Buscar

ATIVIDADE INDIVIDUAL AVALIATIVA - FALÊNCIA E RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS


Continue navegando


Prévia do material em texto

ATIVIDADE INDIVIDUAL AVALIATIVA – N2
ALUNA: JÚLIA MANHÃES TORRES DE ALMEIDA
MATRÍCULA: 20162103092
A) Foi solicitada a falência direta? Explique com suas palavras
RESPOSTA: Não, no referido processo a falência direta não foi solicitada. Foi solicitada a recuperação fiscal da empresa mantedora da instituição, porém, diante da impossibilidade de continuar exercendo atividade empresária, se restou convolada a recuperação fiscal em falência.
B) A Universidade Estácio de Sá sofreu uma condenação no curso do processo falimentar. Qual foi a condenação? 
RESPOSTA: Sim, sob o argumento de que agiu de má-fé, a Universidade Estácio de Sá, anteriormente autorizada a retirar as peças cadavéricas dos laboratórios de anatomia, foi condenada pelo juízo a restituir todas as peças retiradas dos laboratórios, devendo ainda informar, com detalhes, todo o acervo retirado.
C) O Governo de Portugal realizou um pedido no curso do processo falimentar. Qual foi o pedido? Ele foi atendido
RESPOSTA: O Governo de Portugal, por meio do Consulado-Geral, se manifestou, nos autos do processo, interesse em receber o acervo literário e documentos que anteriormente integravam a biblioteca da referida instituição, sob o argumento de que o acervo seria guardado e acondicionado nas instalações do Real Gabinete Português de Leitura, localizado no centro do Rio de Janeiro. O referido pedido foi deferido, ficando o Real Gabinete Português autorizado a adotar as providências em relação à preservação, transferência e acondicionamento do acervo e assegurando acesso ao público em geral, além de ser garantidor de todos os direitos sobre o acervo literário e documentos que compõem a Biblioteca Doutor Marcello Caetano.
D) A Força Aérea Brasileira realizou um pedido no curso do processo falimentar. Qual foi o pedido? Ele foi atendido? 
RESPOSTA: Sim. A FAB, a qual mantém o Museu Aeroespacial realizou pedido de doação de uma estátua de Santos Dumont. O referido pedido foi deferido, tendo em vista que não possui qualquer valor econômico, além da mesma estar se deteriorando. Foi determinado que a doação seria feita, mas caberia a FAB realizar a remoção da referida estátua.