro] nô japonês."
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LECOQ, J. Mime et pantomime. In: LAROUSSE. La Grande Encyclopédie Larousse. v. 13. Paris: Larousse, 1975. p. 8007-8009. Tradução do autor.
De acordo com fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Teorias da cena: teatro e visualidades referentes ao teatro fundamentado no gesto, relacione os seguintes termos às suas respectivas características:
1. Pantomima
2. Mimo corporal
3. Mimo de base
4. Teatro gestual
(  ) Também chamado de teatro físico, é um tipo de expressão teatral que dá ênfase à expressividade do corpo. Muitas vezes os espetáculos estão na fronteira entre o teatro, a dança, o circo etc.
(  ) O ator, ou atriz, de cara branca estabelece uma comunicação com o público baseada em gestos amplos das mãos, nas expressões do rosto e nas atitudes.
(  ) A força expressiva do corpo, centrada no tronco, sugeria uma ideia através de um gestual metafórico, diferente da pantomima que cria a ilusão de objetos imaginários.
(  ) Por não estabelecer convenções, esse mimo tem um papel de grande valor no treinamento e formação do ator, além de sugerir caminhos para a criação de espetáculos.
 Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	4 – 2 – 3 – 1
	
	B
	4 – 1 – 2 – 3
	
	C
	3 – 2 – 4 – 1
	
	D
	3 – 4 – 2 – 1  
	
	E
	3 – 2 – 1– 4 
Questão 3/5 - Teoria da cena
Leia o excerto de texto
“A biodinâmica é um sistema de treinamento. Não impede que alguns de seus exercícios tenham sido introduzidos na encenação e, somada à concepção do cenário construtivista, ela deu origem a um tipo de atuação bem mais característico [...]. Em A Floresta, de Ostrovski, os sentimentos são substituídos por saltos; cada arroubo dos apaixonados vai mais alto do que o anterior.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ASLAN, O. O ator no século XX: evolução da técnica/problema da ética. São Paulo: Perspectiva, 1994. p. 148.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Teorias da cena: teatro e visualidades sobre a biomecânica aplicada ao teatro, assinale afirmativa correta:
	
	A
	Biodinâmica, ou biomecânica, são disciplinas ministradas por biólogos nos cursos de graduação em dança e artes cênicas.
	
	B
	A biodinâmica é uma técnica circense aplicada ao teatro, por meio da qual os atores aprendem a dar saltos acrobáticos no ar.
	
	C
	A análise do movimento e consciência corporal, baseadas nas leis da biomecânica, são importantes ferramentas no trabalho do ator.
	
	D
	Ostrovski foi o criador da biodinâmica como um sistema de treinamento de saltos para atores, dançarinos e artistas de circo.
	
	E
	A criação e produção de um cenário construtivista deve se basear nas leis da biodinâmica e biodiversidade de Ostrovski.
Questão 4/5 - Teoria da cena
Leia o excerto de texto:
“A luz elétrica veio resolver definitivamente o problema da visibilidade e abrir novos caminhos não só para a iluminação como para o teatro em geral. Provocou mudanças no conceito de cenografia, figurino, alterando completamente o visual do espetáculo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAMARGO, R. G. Função estética da luz. Sorocaba: TCM Comunicação, 2000. p. 21.
Tendo em vista o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Teorias da cena: teatro e visualidades sobre a maneira como os recursos de iluminação renovaram a linguagem teatral, relacione os seguintes termos às suas respectivas características:
1. Tipo de luz
2. Tamanho da área iluminada
3. Ângulo da luz
4. Intensidade da luz
5. Cor da luz
( ) A  luz dura, a luz difusa e a variedade de gradações entre elas podem ser exploradas de diferentes maneiras no teatro. A luz dura causa uma sombra com contornos bem-definidos. A luz difusa se espalha e não delimita precisamente o objeto iluminado.
( ) As diferentes tonalidades e pigmentações utilizadas na iluminação teatral são importantes para gerar a atmosfera, expressão e simbolismos durante o espetáculo.
( ) A “quantidade” de luz em uma cena permite explorar claros e escuros. As possibilidades de mudança também imprimem ritmo ao espetáculo, podendo ser suave como o amanhecer, ou causar impacto com mudanças bruscas do escuro para o claro.
( ) A luz pode funcionar como um zoom na cena teatral, ao iluminar apenas um detalhe do cenário ou expressão facial do ator, ou ainda valorizar a cena como um todo, quando se espalha por todo o palco.
( ) As posições como os refletores de luz são dispostos para iluminar o palco permitem explorar o espaço tridimensional, além de possibilitar diferentes efeitos, como a silhueta quando a luz vem de trás da cena.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	4 – 3 – 1 – 2 – 5
	
	B
	1 – 5 – 2 – 3 – 4
	
	C
	3 – 5 – 4 – 1 – 2
	
	D
	3 – 4 – 1 – 5 – 2
	
	E
	2 – 1 – 3 – 5 – 4
Questão 5/5 - Teoria da cena
Leia a passagem de texto:
“[...] o teatro aproveita de imediato todas as novas técnicas e tecnologias, desde a perspectiva até a internet. A utilização das mídias técnicas modernas no teatro – fotografia, projeções, aparelhos de som, cinema –, também em associação com iluminações refinadas e outras técnicas, começou logo após a invenção dessas mídias.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEHMANN, H.-T. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007. p. 375.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Teorias da cena: teatro e visualidades sobre a incorporação de novidades técnicas e tecnológicas pela linguagem teatral, assinale a afirmativa correta:
	
	A
	Um espetáculo de teatro tecnológico dispensa a presença do ator em cena, utilizando apenas projeção de imagens.
	
	B
	Com a incorporação de novas tecnologias, o profissional de teatro precisa buscar formação em engenharia da computação.
	
	C
	Por se tratar de uma linguagem híbrida, o teatro incorpora novidades técnicas e tecnológicas de variadas áreas nos espetáculos.
	
	D
	A incorporação de recursos tecnológicos em um espetáculo de teatro passa a defini-lo como espetáculo de performance.
	
	E
	O teatro é considerado uma arte milenar e, por essa razão, os profissionais devem manter sualinguagem fiel às origens.

Continue navegando