Buscar

Bioquimica dos alimentos

A absorção de componentes lipídicos, no intestino delgado, é um pouco diferente da absorção de carboidratos e proteínas. No caso destes, após a digestão, que os reduz às suas unidades monoméricas (monossacarídeos e aminoácidos), essas unidades são absorvidas e liberadas para a circulação na forma livre. Com os lipídeos, isso não ocorre, e os ácidos graxos, que seriam as unidades monoméricas, não são liberados livres na circulação.

Considerando o que foi dito, o procedimento que ocorre com os lipídeos, e que os difere dos outros macronutrientes, está mais bem explicado na alternativa:


Os ácidos graxos absorvidos não atingem a circulação sistêmica porque já são incorporados a adipócitos próximos ao intestino, formando a gordura abdominal.


Os ácidos graxos livres não atingem a circulação sistêmica, mas são enviados via circulação portal para o fígado, onde são conjugados a proteínas.


Ao serem absorvidos, os ácidos graxos são oxidados e atingem a circulação sob a fora de corpos cetônicos.


Os ácidos graxos, dentro dos enterócitos, são conjugados a proteínas e liberados na circulação sob a forma de lipoproteína.


Os ácidos graxos absorvidos são utilizados para sintetizar novos triacilgliceróis ainda no enterócito, e são liberados na circulação sob a forma de lipoproteína.


💡 1 Resposta

User badge image

Leocádia Rosa

Os ácidos graxos absorvidos não atingem a circulação sistêmica porque já são incorporados a adipócitos próximos ao intestino, formando a gordura abdominal

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais