Buscar

A Importância da Leitura na Transformação Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Qual a importância das aulas de leitura como instrumento de transformação social?
Acredito que como futura docente serei capaz de elaborar aulas dinâmicas e participativas de leitura, uma vez que sou particularmente apaixonada pela leitura e pelas letras que saltam dos livros.
Ler é vida, ler é dar alimento ao cérebro, é se construir e se reconstruir a cada livro que se lê. Sendo apaixonados pelo que fazemos, entusiasmamos as pessoas ao nosso redor também.
A leitura é essencial para formar pensadores, é essencial para ter opinião própria, ler proporciona riquezas e um vocabulário vasto em conhecimento. 
Essencial para uma melhor comunicação e consequentemente isso torna a sociedade um local onde possa existir pessoas mais capacitadas a aptas. Um livro é capaz de mudar a maneira como nós vemos as coisas, é capaz de clarear nossas ideias e nos tornamos pessoas melhores.
 É possível apenas o trabalho linguístico com o texto? Como o trabalho com gêneros discursivos pode transformar o ensino de leitura na sala de aula?
Acredito que seja possível sim trabalhar reflexões de vida através da leitura em sala de aula. Podemos, como professores, levar textos do cotidiano, das atualidades e questão que são abordadas diariamente no meio em que vivemos. Pode-se trabalhar através de charges, crônicas, textos reflexivos e literaturas.
É necessário acreditar na possibilidade de ir além do amanhã, sem ser ingenuamente idealista. É necessário perseguir as utopias, como relação dialética entre denunciar o presente e anunciar o futuro. É necessário antecipar o amanhã pelo sonho de hoje. O sonho é um sonho possível ou não? Se é menos possível, trata-se, para nós, de sabermos como torná-lo mais possível. Paulo Freire

Continue navegando